WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2012 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.


18/11/12

• Mariana Mazza: "Anatel derruba TIM mais uma vez" + Convergência: "Íntegra do despacho da Anatel" + Outras matérias

Olá, WirelessBR e Celld-group!

01.
"Em despacho, publicado na sexta-feira, 16/11, a ANATEL suspendeu a oferta do serviço "Infinity Day", que permite ao usuário fazer quantas chamadas locais desejar para celulares da rede da TIM ao preço de 0,50 real num mesmo dia, com duração ilimitada, sendo tarifada apenas a primeira ligação local do dia, de acordo com informações da promoção no site da TIM."

02.
Nas transcrições mais abaixo, Mariana Mazza comenta a proibição, o portal Convergência Digital divulga a íntegra do "despacho do superintendente" da ANATEL, e outras matérias acrescentam mais detalhes sobre este novo imbróglio:

Leia na Fonte: Portal da Band / Colunas
[16/11/12]  Anatel derruba TIM mais uma vez - por Mariana Mazza

Leia na Fonte: Convergência Digital
[16/11/12]  Anatel cobra qualidade e desautoriza novo serviço da TIM - por Ana Paula Lobo

Leia na Fonte: Teletime
[16/11/12]  Nova cautelar da Anatel volta a pressionar TIM; para agência, teria faltado "comunicação - por Samuel Possebon

Leia na Fonte: Convergência Digital
[16/11/12]  TIM contesta Anatel: não há instabilidade de rede

Leia na Fonte: Teletime
[16/11/12]  Para TIM, proibição de plano não é compatível com mercado competitivo - por Samuel Possebon

Leia na Fonte: Tele.Síntese
[16/11/12]  Após suspensão de promoção, ações da TIM caem - por Lúcia Berbert

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Portal WirelessBRASIL

---------------------------------------------------------

Leia na Fonte: Portal da Band / Colunas
[16/11/12]  Anatel derruba TIM mais uma vez - por Mariana Mazza

A grande notícia desta sexta-feira nas telecomunicações é, sem dúvida, a proibição da venda do plano Infinity Day pela TIM. A cautelar suspendendo o novo pacote foi publicada hoje pela Anatel. A agência reguladora em mais uma decisão tomada apenas pela área técnica, sem qualquer debate no Conselho Diretor que comanda a autarquia alega que a proibição é necessária para evitar a potencial instabilidade na rede de suporte ao SMP, bem como o prejuízo à qualidade da prestação do serviço aos usuários em geral da TIM Celular S/A. Traduzindo: para a Anatel, o Infinity Day pode ampliar os problemas de qualidade na rede da operadora, colocando em risco a oferta do Serviço Móvel Pessoal (SMP).

Todos se lembram da proibição de novas habilitações executada pela Anatel em julho deste ano contra as empresas Claro, Oi e TIM. Desde então, não houve uma melhora perceptível na qualidade da telefonia móvel. As redes continuam instáveis e o consumidor ainda aguarda que os planos de investimento aprovados pela agência reguladora façam efeito. As melhorias devem demorar: os planos apresentados pelas operadoras, inclusive o da TIM, miram em 2014 e não no mercado atual.

Mesmo assim a Anatel entendeu que os planos estavam adequados. Agora, a mesma agência sinaliza que o plano de investimento da TIM não está funcionando e usa isso como argumento para proibir o novo pacote da operadora. Este é o eixo da justificativa técnica usada pela autarquia no documento publicado hoje. Quando os investimentos foram aprovados, havia uma ressalva para todas as empresas: se os planos não estivessem sendo executados, a Anatel poderia, a qualquer momento, proibir novamente a venda de celulares. Apesar de usar esse argumento na medida cautelar, não há nenhum indício de que a TIM não está cumprindo o prometido. Tanto que, em entrevista à Folha de S.Paulo, o presidente da Anatel, João Rezende, argumentou que a suspensão era necessária para evitar o risco de que outras empresas adotassem o mesmo plano de negócios da concorrente, com uma oferta a um preço bastante reduzido.

Hummm... Então o foco da Anatel não é pressionar para o aumento dos investimentos, reforçando a rede para que os clientes tenham acesso a um serviço com a qualidade que merecem. A estratégia agora parece ser coibir a queda do preço na telefonia móvel, usando o alto custo desse serviço como uma espécie de barreira protetora contra a degradação da rede. O jogo é melhorar a qualidade reduzindo o número de pessoas que usam a rede e não ampliando a infraestrutura. Em nota, a TIM reclamou que a medida fere a livre concorrência no mercado. Fere mesmo. Vale destacar que o lançamento do Infinity Day estava previsto no plano de investimento entregue à Anatel meses atrás.

Longe das questões técnicas que afligem os consumidores de todas as operadoras móveis, o que me chamou a atenção na repercussão do bloqueio ao Infinity Day foi a quantidade de protestos que li na Internet contra a Anatel. Para o consumidor, que chegou a ter acesso ao novo pacote lançado comercialmente nesta semana, a medida serviu apenas para tirar do mercado uma oferta mais barata de telefonia móvel. Não tenho dúvidas de que os clientes da empresa que estão frustrados agora querem que a qualidade do serviço melhore. Mas a sequência de ações tomadas pela Anatel já começa a soar estranha para os consumidores.

Em julho, quando a Anatel suspendeu totalmente as vendas, expus minha preocupação de que a agência reguladora atacasse os pacotes oferecidos aos clientes. A medida tomada hoje mostra que era esse mesmo o caminho que a agência pretendia adotar desde a ação anterior. O foco é controlar a oferta dos planos ilimitados e tentar transformá-los em vilões do setor. Estes planos elevam muito o tráfego de voz nas redes móveis, mas isso não é um problema nem para o consumidor nem para as empresas. O problema é se as operadoras não estão investindo o suficiente para suportar a demanda geradas por estes pacotes. Simples assim.

A medida cautelar determina que os clientes do novo plano só poderão usufruir das tarifas promocionais até às 23:59 de segunda-feira, 18. De acordo com o documento este prazo foi definido para evitar lesão a direitos dos usuários. Como assim? Quem comprou este pacote nos últimos dias será lesado do mesmo jeito. Só que ao invés de perder o que comprou hoje, perderá daqui a dois dias. A Anatel, sempre tão zelosa com a estabilidade dos contratos quando se trata das empresas de telefonia, deveria se lembrar que estes pacotes também são acertados com os consumidores por meio de contratos. Que tal um pouco de cuidado com a estabilidade dos contratos que foram firmados com os clientes? Se o Infinity Day estava previsto no plano de investimento apresentado pela TIM à Anatel em julho, por que esperar o lançamento para tomar uma providência? Se há mesmo um risco nesta oferta, presumo que isto estava evidente há muito tempo.

A única coisa que se mostra constante nas medidas da Anatel contra a TIM é o efeitos dessas cautelares no valor da empresa. Mais uma vez as ações da operadora caíram drasticamente. Com certeza a empresa já perdeu muito dinheiro. Desta vez, as concorrentes também sofreram impactos fortes, apesar de a Anatel tê-las poupado. As ações da Vivo e da Oi móvel também caíram no pregão da Bovespa. Sinal de que o mercado sentiu o golpe e vê na cautelar da Anatel um risco ao negócio não só da TIM mas de todo o setor móvel. Enquanto isso, o consumidor fica a ver navios, sem a qualidade prometida pelo órgão regulador quatro meses atrás e, agora, sem a chance de se beneficiar de promoções mais agressivas que aliviem o alto custo da telefonia celular.

--------------------------------------

Leia na Fonte: Convergência Digital
[16/11/12]  Anatel cobra qualidade e desautoriza novo serviço da TIM - por Ana Paula Lobo

Com a promessa de no ínicio de dezembro revelar os dados dos três primeiros meses de implantação dos planos de melhoria pelas teles móveis TIM, Claro e Oi, punidas pela agência por má qualidade de serviço com a suspensão das vendas de chips por 11 dias em junho, a Anatel endureceu o jogo e desautorizou o lançamento de um serviço não programado pela TIM.

Em despacho, publicado nesta sexta-feira, 16/11, a agência reguladora suspendeu a oferta do serviço "Infinity Day", que permite ao usuário fazer quantas chamadas locais desejar para celulares da rede da TIM ao preço de 0,50 real num mesmo dia, com duração ilimitada, sendo tarifada apenas a primeira ligação local do dia, de acordo com informações da promoção no site da TIM.

O produto começou a ser divulgado no último dia 11 de novembro. Promoção seria válida até o dia 15 de janeiro de 2013 e estava em vigor para os usuários nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Amazonas.

O impasse entre Anatel e TIM aconteceu porque o lançamendo do serviço não estava previsto no plano de melhorias, exigido pela agência às teles móveis para reautorizar a volta da venda de chips, em junho - quando a comercialização foi suspensa por 11 dias sob a argumentação de má qualidade de serviço prestado ao consumidor. A TIM ficou impedida de vender em 18 estados, mais o Distrito Federal.

Leia abaixo, o despacho da Anatel para justificar a suspensão da venda do serviço:

Por meio do Despacho 6.902, de 14 de novembro de 2012, publicado hoje no Diário Oficial da União, a Anatel decidiu suspender a comercialização da promoção Infinity Day, da Tim Celular. Leia, abaixo, a íntegra do Despacho:

DESPACHO DO SUPERINTENDENTE

Em 14 de novembro de 2012

Nº - 6.902 - Processo nº 53500.015735/2012

O SUPERINTENDENTE DE SERVIÇOS PRIVADOS DA AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo art. 142 c/c o art. 72, parágrafo único, do Regimento Interno da Anatel, aprovado pela Resolução nº 270, de 19 de julho de 2001, alterado pela Resolução nº 489, de 5 de dezembro de 2007, e artigo 6º do Regulamento de Aplicação de Sanções Administrativas - RASA, aprovado pela Resolução nº 589, de 7 de maio de 2012,

Considerando os arts. 2º, III, e 5º da Lei nº 9472, de 16 de julho de 1997, a Lei Geral de Telecomunicações - LGT, que dispõem sobre a observância dos princípios constitucionais, entre eles a defesa do consumidor, na disciplina das relações econômicas no setor de telecomunicações;

Considerando o estabelecido no art. 19 da LGT, que dispõe sobre a competência da Agência para adotar medidas necessárias visando ao atendimento do interesse público e ao desenvolvimento das telecomunicações brasileiras;

Considerando o direito dos usuários do Serviço Móvel Pessoal - SMP em terem assegurados níveis de qualidade satisfatórios na prestação do serviço, nos moldes do previsto no art. 14 do Regulamento do SMP, aprovado por meio da Resolução nº 477, de 7 de agosto de 2007, e nos dispositivos do Regulamento de Gestão da Qualidade da Prestação do Serviço Móvel Pessoal - RGQ-SMP, aprovado por meio da Resolução nº 575, de 28 de outubro de 2011;

Considerando que os fornecedores de serviços vinculam-se a suas ofertas, conforme previsto no art. 30 do Código de Defesa do Consumidor - CDC, aprovado pela Lei nº 8078, de 11 de setembro de 1990;

Considerando o teor do Despacho nº 4.783/2012-PVCPA/PVCP/SPV, de 18 de julho de 2012;

Considerando o teor do Despacho nº 5.156/2012-PVCPA/PVCP/SPV, de 02 de agosto de 2012;

Considerando que o Despacho nº 5.156/2012-PVCPA/PVCP/SPV, permitiu o retorno da comercialização do serviço condicionado à avaliação periódica do Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal - SMP (doravante simplesmente denominado Plano);

Considerando que a Anatel pode exigir alterações caso sobrevenham demanda de tráfego e/ou estratégia de marketing não mensuradas quando da previsão de investimentos e instalação de equipamentos estabelecidas no Plano;

Considerando a potencial instabilidade na rede de suporte ao SMP, bem como o prejuízo à qualidade da prestação do serviço aos usuários em geral da TIM CELULAR S/A, em razão da promoção "Infinity Day";

Considerando que, previamente à instauração ou no curso de Procedimento Administrativo para Apuração de Descumprimento de Obrigação - PADO, a Agência poderá, motivadamente, adotar medidas cautelares indispensáveis para evitar a lesão, sem a prévia manifestação do interessado, conforme estabelecido no parágrafo único do art. 72 do Regimento Interno da Anatel, bem como é facultado à Administração Pública adotar providências acauteladoras, segundo disposto no art. 45 da Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999, a Lei de Processo Administrativo - LPA;

Considerando o disposto no Processo Administrativo nº 53500.015735/2012, em especial no Informe nº 1198/2012 - PVCPA/PVCP/SPV, de 14 de novembro de 2012, resolve:

I) DETERMINAR que a TIM CELULAR S/A se abstenha de comercializar a Promoção denominada "Infinity Day", a contar da data de notificação do presente Despacho até o término do segundo período avaliativo previsto no Plano;

II) DETERMINAR que os valores anunciados pela promoção "Infinity Day" sejam praticados até às 23:59h do dia 18 de novembro de 2012, de modo a evitar lesão a direitos dos usuários;

III) DETERMINAR que a TIM CELULAR S/A, em 24 (vinte e quatro) horas, a contar da data de notificação deste Despacho, envie aos seus usuários mensagem de texto que comunique a suspensão da Promoção denominada "Infinity Day", nos seguintes termos:

"Por determinação da Anatel, a fim de garantir a qualidade do serviço prestado ao consumidor, está suspensa a Promoção Infinity Day iniciada no dia 11/11/2012."

IV) DETERMINAR que a TIM CELULAR S/A, até o dia 16 de novembro de 2012, divulgue Comunicado nos mesmos veículos e no mesmo formato em que noticiou a promoção Infinity Day, de seguinte teor:

"Por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel, a fim de garantir a qualidade do serviço prestado ao consumidor, está suspensa a Promoção Infinity Day iniciada no dia 11 de novembro de 2012."

V) DETERMINAR que a TIM CELULAR S/A, apresente à Anatel, no prazo de 10 (dez) dias, documentos comprobatórios do cumprimento no disposto nos itens III e IV do presente Despacho;

VI) DETERMINAR, com fundamento no item VI do Despacho nº 5.156/2012-PVCPA/PVCP/SPV, que a TIM CELULAR S/A apresente, em até 30 (trinta) dias, a contar da data da notificação deste Despacho, por meio de estudo complementar, ajustes ao Plano, a serem analisados pela Anatel, com dados objetivos capazes de demonstrar se a capacidade de suas redes é adequada à promoção Infinity Day;

VII) ESTABELECER que a Anatel reavaliará a presente decisão até o término do segundo período avaliativo previsto no Plano;

VIII) ESTABELECER que na hipótese de violação ao determinado no item I, quando da aplicação de sanção no PADO, serão levados em consideração o período e o Estado em que ocorreu o descumprimento, fixando-se o montante de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais), por dia e para cada Estado em que houver descumprimento;

IX) ESTABELECER que na hipótese de violação ao determinado nos itens II e III, quando da aplicação de sanção no PADO, serão levados em consideração o período e o Estado em que ocorreu o descumprimento, fixando-se o montante de R$ 10.000,00 (dez mil reais), por dia, para cada Estado e item em que houver descumprimento.

BRUNO DE CARVALHO RAMOS

--------------------------------------------------

Leia na Fonte: Teletime
[16/11/12]  Nova cautelar da Anatel volta a pressionar TIM; para agência, teria faltado "comunicação - por Samuel Possebon

As relações entre a TIM e a Anatel voltaram a ficar tensas depois que a agência decidiu suspender cautelarmente uma nova promoção que a TIM faria em algumas regiões do Brasil, introduzindo a possibilidade de chamadas ilimitadas on-net pelo valor fixo diário de R$ 0,50 para chamadas locais e R$ 0,50 para longa distância. Fontes da agência avaliam que a TIM, em virtude da decisão cautelar de julho, que suspendeu temporariamente as vendas da empresa, e da exigência de um plano de melhoria cuja primeira avaliação acontecerá na próxima semana, deveria ter, no mínimo, consultado a agência antes de introduzir o novo plano. Na avaliação de um dirigente da Anatel, faltou sensibilidade à TIM de comunicar adequadamente seus planos.

Esse noticiário apurou informalmente que a TIM, por sua vez, procurou apresentar à agência os detalhes da nova promoção e os impactos na rede com números pormenorizados de todas as áreas que seriam afetadas pelo novo plano, mas por incompatibilidade de agenda com a Anatel, não conseguiu fazê-lo a tempo da promoção, que já vinha sendo antecipada em veículos de grande circulação. Além disso, a Anatel não exige a homologação prévia de planos e promoções.

Oficialmente, a TIM disse em nota oficial nesta sexta, 16, que não existe instabilidade na rede, sobretudo nas áreas que seriam afetadas pela nova promoção, que outras operadoras adotaram planos tão ou mais agressivos, que o plano em questão foi testado com antecedência no Rio Grande do Sul, sem impacto na rede, e que protocolou junto à Anatel os detalhes do plano.

Na avaliação de dirigentes da Anatel, depois da suspensão temporária das vendas e depois da suspensão de comercialização de uma promoção específica, a Anatel poderá começar a avaliar se é o caso de suspender o conceito de chamadas ilimitadas em si. Na leitura de fontes da agência ouvidas por este noticiário, essa não é a melhor alternativa, pois os planos ilimitados trazem, inegavelmente, uma vantagem ao consumidor. Mas se ficar claro que a TIM está usando esse recurso de mercado sem ter o cuidado do preservar a qualidade de seus serviços e os indicadores, seria cabível uma medida mais drástica.

O plano Infinity a R$ 0,50 por dia, chamado de Infinity Day, já estava planejado para ser lançado no dia 19 de julho, segundo revendedores da operadora. Na ocasião, este noticiário procurou a operadora para saber detalhes da nova estratégia, mas a empresa preferiu manter o silêncio por razões de sigilo comercial. Alguns dias depois, a Anatel soltava a cautelar suspendendo as vendas, o que fez com que a TIM suspendesse o lançamento do novo Infinity.

--------------------------------------------

Leia na Fonte: Convergência Digital
[16/11/12]  TIM contesta Anatel: não há instabilidade de rede

Em comunicado oficial, divulgado nesta sexta-feira, 16/11, a TIM lamenta a decisão da Anatel de impetrar uma cautelar para suspender a venda do plano Infinity Day, por temer problemas de qualidade de serviço.

Segundo a tele móvel, o produto foi previamente testado no Rio Grande do Sul e não trouxe qualquer instabilidade na infraestrutura de rede. A TIM sustenta ainda - ao contrário do que a Anatel afirma - que o Infinity Day estava, sim, previsto no Plano de Melhoria apresentado ao órgão regulador, após a suspensão de venda de chips por 11 dias, em junho.

A Anatel deu 30 dias à operadora para apresentar um plano que garanta que o novo produto - que permite ligações ilimitadas a R$ 0,50 na rede da operadora ( On Net) - não vai causar trazer perda de qualidade de serviço aos assinantes da tele. Veja a íntegra da nota oficial da TIM.

A TIM, em virtude das medidas adotadas contra o Infinity Day, esclarece:

1. Em continuidade à sua estratégia de fornecer ofertas inovadoras, a TIM lançou a nova promoção Infinity Day, que quebra mais um paradigma para o amplo acesso dos consumidores de telefonia móvel. Depois da cobrança por chamada, avançamos para a cobrança diária por tráfego de voz: R$ 1,00 por dia - R$ 0,50 para as chamadas locais; e mais R$ 0,50 para chamadas de longa distância de TIM para TIM.

2. O Plano de Melhoria aprovado pela Anatel em agosto já previa o desenvolvimento desta iniciativa. Mesmo assim, a TIM adotou a decisão de lançá-la por prazo inicial determinado de dois meses em parcelas do território nacional (18 áreas selecionadas), que representam cerca de 20% do universo de nossos usuários, em locais onde existem oportunidades de crescimento e infraestrutura com grande capacidade.

3. Neste sentido, a suspensão deliberada pela Anatel não levou em conta alguns fatores que consideramos relevantes:

(i) Não existe qualquer "potencial de instabilidade da rede" em nossa oferta, sendo a capacidade de rede nas 18 áreas selecionadas superior no mínimo em 30% ao tráfego projetado.

(ii) O Infinity Day já teve uma área de testes no Rio Grande do Sul com preço menor sem causar qualquer instabilidade na rede.

(iii) As demais operadoras de telefonia móvel já oferecem atualmente promoções regionais muito mais agressivas de Infinity Day e continuam sua comercialização normalmente, sem que tenham havido suspensões para avaliação de "potencial" impacto na rede.

(iv) A promoção Infinity Day foi comunicada dois dias antes em veículos de larga circulação, conforme regulamentação em vigor. Além disso, detalhadas evidências técnicas e mercadológicas foram já protocoladas na Anatel; desde 12 de novembro, os Diretores da TIM estão prontos para uma reunião presencial de esclarecimento em Brasília, sem terem sido atendidos até o momento.

4. São certas as perdas ocasionadas para cerca de 12 milhões de consumidores finais, que não poderão se beneficiar dessa promoção inovadora.

------------------------------------------------

Leia na Fonte: Teletime
[16/11/12]  Para TIM, proibição de plano não é compatível com mercado competitivo - por Samuel Possebon

Segundo apurou este noticiário, os argumentos da TIM para sustentar o lançamento de seu plano de R$ 0,50 por dia, chamado de Infinity Day, passam sobretudo pela disputa de mercado aliada a uma capacidade ociosa que permitiria essa expansão. Desde a cautelar de julho da Anatel, que suspendeu as vendas da empresa, a TIM perdeu em quase todas as regiões do Brasil entre 0,2 e 0,8 pontos percentuais de market share, principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

A empresa também relatou à Anatel que todas as demais operadoras têm planos igualmente ou mais agressivos do que o Infinity Day: a Vivo teria um plano de R$ 0,25 por dia, a Claro teria um de R$ 0,16 por chamada e a Oi teria, na oferta combinada com telefone fixo e banda larga, bonus de ligações de R$ 1,5 mil. E que mesmo com todas as promoções agressivas, o volume de minutos de uso no Brasil em geral, e na TIM especificamente, ainda está bem abaixo da média internacional, havendo espaço para crescer.

Além disso, a empresa alega que praticamente perdeu a posição de preferência que teria junto aos consumidores (segundo pesquisa Ipsos), empatando com a Vivo nesse quesito, e teria visto sua taxa de rejeição, que era a mais baixa antes da cautelar, dobrar, também se equiparando da Vivo (que teria tido melhora significativa nesse indicador por não ter sido afetada pela cautelar).

Diante disso, diz a TIM, e avaliando criteriosamente os indicadores de rede, para assegurar os parâmetros de desempenho, e com base nos dados do Rio Grande do Sul, onde a oferta foi testada, a operadora teria decidido fazer o lançamento em 18 áreas de numeração. A operadora alega que a rede pode trabalhar com uma utilização média de 65% a 70% da capacidade por área de numeração sem riscos.

Competição vs. cartel

A operadora tem dados que demonstram que em praticamente todos os indicadores já houve melhoras da cautelar de julho para cá e que a empresa está em dia com o cumprimento de todos os investimentos que haviam sido planejados e endossados pela Anatel no plano de recuperação.

A TIM avalia que a Anatel esteja buscando evitar qualquer fator que possa gerar instabilidade nas redes, mas entende que esse risco não existe no Infinity Day. Para a empresa, o mercado competitivo exige que as empresas se diferenciem. "Para que todo mundo tenha o mesmo índice de utilização de rede, o mesmo market share e os mesmos preços, seria preciso haver um cartel, e isso não é aceitável em um ambiente competitivo", diz Mario Girasole, diretor de relações institucionais e regulatórias da operadora. Para ele, o plano Infinity Day está bem dimensionado para as redes da TIM que têm capacidade, hoje, de absorver o tráfego gerado. "Temos isso testado no Rio Grande do Sul sem nenhum problema", diz.

A TIM, diz Girasole, chegou a propor à Anatel que acompanhe, semanalmente, o desempenho da rede em função do novo plano. "Todas as operadoras lançaram ofertas agressivas desde julho e não tenho notícia de nenhuma delas ter submetido o plano a uma aprovação prévia".

Para ele, é lamentável que competidores pressionem a própria TIM e a Anatel a não adotar promoções que beneficiem o consumidor. "Isso não faz parte do ambiente competitivo em que vivemos".

----------------------------------------

Leia na Fonte: Tele.Síntese
[16/11/12]  Após suspensão de promoção, ações da TIM caem - por Lúcia Berbert

Na manhã desta sexta-feira, os papéis da operadora caiam 3,37% com preço de R$ 7,75.

Após suspensão de promoção da TIM pela Anatel, ações da TIM caiam 3,37% às 10h54 desta sexta-feira (16), vendidas na Bovespa ao preço de R$ 7,74. A cautelar da agência, publicada no Diário Oficial da União de hoje, impede as vendas do plano Infinity Day, lançada dia 11 deste mês, que garantia a clientes de 19 estados realizem chamadas ilimitadas entre números da operadora ao preço de R$ 0,50 por dia. O valor cobrado normalmente pela TIM é de R$ 0,25 por chamada.

As vendas ficarão suspensas até a operadora comprovar que a promoção será suportada pela sua rede sem reduzir a qualidade dos serviços móveis. Para permitir a continuação do plano, a Anatel deve exigir investimentos adicionais na infraestrutura pela TIM.

Em julho deste ano, as ações da TIM Participações também desabaram mais de 8% na bolsa paulista após a Anatel ter proibido a venda de chips da operadora em 19 estados e arrastaram as ações de sua controladora na Itália, a Telecom Italia.