WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2012 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.


27/08/12

• O evento da Qualcomm + "Tudo" sobre Femtocell

01.
A Qualcomm realizou um evento - "Innovation Qualcomm" - em S. Paulo, na semana passada (22 de agosto), com a presença do seu presidente mundial, Paul Jacobs.
No dia 21, Jacobs esteve numa reunião com a presidente Dilma Rousseff.

02.
Voltam ao noticiário as "Femtocells", motivo de muitas mensagens aqui nos Grupos, nos últimos anos.

Recorto de um "post" de março de 2010, transcrito lá no final ("Dezembro com 4G" (10) - e-Thesis: "LTE e WiMAX devem passar pelas femtocells" + "Tudo" sobre Femtocell):
(...)
Algumas definições:  
(...) Femtocells são "estações de base" celulares minúsculas e de baixa potência, semelhantes aos pontos de acesso de Wi-Fi. Podem atuar como dispositivo stand-alone ou integrar gateways domésticos; e são capazes de suportar vários standards sem fio.
A diferença em relação ao Wi-Fi é que as femtocells operam em freqüências autorizadas. (...)  Fonte: Thesis Todo mundo de olho nas femtocells  

(...) Os Femtocells são pequenos pontos de acesso (access points) celulares, que fazem o roteamento sem fio de tráfego de voz através de conexões de banda larga existentes. Um estudo da ABI Research prevê que os femtocells ganhem popularidade entre consumidores e projetos, gerando a venda de cerca de 36 milhões de equipamentos até 2012. (...)  Fonte: Computerworld  Cisco investe na tecnologia femtocell
 
(...) Em poucas palavras, Femtocell é uma tecnologia emergente (também conhecida por Access Point Base Station), (…) com baixos custos de implementação que permite que as ligações móveis em ambiente doméstico sejam direcionadas para redes mais amplas (como o DSL ou cabo), a partir do mesmo equipamento 3G. Em outras palavras, a tecnologia Femtocell foi concebida para unir a telefonia celular de banda larga (3G e superiores) à Internet de alta velocidade em rede fixa residencial. (...)  Fonte: Google Discovery  Você já ouviu falar em Femtocell? 
(...)

03.
Em março de 2011, um novo "post" sobre o tema transcreve mais matérias (Visita ao conteúdo do e-Thesis (10): Seção Tecnologia:  "O que se fala..." + "Mini-ERBs" FemtoCell e LightRadio):
Fonte: O Globo
[14/02/11]  Antena cúbica lightRadio fará desaparecer torres e mastros móveis de celular - por Carlos Alberto Teixeira
Fonte: Blog do Ethevaldo Siqueira
[19/02/11]  O futuro do mundo sem fio - Ethevaldo Siqueira 
Fonte: Teletime
[07/02/11]  Alcatel-Lucent apresenta nova arquitetura de redes de acesso móveis

04.
Logo abaixo estão transcritas algumas matérias recentes sobre o evento da Qualcomm:
Leia na Fonte: Teletime
[22/08/10]   "Antena femtocell custará menos que handset", diz CEO da Qualcomm - por Fernando Paiva

Leia na Fonte: Teletime
[22/08/10]   Positivo, Gradiente e Semp Toshiba firmam acordo com Qualcomm

Leia na Fonte: Convergência Digital
[22/08/10]   Gradiente, Semp Toshiba e Positivo licenciam tecnologia Qualcomm - por Ana Paula Lobo

Leia na Fonte: Tele.Síntese
[21/08/12]   Qualcomm apresenta planos de investimentos no país à presidente Dilma Rousseff - por Lúcia Berbert

Leia na Fonte: Tele.Síntese
[22/08/12]   Bernardo quer produção local de small cells - por Marina Pita

04.
Ethevaldo Siqueira comenta, sem maiores detalhes, a "parceria" que "está sendo formalizada entre o Brasil e a Qualcomm":

Leia na Fonte: Blog do Ethevaldo Siqueira
[25/08/12]   Mudanças surpreendentes - por Ethevaldo Siqueira

"Se em janeiro de 2011, eu escrevesse uma coluna prevendo que a presidente Dilma Rousseff e seu ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, iriam fazer uma parceria altamente benéfica ao País com uma multinacional norte-americana, detentora de avançada tecnologia de mobilidade, eu seria chamado de louco, até pelos esquerdistas mais flexíveis.

E não digo isso hoje com nenhuma ironia. Esta parceria está sendo formalizada entre o Brasil e a Qualcomm, exatamente a corporação de alta tecnologia baseada em San Diego, que está entre as mais avançadas em computação móvel no mundo." (...)

Mais informações?
Comentários?

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Portal WirelessBRASIL
 


Leia na Fonte: Teletime
[22/08/10]   "Antena femtocell custará menos que handset", diz CEO da Qualcomm - por Fernando Paiva

A Qualcomm aposta que as operadoras móveis no futuro adotarão redes híbridas, que incluam antenas de largo alcance, formando as chamadas macrocélulas, e antenas de pequeno porte, com a tecnologia "femtocell", estas localizadas geralmente em ambientes fechados. A mensagem ficou clara durante a palestra do CEO da Qualcomm, Paul Jacobs, durante o IQ 2012, evento organizado pela empresa nesta quarta-feira, 22, em São Paulo.

