BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Janeiro 2011               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!




18/01/11

• Os esforços para o restabelecimento das comunicações na região serrana do Rio (3) - "Recuperação segue lenta" com fiscalização da Anatel

Olá, WirelessBR e Celld-group!

01.
Mais notícias sobre o tema:

Fonte: Convergência Digital
[17/01/11]   Brasil deveria replicar o Chile e incluir comunicação via satélite nos kits de emergência - por Ana Paula Lobo
Fonte: Teletime
[17/01/11]   Empresas de satélite farão proposta conjunta a governos
Fonte: Convergência Digital
[17/01/11]   Recuperação da infraestrutura de Telecom segue lenta na Região Serrana do Rio de Janeiro
Recorte:
(...) A recuperação da infraestrutura, que vem sendo acompanhada pela Anatel, conforme o informe ao mercado, ainda encontra sérias dificuldades - como impossibilidade de acesso a diversas áreas, falta de energia elétrica e continuidade das chuvas na região, o que causa novos deslizamentos. Neste momento, não é possível estimar prazo para a plena normalização dos serviços de telecomunicações.
Ainda assim, algumas operadoras informaram que, devido aos estragos em seus cabos de fibras ópticas, centrais de comutação e sites do serviço móvel, poderão ser necessários até 90 dias para esse trabalho. (...)

02.
Aqui estão as notícias contidas nos "posts" anteriores:

17/01/11
• Os esforços para o restabelecimento das comunicações na região serrana do Rio (2) - Msgs do Celld-group e notícia do Tele.Síntese

Fonte: Tele.Síntese
[17/01/11]  Teles distribuem celulares nas cidades atingidas pelas chuvas no Rio

14/01/11
• Os esforços para o restabelecimento das comunicações na região serrana do Rio (1)

Fonte: Teletime
[14/01/11]   Oi disponibilizará 35 mil telefones celulares pare clientes da serra fluminense - por Fernando Paiva
Fonte:Convergência Digital
[14/01/11]   Empresas de satélite montam força-tarefa para viabilizar comunicações na Região Serrana do Rio - por Ana Paula Lobo
Fonte: Teletime
[14/01/11]   Estoques de telefones via satélite estão perto do limite, afirma Arycom - por Fernando Paiva
Fonte: Teletime
[14/01/11]   Teles levam, de helicóptero, baterias para região serrana do Rio - por Fernando Paiva

Boa leitura!
Feliz 2011!
Um abraço cordial
Helio Rosa

Portal WirelessBRASIL
BLOCOs Tecnologia e Cidadania

------------------

Fonte: Convergência Digital
[17/01/11]   Brasil deveria replicar o Chile e incluir comunicação via satélite nos kits de emergência - por Ana Paula Lobo

Único meio de comunicação disponível para boa parte dos integrantes da Defesa Civil e do Exército na Região Serrana do Rio de Janeiro, os equipamentos de comunicação via satélite portáteis deveriam ser incluídos como ítem obrigatório em kits emergenciais para órgãos governamentais. Proposta, adotada no Chile após o terremoto do ano passado que matou milhares de pessoas, será encaminhada pelas prestadoras de serviços no país - Tesacom e Arycom - ao governo federal.

"O que vimos nos últimos dias nos mostra que a comunicação satelital é a única disponível em momentos de emergências e tragédias naturais. O Chile reconheceu isso e, hoje, muitos municípios, afetados pelo terremoto no ano passado, já têm equipamentos disponíveis. Não é para conversar, não é para concorrer com a telefonia tradicional. É para situações de emergência", salienta o presidente da Tesacom, Dante Quinterno, em entrevista ao Convergência Digital.

O executivo descartou ainda a possibilidade de falta de equipamentos em função da demanda maior por causa da tragédia no Rio. "Não existe esse risco. Se for o caso, temos como trazer novos produtos para o país do Chile, da Argentina, do Peru. Temos condições de fazer isso, sem qualquer problema", reitera. Quinterno diz ainda que a Tesacom está se dividindo comercialmente e em ações humanitárias.

"Vendemos equipamentos para a companhia de energia (Energisa), mas disponibilizamos equipamentos gratuitamente para o serviço 0800 utilizado pela 1ª Divisão do Exército na região. E vamos retornar o trabalho em áreas ainda mais distantes onde a telefonia convencional não foi reestabelecida e, infelizmente, não será tão cedo", informou ainda o presidente da Tesacom. Até o momento, a empresa disponibilizou cerca de 40 equipamentos na Região Serrana do Rio de Janeiro.

O Brasil está atrasado na adoção de equipamentos de emergência, lamenta ainda o executivo. "Se houvesse equipamentos nas primeiras horas sem comunicação, a Defesa Civil e os bombeiros teriam outra agilidade. A comunicação satelital é, sim, um recurso e a nossa proposta é que o governo federal crie uma lei determinando essa situação, inclusive, para a própria Administração Pública", completou Quinterno.

