WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2012 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.


22/06/12

• Wi-Fi para desafogar o tráfego de dados (3) - Comentário de Ricardo Miguel

Olá, WirelessBR e Celld-group!

Transcrevo abaixo o comentário de Ricardo Miguel, em prosseguimento ao debate iniciado a partir destes "posts":
21/06/12
Wi-Fi para desafogar o tráfego de dados (2) - Comentário de José Smolka
18/06/12
Wi-Fi para desafogar o tráfego de dados (1) - Uma notícia e um artigo

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Portal WirelessBRASIL

-----------------------------------

Prezado J. R. Smolka,

Pelo que conheço sobre legislação a respeito de Sistemas de Radiação Restrita ao qual o Wi-Fi está incluso e baseado em seu comentário: "hotspots Wi-Fi não dependem de autorização prévia da Anatel para sua instalação", entendo que isto é verdade desde que a irradiação destes hotspots seja limitada a uma única edificação. Caso seja necessário fazer enlace entre diferentes edificações, que ao que me parece está implicitamente fazendo parte de seu comentário, penso que seja necessário obter licença da Anatel.

Por outro lado, esquecendo meu comentário anterior, imagine uma estação radiobase utilizando um link em 2.4GHz (na banda não licenciada de 2,4GHz a 2,48GHz) e instalada no topo de um edifício. Imagine que neste edifício existam 4 apartamentos de cobertura, cada qual com seu access point WiFi operando o dia todo.

Se todos operarem simultaneamente, provavelmente não haverá canal disponível. Além disso, a potência de RF oriunda dos acces points que está disponível na entrada de RF do hotspot da operadora naquela edificação será muito maior que a potência de RF oriunda do outro hotspot da operadora (em outra edificação), impedindo o uso do canal e podendo dessensibilizar o receptor interferido (quando o acces point estiver operando em outro canal).

Penso que a interferência causada por estes access points pode prejudicar significativamente a recepção do hotspot da operadora, inviabilizando a sua comunicação. Como a proposta me parece ser por um enlace sem licença entre hotspots, o mesmo não estará protegido por lei e, mesmo que estivesse, imagine a quantidade de access points são utilizados pelos usuários de Wi-Fi em uma cidade e, pior, sem qualquer controle da Anatel. Como será que vamos desativá-los ou será que vale a pena fazer isso (do ponto de vista de marketing)?
Agora, imagine o risco de interferências por forno de microondas, telefones sem fio, controles remotos, equipamentos médicos, redes Zigbee, Bluetooth, equipamentos industriais, radioamadores, etc... Trabalhei com telefones em fio e tive todos estes tipos de problemas na prática, nesta banda de frequências. Inclusive, acompanhei os resultados de medições que comprovaram a perda de enlace de link Wi-Fi por interferência de telefones sem fio analógicos 2.4GHz, em condições de uso em uma residência.

Esta proposta me parece uma boa idéia, quando está sendo analisada isoladamente, mas, no mundo real, penso que deixa de ser atrativa pelos riscos impostos tecnicamente, devido à legislação aplicada nesta banda de frequências.

Atte.,
Ricardo J. Miguel