Jacobs disse que no futuro as antenas femtocell custarão menos do que um handset. Entre seus slides, apresentou a imagem de um chipset da Qualcomm para femtocell que é do tamanho de uma carta de baralho.

O executivo falou também sobre a diferença entre uma rede femtocell e o uso de Wi-Fi, que, na prática, também cumpre essa função de criar redes menores em ambientes fechados. Jacobs acredita mais no potencial da femtocell porque utiliza espectro licenciado, o que facilita o controle e o gerenciamento da rede pelas operadoras móveis, com garantia de qualidade do serviço.

No entender do presidente da Qualcomm, as antenas de pequeno porte serão essenciais para complementar a cobertura das teles e suportar o forte crescimento do tráfego de dados móveis. No Brasil, isso é particularmente necessário em razão da migração da base de terminais de 2G para 3G. A previsão da Qualcomm é de que a base de celulares 3G aumentará 180% entre 2012 e 2016, passando de 61 milhões para 170 milhões. Jacobs ressaltou que smartphones consomem 35 vezes mais dados que um feature phone comum.

Mundo

A previsão da Strategy Analytics é de que o tráfego mundial de dados em dispositivos móveis aumentará de 10 a 12 vezes entre 2010 e 2015. "Mas a operadora japonesa DoCoMo fala em crescimento de 1 mil vezes. Precisamos nos preparar", comentou Jacobs.

--------------------------------

Leia na Fonte: Teletime
[22/08/10]   Positivo, Gradiente e Semp Toshiba firmam acordo com Qualcomm

Além da CCE, mais três fabricantes de dispositivos móveis brasileiros firmaram com a Qualcomm acordos de licenciamento de uso de patentes de 3G e 4G: Gradiente, Positivo e Semp Toshiba. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 22, durante o IQ 2012, evento organizado pela fabricantes de chips em São Paulo.

A Gradiente pretende produzir smartphones não apenas para o mercado brasileiro, mas para a exportação para o Mercosul. A CCE, por sua vez, mira a América Latina inteira. O diretor de operações da Semp Toshiba, Alcides de Mello Jr, informou que sua linha de produção em Manaus está pronta para começar a fabricar aparelhos Android, aguardando apenas a inclusão oficial dos smartphones na Lei do Bem. Além das licenças, a Semp Toshiba espera contar com apoio da Qualcomm no desenho de futuros terminais, tal como acontecerá com a CCE em tablets.
Da Redação

-----------------------------------

Leia na Fonte: Convergência Digital
[22/08/10]   Gradiente, Semp Toshiba e Positivo licenciam tecnologia Qualcomm - por Ana Paula Lobo

Gradiente, Semp Toshiba e Positivo aproveitaram anunciam o Innovation Qualcomm 2012, que acontece na capital paulista nesta quarta-feira, 22/08, a produção de smartphones e tablets com processadores Snapdragon e tecnologia licenciada pela Qualcomm. A Semp Toshiba vai trazer, num primeiro momento, smartphones importados. Fica à espera da desoneração para iniciar a produção local.

"Vamos trazer um primeiro lote de smartphones importados para começar a vender em setembro. Vamos negociar com as operadoras e com o varejo e, nesse primeiro momento, não vamos ficar com o mercado de entrada", afirmou Alcides de Melo Junior, da Semp Toshiba.

A Gradiente também vai usar a tecnologia Qualcomm para produção de tablets, em especial o processador Snapdragon. A produção será na fábrica de Manaus. "Temos especial atenção a esse mercado e queremos uma fatia nos tablets", disse Fábio Vianna. A Positivo usará o chip da Qualcomm para a fabricação de tablets.

Para Cristiano Amon, vice-presidente sênior da unidade de semicondutores, o momento brasileiro é único porque há uma forte tendência da migração dos terminais 2G para os 3G. E mais: o 4G bate à porta. "Ter terminais com melhor qualidade impulsiona o assinante a consumir dados", destacou.

Para o presidente da Qualcomm Brasil, Rafael Steinhauser, os acordos de licenciamento são uma contribuição da companhia para o Brasil retomar um lugar perdido no cenário da telefonia móvel: o de produtor de celulares para a exportação. "Com os terminais 3G/4G produzidos localmente, o país terá como recuperar os mercados latino-americanos. Passa a ser, de novo, um pólo de exportação", afirmou.

Presente ao evento, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, reafirmou que o decreto do Regime Especial de Banda Larga está para ser assinado pela presidenta Dilma Rousseff. Sem querer dar prazos, disse que a desoneração está muito próxima de ser realidade. "A MP 563 foi recém-aprovada, mas houve um erro de digitação nela. A Casa Civil está já trabalhando", disse.

"Temos que aumentar o consumo de smarpthones no país. Hoje eles são apenas 25% da base. E de cinco smarpthones vendidos, um é produzido localmente. A indústria local tem um papel na economia", afirmou. E o decreto de desoneração é fator crucial. Tanto que a Semp Toshiba deixou claro que está à espera dos benefícios fiscais para iniciar a produção local. "Já temos toda a estrutura na fábrica de Manaus, mas queremos esperar o mercado e, claro, os benefícios para a manufatura", declarou Alcides de Melo Junior.

---------------------------------------

Leia na Fonte: Tele.Síntese
[21/08/12]   Qualcomm apresenta planos de investimentos no país à presidente Dilma Rousseff - por Lúcia Berbert

Empresa quer alavancar produção de tecnologia nacional a partir de centro de referência para tablets

O presidente da Qualcomm, Paul Jacobs, expôs nesta terça-feira (21) à presidente Dilma Rousseff, os planos da empresa para ajudar no desenvolvimento de produção tecnológica do Brasil. Na reunião, que durou mais de uma hora, o empresário falou sobre o centro de Pesquisa e Desenvolvimento voltado para tablets e o laboratório para apoiar desenvolvedores brasileiros de aplicativos, que a empresa está montando em São Paulo. E satisfez a curiosidade da presidente sobre o uso de tecnologias móveis para ajudar na melhoria da qualidade do serviço público.

A conversa também versou sobre a destinação da faixa de 700 MHz para a banda larga móvel, como tem sinalizado o Ministério das Comunicações. O ministro Paulo Bernardo, que acompanhou o encontro, disse que tudo depende dos estudos que estão sendo preparados pela Anatel, mas disse que os dirigentes da Qualcomm deram uma aula sobre as vantagens da faixa para o uso da tecnologia 4G.

Como sempre, os dirigentes da Qualcomm não falaram no volume de investimentos que serão feitos pela empresa no Brasil. Mas afirmaram que pretendem realizar no país o trabalho que já fizeram na China e na Coréia do Sul de alavancagem de produção da tecnologia. E citaram o exemplo da Samsung, que antes da intervenção da Qualcomm não trabalhava na área de telecomunicações e hoje é um dos maiores pordutores de smartphones.

Jacobs afirmou que o centro de P&D brasileiro será o primeiro da empresa no mundo de referência para tablets. Ele disse que espera ter os primeiros desenhos prontos no início de 2013, para então negociar com a produção com a indústria nacional. Amanhã, novas ações da empresa no país serão anunciadas em evento em São Paulo, que contará com a participação do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

----------------------------------

Leia na Fonte: Tele.Síntese
[22/08/12]   Empresas nacionais licenciam tecnologia 3G/4G da Qualcomm para produção local

Positivo, Gradiente e Semp Topshiba fecharam parceria com a Qualcomm para produção de dispositivos móveis

A Positivo, Gradiente e Semp Toshiba anunciaram nesta quarta-feira (22) o acerto de uma parceria com a Qualcomm para uso da tecnologia 3G/4G, o que lhes permitiria produzir equipamentos como tablets e smartphones no país.

O movimento de entrada das fabricantes brasileiras no mercado de dispositivos móveis marca um momento de atualização das mesmas em um cenário de convergência tecnológica, na avaliação do presidente da unidade de semicondutores da Qualcomm, Criatiano Amon. "O Brasil passa a ser um consumidor direto de chips, com produtos desenvolvidos pelas empresas", declarou.

A Gradiente produzirá tablets e smartphones para a América Latina a partir do Brasil, um aparelho 3G com dois chips, explicou Fabio Vianna, presidente da CBTC (Companhia Brasileira de Tecnologia Digital), dona da marca. A Semp Toshiba trará ao país duas linhas de smartphones, com foco no mecado local.

A Positivo, anunciou a parceria com a Qualcomm, e refirmou a importância da expansão da banda larga no país para o avanço do negócio. "O acesso a banda larga está muito ligada ao nosso negócio. Estamos felizes com a penetração da internet nos lares brasileiros", disse.

-------------------------------------------

Leia na Fonte: Tele.Síntese
[22/08/12]   Bernardo quer produção local de small cells - por Marina Pita

Dilma estaria interessada na tecnologia para melhorar a capacidade das redes no país

O Ministério das Comunicações quer mais do que a desoneração de small cells e femtocells. A produção local de pequenas estações radiobase é uma vontade do ministro Paulo Bernardo, que participou nesta quarta-feira (22) do Inovation Qualcomm 2012, realizado em São Paulo.

"Queremos pesquisar e produzir aqui [small cells e femtocell]. Queremos saber como transformar o Brasil não apenas em termos de consumo de tecnologia, mas também em produção. Minha sugestão é estimular isso", declarou Bernardo.

Segundo Paul Jacobs, chairman e CEO da Qualcomm, a presidente Dilma Rousseff entende a importância de estações radiobase menores para a infraestrutura de telecomunicações que aumentem a capacidade de rede. "Estamos muito excitados com as tecnologias de small cells", disse. O executivo declarou também que os small cells vão custar menos do que um celular.

--------------------------------------

Leia na Fonte: Blog do Ethevaldo Siqueira
[25/08/12]   Mudanças surpreendentes - por Ethevaldo Siqueira

Se em janeiro de 2011, eu escrevesse uma coluna prevendo que a presidente Dilma Rousseff e seu ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, iriam fazer uma parceria altamente benéfica ao País com uma multinacional norte-americana, detentora de avançada tecnologia de mobilidade, eu seria chamado de louco, até pelos esquerdistas mais flexíveis.

E não digo isso hoje com nenhuma ironia. Esta parceria está sendo formalizada entre o Brasil e a Qualcomm, exatamente a corporação de alta tecnologia baseada em San Diego, que está entre as mais avançadas em computação móvel no mundo.

O Brasil está iniciando um projeto que visa à universalização da internet de banda larga e ao desenvolvimento tecnológico da indústria brasileira. Com a mesma independência com que temos criticado a política de comunicações do País nos últimos anos, não temos agora nenhum constrangimento em aplaudir a parceria anunciada.

Tomara que tudo se realize exatamente como anunciou o ministro das Comunicações, em sua palestra no evento internacional Innovation Qualcomm, realizado em São Paulo, na semana passada. Os cínicos diriam: melhor do que isso só se for verdade. Os ingleses, com seu senso de humor, talvez usassem outra frase bem-humorada: It is too good to be true.

Caminho certo

Em minha opinião, Dilma Rousseff e o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, estão no caminho certo. É claro que a banda larga móvel já despertava grande interesse da presidente da República e do ministro das Comunicações. O que surpreende positivamente agora é caminho delineado por Paulo Bernardo e aprovado por Dilma, após o encontro com a equipe da Qualcomm, liderada por seu presidente mundial, Paul Jacobs, realizado na semana passada em Brasília.

Segundo o próprio ministro, a audiência, prevista inicialmente para 30 minutos, durou uma hora e meia. A presidente fez muitas perguntas a Jacobs, para saber dos últimos avanços da banda larga móvel, em especial os proporcionados pela quarta geração do celular (4G). Dilma chegou até a sugerir a visita de uma comitiva de empresários da indústria brasileira e do ministro aos laboratórios da Qualcomm, em San Diego, para conhecer de perto os avanços tecnológicos ligados à computação móvel e, em especial, ao desenvolvimento da 4G.

Segundo Paulo Bernardo, a presidente quer acelerar o processo de atualização tecnológica nessa área e está consciente da necessidade de remover as pesadas barreiras fiscais que oneram produtos e serviços de telecomunicações e de internet no Brasil. Além disso, Dilma Rousseff tem interesse em que o desenvolvimento industrial e os avanços tecnológicos brasileiros sejam concretizados, até se possível com atalhos que reduzam o tempo de maturação e evitem que o Brasil tenha que refazer o mesmo longo caminho trilhado por outros países.

Vantagens

Na verdade, o Brasil só pode ganhar com uma parceria como a anunciada e que está em fase de conclusão com a Qualcomm – bem como com outras alianças futuras com empresas de alta tecnologia dispostas a investir em pesquisa, em transferir tecnologia e implantar sistemas avançados no País. O objetivo central dessa cooperação visa à universalização da internet de banda larga, com a maior participação possível de tecnologia absorvida ou desenvolvida no Brasil.

O ministro relembrou que a expansão da rede de telefonia móvel em 2011 foi superior a 40 milhões de celulares ou a média de 3,3 milhões de novos aparelhos por mês, e que banda larga móvel teve uma expansão de 100%. “Achamos, no entanto, que ainda há certo atraso tecnológico no País nessa área”.

Para Paulo Bernardo, a nova parceria é muito positiva para o Brasil, em especial porque a Qualcomm é uma das empresas mundiais mais avançadas na produção de chipsets e tecnologias de mobilidade do mundo e que, com essa parceria, quatro grupos industriais brasileiros serão inicialmente beneficiados.

O presidente da Qualcomm, Paul Jacobs, anunciou que a empresa vai desenvolver chips que funcionem em todas as faixas de 4G que o Brasil planeja adotar na quarta geração do celular, entre as quais as faixas leiloadas no Brasil este ano, de 2,5 gigahertz (GHz) e de 450 megahertz (MHz), bem como a de 700 MHz, a ser oferecida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no ano que vem. O propósito da Qualcomm é garantir escala mundial para os equipamentos produzidos aqui.

Em abril, a empresa já havia assinado memorando de entendimento com o governo brasileiro para instalar um centro de pesquisa e desenvolvimento no Brasil, que, segundo Jacobs, começará a operar no próximo ano, com cerca de 100 pessoas. A primeira empresa a participar dessa parceria com o centro é a CCE.

Rumo à 4G

A palestra de Paul Jacobs mostrou as grandes tendências da comunicação e da computação móvel nos próximos anos. Entre os avanços já conquistados está a multiplicação por mil da capacidade das células atuais da terceira geração (3G), com a tecnologia de cancelamento de interferência da utilização das frequências dentro dos limites da mesma estação radiobase.

Para a Qualcomm, com a 4G, o futuro próximo será marcado por uma explosão do uso da nuvem, da predominância dos aplicativos e da comunicação de dados sobre todos os serviços atuais da 3G.


14/03/10
"Março com 4G" (20) - O que é Femtocell

14/03/10

• "Março com 4G" (20) - O que é Femtocell

de Helio Rosa <rosahelio@gmail.com>
para Celld-group@yahoogrupos.com.br,
wirelessbr@yahoogrupos.com.br,
Jana de Paula <jana@e-thesis.inf.br>
data 14 de março de 2010 16:59
assunto "Março com 4G" (20) - O que é Femtocell

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!

01.
Prosseguimos com o tradicional evento virtual "Março com 4G", uma parceria informal entre a ComUnidade e o Portal e-Thesis.
O evento é um "esforço concentrado" que dura 31 dias e prossegue o ano todo com os boletins semanais "4G Etc" do e-Thesis.

02.
Na mensagem de ontem citei sobre o que se imaginava para a 4G, em priscas eras: :-)
(...) um conceito de comunicações integradas, em que o usuário se movia de um ambiente para outro, sempre conectado, sem interrupção, mudando de tecnologia durante o deslocamento, de modo transparente (...)

Provavelmente este conceito encontra nas "femtocells" uma etapa intermediária.

O termo "fentocell" aparece com uma enorme frequência nos artigos e notícias divulgados nos dois boletins semanais do e-Thesis.
O "campo de buscas" do e-Thesis ajudou num dever de casa para relacionar todas estas matérias, desde 2007! :-) A lista está no final desta mensagem. Vale um voo panorâmico, pelos menos...  :-)

03.
Algumas definições:
 
(...) Femtocells são "estações de base" celulares minúsculas e de baixa potência, semelhantes aos pontos de acesso de Wi-Fi. Podem atuar como dispositivo stand-alone ou integrar gateways domésticos; e são capazes de suportar vários standards sem fio.
A diferença em relação ao Wi-Fi é que as femtocells operam em freqüências autorizadas. (...)  Fonte: Thesis Todo mundo de olho nas femtocells  
 
(...) Os Femtocells são pequenos pontos de acesso (access points) celulares, que fazem o roteamento sem fio de tráfego de voz através de conexões de banda larga existentes. Um estudo da ABI Research prevê que os femtocells ganhem popularidade entre consumidores e projetos, gerando a venda de cerca de 36 milhões de equipamentos até 2012. (...)  Fonte: Computerworld  Cisco investe na tecnologia femtocell
 
(...) Em poucas palavras, Femtocell é uma tecnologia emergente (também conhecida por Access Point Base Station), (…) com baixos custos de implementação que permite que as ligações móveis em ambiente doméstico sejam direcionadas para redes mais amplas (como o DSL ou cabo), a partir do mesmo equipamento 3G. Em outras palavras, a tecnologia Femtocell foi concebida para unir a telefonia celular de banda larga (3G e superiores) à Internet de alta velocidade em rede fixa residencial. (...)  Fonte: Google Discovery  Você já ouviu falar em Femtocell? 

04.
Aqui estão duas leituras interessantes:

Fonte: e-Thesis
[20/11/08]   É uma picocell? É uma femtocell? Não. É uma Super Femto! por ABI Research 
Fonte: Teleco
[12/01/09]  
Tutorial: O que é Femtocell?  de Eduardo Tude, diretor do Teleco

05.
Transcrevo abaixo esta matéria recente:
Fonte: e-Thesis
[16/02/10]  Femtocell dá sinais de maturidade - por Informa Telecom & Media

Comentários?

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa

-----------------------------------

Fonte: e-Thesis
[16/02/10]  Femtocell dá sinais de maturidade - por Informa Telecom & Media

A tecnologia de femtocell experimenta os primeiros sinais de maturidade, com várias operadoras em vias de implantar esta tecnologia que utiliza uma variedade de modelos de negócios. De acordo com relatório do Informa Telecoms & Media divulgado durante o MWC2010, em Barcelona, atualmente existem 12 autorizações de serviços em femtocell, incluindo nove lançamentos comerciais e diversos estudos em andamento, enquanto testes completos avançam para planos de implantação junto a várias operadoras móveis. Este cenário contrasta com os oito compromissos de serviços com femtocell e os seis lançamentos comerciais reportados em novembro de 2009.

O Informa T&M estima que o mercado de femtocell experimente crescimento significativo ao longo dos próximos anos, chegando perto de 49 milhões de pontos de acesso (FAP) no mercado global, em 2014, e com 114 milhões de usuários móveis com acesso a redes móveis através femtocells no período. Um crescimento saudável é esperado durante todo o período das previsões, quando as vendas de femtocell devem atingir, sozinhas, 25 milhões de unidades.

"O mercado de femtocell passa por rápido crescimento em todo o mundo, com a Ásia, América do Norte e Europa já com múltiplas implementações. A demanda global das operadoras por femtocells é incontestável. A razão para isso é simples - as femtocells permitem às operadoras oferecer cobertura a nível interno, criando melhor experiência de usuário - o quê não seria economicamente viável com atualizações de rede tradicionais", disse Dimitris Mavrakis, analista sênior do Informa Telecoms & Media.

Como resultado do crescente compromisso das operadoras com a tecnologia, todos os fornecedores de equipamentos classe 1 estão empenhados em apoiar padrões abertos e trabalhando ativamente na integração de gateways femtocell em suas soluções. Esta é uma prova clara do potencial de percepção do mercado. Houve também avanços na área marcos regulatórios no mundo inteiro. Exemplos notáveis incluem a flexibilização das normas para instalações de femtocell no Japão e o suporte para femtocells para apoiar a capacidade de banda larga móvel pelo presidente da FCC, Julius Genachowski, nos EUA.

A expansão da indústria de femtocell se reflete no número crescente de membros do Femto Forum, associação da indústria de femtocell, que agora congrega 82 fornecedores e 55 operadoras de telefonia móvel, que representam 1,4 bilhão de assinantes móveis no mundo inteiro, através de múltiplas tecnologias sem fio (WiMAX, UMTS e CDMA) e 27% do total de assinantes móveis no mundo inteiro.

No quarto trimestre do ano passado, a operadora francesa SFR, a portuguesa Optimus e a chinesa China Unicom lançaram comercialmente serviços com femtocell. A KDDI, que fornece serviços gratuitos no Japão e na França também está comprometida com a tecnologia. Além disso, a Vodafone relançou a sua oferta femtocell sob a "Sure Signal" que tem obtido sucesso considerável no Reino Unido. Para estar à frente nos serviços com femtocell no mercado europeu, a Vodafone rebatizou o serviço para apresentar uma proposta mais clara para os usuários finais, eliminando deadspots da cobertura indoor para ganhar diferencial de qualidade.

--------------------------

Artigos do Thesis que contêm a palavra "Femtocell" (via campo de busca)

Mu... Mu... Mudanças
(Tecnologia/Artigos)

...ntre no núcleo do pacote e também concentre o investimento em tecnologias de rádio como femtocell e Wi-Fi". Cuidadosamente redigido, não há dúvida sobr...
14-Mar-2010

Cisco anuncia seu novo roteador ultra rápido
(Tecnologia/Artigos)
...aquisição da Scientific Atlanta, de roteadores Wi-Fi, de gateways residenciais da Linksys e de femtocells, através de sua parceria com a Ip.Access. Muitos estão ansiosos po...
09-Mar-2010

Cisco abandona acesso de rádio WiMAX
(e-serie WiMAX/Artigos)
...tarent, no núcleo de pacotes. Assim, suas atividades de acesso à rede passam a se restringir a femtocells e pontos de acesso Wi-Fi. A empresa afirmou que na época da compra d...
08-Mar-2010

Mas, de quem é a culpa?
(Tecnologia/4G)
...e, Convergys, Telcordia), fornecedores de backhaul móvel (RAD, Cambridge) e, claro, com os vendors de femtocell (Airvana) e especialistas como Allot. Houve, ainda, "o elefante na sala de e...
25-Fev-2010

A voz assume um lugar central
(Global/Mobile World Congress)
...s móveis ocorre sobre Wi-Fi. Não temos ainda como quantificar o impacto dos volumes futuros de femtocell, mas deverá certamente ser de coexistência e descartamos toda discus...
17-Fev-2010

Femtocell dá sinais de maturidade
(Global/Mobile World Congress)
A tecnologia de femtocell experimenta os primeiros sinais de maturidade, com várias operadoras em vias de implantar esta tecnologia que utiliza uma variedade de modelos de negócios. De a
16-Fev-2010
...o de tráfego, incluindo upgrades de backhaul e várias técnicas de descarregamento, como femtocells e Wi-Fi. A pesquisa revelou que 85% das operadoras de WiMAX oferecem uso ilimita...
16-Fev-2010

3GPP Releases 9, 10 e além
(Tecnologia/White-paper)
...issão para a LTE. Outros avanços no Release 9 incluem suporte para Home NodeB/eNodeB (ou seja, femtocells), Self-Organizing/Self-Optimizing Networks (SON) e a evolução da a...
05-Fev-2010
..., é mais do que espectro De acordo com Gurdenli, daT-Mobile, precisa-se de uma nova arquitetura. As femtocells foram muito mencionadas no evento, que, coincidentemente, ocorreu na mesma seman...
31-Jan-2010
A NEC Corporation acaba de implementar femtocell na operadora francesa SFR, que se torna a primeira a lançar serviços baseados nesta tecnologia naquele país. A
18-Dez-2009

Os benefícios de SON em LTE
(Tecnologia/White-paper)
...xidade da rede de acesso via rádio deve aumentar com a inclusão de células menores como femtocells, picocells e pontos de acesso WiFi para aumentar e melhorar a cobertura e a capa...
18-Dez-2009
...sp;WiFi-WiMAX ´para operadoras a cabo. Expert em WiMAX, LTE, Radio Resource Management, Mobility, Femtocells e VCC. ...
29-Out-2009
O Femto Forum, órgão de apoio à indústria de femtocells, deu um passo importante no sentido de tornar as minúsculas estações de base prontas&
12-Out-2009

Atividade febril nas comunicações móveis
(Tecnologia/Opinião Abalizada (OPAB))
...edil;ões de catástrofes. Femto na NTT DoCoMo A NTT DoCoMo comercializa um equipamento de femtocell para residências que permite atingir bandas de 4 Mbit/s de download (e...
04-Ago-2009

Femtocells impulsionam receitas de chips
(e-serie WiMAX/Opinião Abalizada)
As receitas com semicondutores de WiMAX para microcells, picocells e femtocells tendem a acusar taxa de crescimento de 46% até 2013, quando os negócios dest
30-Jul-2009
... e agora atingem a 260 modelos, 1/3 deles com suporte, ou atualizáveis, para 5.8 Mbps. Outras noventa femtocells HSPA (Access Point Base Station) foram lançadas neste mesmo períod...
08-Jun-2009