------------------------

Fonte: Teletime
[17/01/11]   Empresas de satélite farão proposta conjunta a governos

A Tesacom, empresa especializada em soluções satelitais, pretende reunir outras companhias do setor, como Arycom e Onixsat, para apresentar uma proposta conjunta a governos estaduais e ao governo federal brasileiro de comunicação via satélite para órgãos como Bombeiros, Defesa Civil e unidades do Exército que atuam em situações de emergência. A ideia é que equipamentos e serviços de telefonia e transmissão de dados via satélite sejam fornecidos para essas instituições a preços subsidiados. Segundo o diretor geral da Tesacom, Dante Quinterno, a proposta seguirá os moldes de outra similar adotada pelos governos federal e de diversas províncias do Chile, após o terremoto do ano passado. "Todas as entidades governamentais deveriam ter um kit de comunicação para situações de emergência. Isso deveria ser previsto em lei", propõe o executivo.

Entre vendas e aluguéis, a Tesacom disponibilizou cerca de 40 telefones via satélite para serem usados na serra fluminense esta semana. Só a Energisa, distribuidora de energia de Nova Friburgo, comprou 15 telefones para uso de seus técnicos. Quinterno garante que ainda há muitos aparelhos em estoque. "E, se for preciso, podemos trazer mais da Argentina e do Chile. Não há problema de falta de equipamentos", afirmou.

No último domingo, 16, Quinterno voou de helicóptero para São José do Vale do Rio Preto, um dos municípios da região serrana do Rio de Janeiro atingido pelas chuvas. Sob o auxílio de bombeiros, levou quatro telefones satelitais e um laptop com acesso à internet via satélite para uso em três locais que estavam sem comunicação na cidade, dentre eles um hospital. O uso dos serviços foi oferecido de graça pelas operadoras Inmarsat e Iridium, parceiras da Tesacom. Outro voo com a mesma finalidade será feito nos próximos dias.
Fernando Paiva

---------------------

Fonte: Convergência Digital
[17/01/11]   Recuperação da infraestrutura de Telecom segue lenta na Região Serrana do Rio de Janeiro

Em nota oficial, divulgada nesta segunda-feira, 17/01, a Anatel informa que fiscais do órgão regulador acompanham desde a última quarta-feira, 12 de janeiro, os esforços para a normalização dos serviços de telecomunicações na região serrana do Rio de Janeiro. Equipes foram deslocadas para os municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, principais áreas afetadas pelas chuvas, onde verificam as providências das prestadoras para o restabelecimento dos serviços de telefonia fixa e móvel.

Ainda de acordo com o comunidado, a Agência tem mantido contato permanente com órgãos como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e autoridades municipais, de modo a identificar as necessidades mais urgentes. Esse trabalho tem permitido que a Agência determine soluções emergenciais a serem adotadas pelas prestadoras. No Rio de Janeiro, outras equipes da Anatel acompanham os trabalhos em centros de controle de redes das empresas.

A recuperação da infraestrutura, que vem sendo acompanhada pela Anatel, conforme o informe ao mercado, ainda encontra sérias dificuldades - como impossibilidade de acesso a diversas áreas, falta de energia elétrica e continuidade das chuvas na região, o que causa novos deslizamentos. Neste momento, não é possível estimar prazo para a plena normalização dos serviços de telecomunicações.

Ainda assim, algumas operadoras informaram que, devido aos estragos em seus cabos de fibras ópticas, centrais de comutação e sites do serviço móvel, poderão ser necessários até 90 dias para esse trabalho.
A fim de permitir a comunicação dos moradores das áreas atingidas com seus parentes, a Oi, concessionária que atua na região, assumiu os seguintes compromissos, que têm sido verificados, em tempo real e nos locais afetados, pelas equipes de fiscalização da Agência:

· liberar todos os orelhões próximos a escolas, prefeituras e hospitais para uso gratuito dos moradores;

· disponibilizar 35 mil aparelhos gratuitos para acesso emergencial provisório para os clientes que estão sem telefone fixo em Teresópolis, Nova Friburgo e Itaipava. As chamadas feitas para as linhas afetadas serão encaminhadas, por meio do serviço Siga-me, para os acessos provisórios emergenciais. Dessa forma, os clientes poderão ser localizados em seus números originais;

· ceder terminais fixos para a Força Nacional e Defesa Civil, além de acesso em banda larga para os Bombeiros em Teresópolis, e um 0800, em Nova Friburgo, para a Defesa Civil;

· instalar terminais em locais indicados pela Defesa Civil para serem utilizados pelos moradores que estão em abrigos e alojamentos em Teresópolis, Nova Friburgo e Itaipava; e

· manter uma lan house em Nova Friburgo, uma em Teresópolis e uma em Petrópolis - todas equipadas também com telefones para comunicação de voz.


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil