WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2012 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.


25/11/12

• UIT/Dubai (1) - Cristina de Luca: "Parlamento Europeu se opõe ao controle da Internet pela UIT"

Olá, WirelessBR e Celld-group!

"Dubai" vem aí, hospedando a Conferência Mundial de Telecomunicações, da UIT, entre 03 e 14 de dezembro.
Cristina de Luca escreve sobre o tema:

Leia na Fonte: IDG Now! / Blog Circuito de Luca
[22/11/12]  Parlamento Europeu se opõe ao controle da Internet pela UIT - por Cristina de Luca
Trecho inicial:
"Enquanto o Brasil trava a sua batalha particular na Câmara para assegurar o princípio de neutralidade de rede, através do Marco Civil da Internet, que teve sua votação postergada, entre outros motivos, porque alguns parlamentares argumentam que a Câmara deve esperar o resultado da Conferência Mundial de Telecomunicações, promovida pela União Internacional das Telecomunicações (UIT) em Dubai, entre os dias 3 e 14 de dezembro deste ano, o Parlamento Europeu recomendou aos representantes da Europa nessa mesma conferência que bloqueiem as tentativas da UIT de obter o controle da Internet.
Durante o evento deverão ser revistos os regulamentos internacionais de telecomunicações, não atualizados desde 1988. A resolução aprovada pelo Parlamento Europeu considera que algumas das propostas que serem feitas em Dubai podem levar a UIT a tornar-se “o poder dominante da Internet”. (...) Ler mais na fonte ou transcrição nesta página.

02.
Em outubro de 2008 tivemos um interessante debate (o conteúdo pode ser acessado através do índice dos "post" aqui) sobre o assunto "Como funciona a Internet".

Relacionados à questão, encontro no Blog WebDig alguns "posts" também muito interessantes.
Uma das matérias listadas abaixo foi referenciada e transcrita aqui há poucos dias.
"O autor, Jefferson Meneses, é Designer e Editor-Chefe da Webdig Social Mídia. Programador web, e nas horas vagas Blogueiro, além de Geek de carteirinha".

Hoje indico apenas os títulos e links das matérias (tem mais lá!) que, na medida do possível, serão transcritas posteriormente:

Leia na Fonte: WebDig
[20/10/12]  As gigantes da Tecnologia estão na briga pela supremacia e o controle da internet! - por Jefferson Meneses

Leia na Fonte: WebDig
[20/10/12]  Quem controla a Internet no mundo? - por Jefferson Meneses

Leia na Fonte: WebDig
[27/06/12]  Como funciona a Super Banda Larga via Fibra Óptica? - por Jefferson Meneses

Leia na Fonte: WebDig
[08/06/12]  ONU quer criar tarifa para acesso a sites como Google e Facebook - por Jefferson Meneses

Leia na Fonte: WebDig
[29/05/12]  Quer aumentar a velocidade da sua internet?- por Jefferson Meneses

Leia na Fonte: WebDig
[06/03/12]  Super Conexão a Internet, atinge 512Gb por segundo na Alemanha - por Jefferson Meneses

Leia na Fonte: WebDig
[24/01/12]  A censura tomou conta da Internet? - por Jefferson Meneses

Leia na Fonte: WebDig
[20/06/11]  Órgão regulador da internet aprova criação de endereços .qualquercoisa - por Jefferson Meneses

Leia na Fonte: WebDig
[13/08/10]  BBC: Sete pessoas possuem as chaves de segurança da internet - por Jefferson Meneses

Leia na Fonte: WebDig
[07/08/10]  Internet mais Rápida: Os 13 servidores DNS raiz existentes no mundo! - por Jefferson Meneses

Leia na Fonte: WebDig
[04/08/10]  Internet: Como funciona a interessante estrutura por traz da www? - por Jefferson Meneses

Leia na Fonte: WebDig
[29/07/10]  Fibra Óptica: A Internet conectada pelo fundo dos Oceanos!-- por Jefferson Meneses

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Portal WirelessBRASIL

-------------------------------------------------

Leia na Fonte: IDG Now! / Blog Circuito de Luca
[22/11/12]  Parlamento Europeu se opõe ao controle da Internet pela UIT - por Cristina de Luca

Enquanto o Brasil trava a sua batalha particular na Câmara para assegurar o princípio de neutralidade de rede, através do Marco Civil da Internet, que teve sua votação postergada, entre outros motivos, porque alguns parlamentares argumentam que a Câmara deve esperar o resultado da Conferência Mundial de Telecomunicações, promovida pela União Internacional das Telecomunicações (UIT) em Dubai, entre os dias 3 e 14 de dezembro deste ano, o Parlamento Europeu recomendou aos representantes da Europa nessa mesma conferência que bloqueiem as tentativas da UIT de obter o controle da Internet.

Durante o evento deverão ser revistos os regulamentos internacionais de telecomunicações, não atualizados desde 1988. A resolução aprovada pelo Parlamento Europeu considera que algumas das propostas que serem feitas em Dubai podem levar a UIT a tornar-se “o poder dominante da Internet”.

Por conta isso, a esmagadora maioria dos deputados do Parlamento Europeu manifestaram-se hoje em defesa do caráter aberto da Internet, da neutralidade da rede e da liberdade de expressão.

Originalmente, a função original da UIT (organismo das Nações Unidas ) era a de atribuir o espectro de rádio global e as órbitas de satélites, e desenvolver normas técnicas de interoperabilidade entre redes de telecomunicações. A Internet, como a conhecemos hoje, não existia quando os regulamentos internacionais de telecomunicações (International Telecommunication Regulations – ITR) foram elaborados.

Todos os 27 Estados membros da União Europeia são signatários desses regulamentos e por isso podem negociar em bloco no sentido de impedir qualquer tentativa da UIT de mudar a governança da Internet. “A UIT, ou qualquer outra única instituição internacional, não será o órgão competente para afirmar a autoridade regulatória sobre a Internet”, diz a resolução, elaborada pelo parlamentar holandês Marietje Schaake – e aprovada por 88% dos deputados.

A resolução do Parlamento apela ao Conselho e à Comissão Europeias – representantes da União Europeia no Dubai – para assegurarem que qualquer alteração no ITR “promova os objetivos e interesses da União Europeia no sentido da evolução da Internet como um lugar público, onde os direitos humanos e liberdades fundamentais, especialmente a liberdade de expressão e de reunião, sejam respeitados, assim como os princípios do mercado livre, a neutralidade da rede e empreendedorismo sejam assegurados “.

O Parlamento manifestou-se também preocupado com a possibilidade de algumas das propostas de reforma da UIT criarem mecanismos de taxação. Considera que isso poderia ameaçar seriamente a natureza aberta e concorrencial da Internet, elevando os preços e prejudicando a inovação. E lamentou a falta de transparência em torno das negociações para a conferência em Dubai, uma vez que os resultados desta reunião poderiam afetar substancialmente os interesses públicos.

Os membros do Parlamento Europeu receiam que as propostas de reforma da UIT incluam o estabelecimento de novos mecanismos de lucro que poderiam ameaçar seriamente a natureza aberta e competitiva da Internet, elevando os preços, prejudicando a inovação e limitando o acesso.

A recomendação é um movimento político importante, uma vez que a UIT já deixou claro que qualquer mudança nos regulamentos internacionais tenham apoio unânime. “Qualquer coisa que um único país não aceitar, não irá passar”, disse à BBC, meses atrás, o secretário-geral da ITU, Dr. Hamadoun Toure.

Já no nosso parlamento…

Depois da votação do Marco Civil ter sido adiada pela quinta vez no Plenário da Câmara, sem data para voltar à agenda, alguns deputados continuam insistindo na tese equivocada de que o princípio de neutralidade, conforme o disposto no texto do relator, deputado Alessando Molon (PT/RJ), impede que o consumidor contrate pacotes de dados com velocidades diferenciados, de acordo com suas necessidades. Não é verdade. O que a neutralidade impede é que sejam é que os provedores de acesso possam vender pacotes de acesso como os da TV por assinatura, discriminando (e degradando) o tráfego de provedores de conteúdos que não forem seus parceiros comerciais. (Ver gráfico na fonte)

A neutralidade da rede é importante para garantir que a internet continue sendo um espaço democrático e aberto. A Internet tem sua utilidade maximizada quando trata todo o conteúdo, sites e plataformas igualmente, permitindo à rede entregar qualquer tipo de informação e suportar qualquer tipo de aplicação. Se o princípio de neutralidade não for rigorosamente definido e garantido o futuro da Internet será tornar-se um conjunto de redes isoladas e com características e serviços distintos, onde o usuário poderá não ter, necessariamente, a escolha que deseja.

Sem a neutralidade, fica comprometida a liberdade de escolha do usuário, a livre concorrência na rede e a possibilidade de inovação.

Você gostaria de ver a sua Internet sendo tratada como uma TV por assinatura?

@@@

PS: Em 2010 os Estados Unidos discutiu muito a neutralidade. O infográfico abaixo resume essa discussão (Ver gráfico na fonte).