Femtocells especificadas para WiMAX
(e-serie WiMAX/O que se fala... na Web)
...so para redes sem fio de última geração em WiMAX. Atualmente utilizadas em redes 3G, as femtocells permitem criar mini-redes através de uma conexão banda larga em pa...
04-Jun-2009

Impressões sobre o LTE World Summit
(e-serie WiMAX/O que se fala... na Web)
... Muitas publicações cobriram os anúncios principais, assim não vou tratar deles. Femtocells e home gateways também foram cobertas em detalhe e, assim, vou focalizar ...
28-Mai-2009
A Ubiquisys, fabricante mundial de femtocell em 3G, com sede no Reino Unido, uniu-se ao desenvolvedor de software Intrinsyc, com sede no Canadá, para criar uma interface de aplic
06-Mai-2009
... adicional de Capex sobre o backhaul 3G LTE, através de subsídios de ativação de femtocells, enquanto os assinantes móveis pagariam pelo retorno. A implantaç&...
16-Abr-2009

LTE e WiMAX: as estrelas do CTIA Wireless 2009
(e-serie WiMAX/Opinião Abalizada)
...róxima geração de redes, convergência fixo-móvel, inclusive do uso de femtocells, para aumentar a cobertura indoor, e as florescentes aplicações m&...
29-Mar-2009

Sprint vai usar WiMAX móvel para competir com telefonia fixa
(e-serie WiMAX/O que se fala... na Web)
...ção de voz sobre IP (VoIP) utilizando a rede sem fio de WiMAX como o canal posterior às femtocells, cuja oferta é um dos destaques de sua nova estratégia. O sucesso ...
12-Fev-2009

A convergência fixo-móvel está em crise?
(Tecnologia/Opinião Abalizada (OPAB))
... Do total previsto, 46% das assinaturas de FMC até 2013 serão de subscrições via femtocell. Em torno de 30% dos dispositivos para FMC com base no assinante utilizarã...
22-Jan-2009

As 10 principais tendências da Maravedis para a indústria sem fio
(e-serie WiMAX/Opinião Abalizada)
...il;o inovador, incluindo: a disponibilidade do telefone Google G2 WiMAX; da comercialização de femtocells pela Comcast, que terá início no segundo semestre do ano; do empur...
15-Jan-2009

Femtocells aprovadas pelo 3GPP
(Tecnologia/O que se fala...)
O 3GPP aprovou as especificações de femtocells para o ambiente UMTS. As novas especificações, que receberam a terminologia de Home NodeB, foram aprovadas em dezembro passad
07-Jan-2009

É uma picocell? É uma femtocell? Não. É uma Super Femto!
(Tecnologia/Opinião Abalizada (OPAB))
Está em curso um debate de terminologia sobre a diferença entre femtocells e picocells. No nível mais básico, as femtocells têm a mesma funcionalidade das picocells,
20-Nov-2008

 CPEs de WiMAX são apresentadas em Chicago
(e-serie WiMAX/O que se fala... na Web)
...sada. Samsung, Nokia, Airspan, Juni, Siemens, Soma, Acer e Toshiba desvelaram notebooks, laptops e caixas de femtocell, entre outros lançamentos. A Samsung divulgou pelo menos dois dispositivos...
11-Out-2008

58% do tráfego de dados móveis virão das residências
(Tecnologia/Opinião Abalizada (OPAB))
...o doméstico de serviços móveis será conduzido pelo modelo de negócios das femtocells. O tráfego de dados no ambiente doméstico foi estimado em 40% do t...
25-Set-2008

Banda larga na rede elétrica: mitos e verdades
(VivaVoz/Artigos)
...arga chega sem fio na casa do cliente, com uma vantagem: o cliente que dispuser de uma antena wireless, femtocell, Wi-Fi, WiMAx etc. pode adquirir mobilidade nesta rede. Este tipo de rede h&...
16-Set-2008

Podem as femtocells cumprir suas promessas?
(Tecnologia/Opinião Abalizada (OPAB))
Novo estudo da Disruptive Analysis "Femtocell-Aware Mobile Handsets"  examina como as tecnologias mais quentes de 2008, as femtocells (pontos de acesso celular nas residências) po
27-Ago-2008

Femtocells podem significar economia para operadoras
(Tecnologia/Opinião Abalizada (OPAB))
O número de femtocells implementadas até o final de 2013 está estimado em mais de 40 milhões, com 22 milhões de unidades apenas naquele ano. Segundo o Informa T
12-Ago-2008
...; das alternativas de tecnologia de cabo da operadora. Fazem parte dos planos da AT&T, também, as femtocells em rede celular, para estender velocidade e cobertura dos sinais sem fio nas res...
03-Ago-2008
 
CEO da AT&T defende LTE
(e-serie WiMAX/O que se fala... na Web)
...or OmniRadio, que visa reduzir custos de fabricação e aumentar a funcionalidade de produtos em femtocell, tanto para redes LTE quanto WiMAX. O OmniRadio foi arquitetado como platafo...
...e;o de uma rede bem integrada com aplicações unificadas para várias plataformas. Com as femtocells gradualmente introduzidas, elas se tornam mais integradas como funç&atild...
15-Mai-2008

Sugestões para uma estratégia de marketing do WiMAX
(e-serie WiMAX/O que se fala... na Web)
...á que se adapta melhor às abordagens alternativas em banda larga, que surgem com o advento das femtocells (para estações de base in-door) e  a adoção ded...
08-Mai-2008
 
Quem vence: WiMAX ou LTE?
(e-serie WiMAX/Opinião Abalizada)
...atilde;o os árbitros do IPR das tecnologias WiMAX e LTE. As redes se desenvolverão a partir de femtocell em SDWN e distribuição inteligente de redes WBB, que favorecem o li...
13-Mar-2008
 
Huawei: novos contratos na Europa
(Global/2008 GSMA Mobile World Congress)
...eria é para testes técnicos de 3G na Espanha, a fim de explorar todo o potencial da tecnologia Femtocell, especialmente para transmissões de dados em alta velocidade e servi&ccedi...
14-Fev-2008
 
WiMAX: ou vai ou racha
(Global/2008 GSMA Mobile World Congress)
...cional sobre as melhorias das redes 3G: disponibilidade de baixos custos fixos em banda larga, a chegada das femtocells (no interior das estações de base) e a adoção de red...
14-Fev-2008
 
LTE: aposta da Nokia Siemens em 2008/09
(Global/2008 GSMA Mobile World Congress)
...or software, no segundo semestre de 2009. A companhia também apresenta soluções em femtocell (3G Femto Home Access) e internet HSPA, para serviços de mídia rica...
11-Fev-2008

100 milhões de usuários com femtocell em 2010
(Tecnologia/Opinião Abalizada (OPAB))
O barulho em torno da convergência fixo-móvel (FMC) e femtocells continua a crescer, e é provável que as duas tecnologias estejam à altura das expectativas, acredita
05-Fev-2008 
 
WiMAX: cobertura indoor
(Série WiMAX/Artigos)
...de;es intensivas de banda, como o streaming de vídeo", acrescentou ele. As células femto (femtocells) devem se tornar mais importantes num estágio posterior, quando a ado&cce...
22-Jan-2008

Incertezas à vista
(Série WiMAX/Opinião Abalizada)
...; e, ainda, de que os vendors se mantêm incertos quanto à forma do modelo de negócios de femtocells em WiMAX. ...
20-Dez-2007

Femto, na vez
(Série WiMAX/O que se fala... na Web)
O Femto Forum, grupo mundial criado para a promoção da tecnologia de femtocells, em três meses de criação já possui 40 membros. Simon Saunders, presidente do 15-Nov-2007

Unwired: membro WiMAX no Femto Forum
(Série WiMAX/O que se fala... na Web)
..., recente associação da indústria independente que suporta o desenvolvimento mundial de femtocell. O web site da associação descreve que femtocells são exclus...
08-Nov-2007

Cisco vai às compras? Rumores dizem que sim
(Série WiMAX/O que se fala... na Web)
...nksys, expandindo seu alcance no mercado doméstico. Esta estratégia transformaria um vendor de femtocell de WiMAX numa aquisição bastante atraente, bem como todas as tecnol...
04-Out-2007
 
Todo mundo de olho nas femtocells
(Tecnologia/O que se fala...)
O nascente mercado de femtocells (estações de base domésticas) está bastante aquecido. Desde que, em julho passado, o Google tornou-se um investidor da britânica Ubiq
26-Set-2007
 
Google, o outsider dos 700 MHz
(Tecnologia/Opinião Abalizada (OPAB))
...ilde;o de handsets wireless. Além disso, a companhia investiu recentemente na Ubiquisys, companhia de femtocell. "Em combinação com sua competência em busca, aplica&cce...
21-Ago-2007
 
Casamento fixo-móvel
(Tecnologia/Opinião Abalizada (OPAB))
...de telefones fixos-móveis deve alcançar 271 milhões. Soluções baseadas em Femtocell devem responder por 56% do total, com 24% e 20% respectivamente para UMA e VCC/SI...
26-Jul-2007
 
Ubiquisys, fabricante de dispositivos de femtocell para telefones portáteis, anunciou na sexta-feira que recebeu um segundo aporte de investimentos, de US$ 25 milhões, do Google e d
23-Jul-2007
 
WiMAX e femtocell
(Série WiMAX/Artigos)
...", disse Ronnie Persad, CEO da nex-G. Depois das estações de base de WiMAX e Mesh Wi-Fi, femtocell é o próximo foco de desenvolvimento do roadmap da nex-G. Femtocell ...
05-Jul-2007
 
WiMAX em módulos
(Série WiMAX/O que se fala...)
... para vários tipos de clientes finais, como set-top boxes de IPTV e estações de base de femtocells. A Tail-f foi fundada em 2005 oferecendo soluções em XML e AJAX (A...
25-Jun-2007
 
Ajustes no fixo-móvel
(Tecnologia/Opinião Abalizada (OPAB))
...onsumidor alemão em serviços fixos-móveis. Esperamos que a DT analise, também, o femtocells (tecnologia de baixa potência de pitocell) que permitirão o forneci...
20-Mar-2007