WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2013 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.


07/06/13

• "Por do sol" da tecnologia "iDEN" nos EUA + Como funciona um "telefone" Nextel

Olá, "WirelessBR" e "telecomHall Brasil"!

01.
Notícia interessante sobre o fim do "iDEN" nos EUA.  "iDEN" é a tecnologia dos "rádio em mão dupla" da Nextel.

Ambientação rápida com recortes da mídia:

"A sigla "iDEN" significa Integrated Digital Enhanced Network (Rede Digital Integrada Avançada) e é um dos sistemas de rede celular mais populares em uso atualmente. O recurso mais conhecido da iDEN é o rádio em mão dupla, que emite um bipe característico quando ativado. Vários países possuem redes celulares de iDEN ativas, incluindo o Brasil. A rede de iDEN utilizada no Brasil é a Nextel."

"Nos Estados Unidos, a Sprint Nextel dará início a partir de julho a um dos maiores programas de reciclagem de rede móvel do mundo. É que 29 de junho será o último dia de operação da rede iDEN da companhia, que será desativada para implementação da tecnologia de quarta geração, na mesma frequência de 800 MHz que hoje funciona a tecnologia iDEN."

"Com o desligamento da rede, a Sprint deve reciclar em torno de 45 mil toneladas de equipamentos e peças, incluindo cabos, baterias e todos os apetrechos que compõem as estações radiobase. A estimativa da empresa é que o desligamento da rede iDEN se traduza no desmantelamento de cerca de 30.000 sites ocupados com a tecnologia."

Texto de 2010:
"Depois de rumores de venda da rede IDEN, a Sprint Nextel decretou o fim da tecnologia no mercado americano. A operadora tem planos de migrar todos os asssinantes para CDMA, pondo fim ao legado do IDEN herdado quando da fusão com a Nextel. No processo de atualização da rede para CDMA, Alcatel-Lucent, Ericsson e Samsung dividiram o território americano em partes iguais. O objetivo é instalar estações radiobase multimode, que operam em todas as faixas de frequência detidas pela Sprint: 800 MHz, 1,9 GHz e 2,5 GHz, operado pela sua controlada Clearwire."

02.
Matérias transcritas mais abaixo:

Leia na Fonte: Mobilidade e Negócios
[06/06/13]  Sprint confirma desligamento da rede iDEN em 30 de junho

Leia na Fonte: Mobilidade e Negócios
[07/12/10Sprint decreta o fim da rede IDEN nos EUA

Leia na Fonte: eHow Brasil
O que é uma rede iDEN? - por Rex Molder

Leia na Fonte: Como tudo funciona
Como funciona o recurso walkie-talkie em um telefone Nextel?

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Portal WirelessBRASIL

------------------------------

Leia na Fonte: Mobilidade e Negócios
[06/06/13]  Sprint confirma desligamento da rede iDEN em 30 de junho

Cerca de 30 mil sites serão desmobilizados para dar lugar à rede 4G

Nos Estados Unidos, a Sprint Nextel dará início a partir de julho a um dos maiores programas de reciclagem de rede móvel do mundo. É que 29 de junho será o último dia de operação da rede iDEN da companhia, que será desativada para implementação da tecnologia de quarta geração, na mesma frequência de 800 MHz que hoje funciona a tecnologia iDEN.

Ao longo do último ano, a Sprint enviou uma série de comunicados aos assinantes, avisando que a solução, que inclui o sistema push-to-talk, sairá do ar ao final de junho. Agora, a empresa está confirmando o desligamento, como planejado no Network Vision Plan, anunciado no final de 2010. A opção aos clientes é migrar para o Sprint Direct Connect, serviço que também contempla o PTT e funciona em tecnologia CDMA, de terceira geração.

Para os brasileiros acostumados a usar o serviço da Nextel nos Estados Unidos e no Canadá a operadora brasileira já havia anunciado a compatibilidade entre os serviços. Assim, os clientes Nextel iDEN poderão usar, a partir de ligações do Brasil, o serviço PTT com os clientes do novo serviço 3G Sprint nos EUA e Canadá.

Com o desligamento da rede, a Sprint deve reciclar em torno de 45 mil toneladas de equipamentos e peças, incluindo cabos, baterias e todos os apetrechos que compõem as estações radiobase. A estimativa da empresa é que o desligamento da rede iDEN se traduza no desmantelamento de cerca de 30.000 sites ocupados com a tecnologia.

---------------------------------

Leia na Fonte: Mobilidade e Negócios
[07/12/10Sprint decreta o fim da rede IDEN nos EUA

Decisão levanta questionamentos sobre o futuro da tecnologia

Depois de rumores de venda da rede IDEN, a Sprint Nextel decretou o fim da tecnologia no mercado americano. A operadora tem planos de migrar todos os asssinantes para CDMA, pondo fim ao legado do IDEN herdado quando da fusão com a Nextel. No processo de atualização da rede para CDMA, Alcatel-Lucent, Ericsson e Samsung dividiram o território americano em partes iguais. O objetivo é instalar estações radiobase multimode, que operam em todas as faixas de frequência detidas pela Sprint: 800 MHz, 1,9 GHz e 2,5 GHz, operado pela sua controlada Clearwire.

A troca começa em 2011 e a expectativa é eliminar toda a rede IDEN até 2013. O processo manterá o aplicativo push-to-talk (PTT), que permite a comunicação entre terminais da mesma rede via chamada de rádio e a custo zero para o assinante. A intenção é integrar o PTT à banda larga e aos smartphones e outros dispositivos.

A Sprint Nextel não mantém relação acionária com a NII Holding, controladora da Nextel, que mantém operações com IDEN em cinco países latino americanos, entre os quais o Brasil. O fim do IDEN nos Estados Unidos certamente levanta questionamentos sobre o futuro da tecnologia, cujo proprietário é a Motorola, fornecedor que atravessa um período de dificuldades e procura se reinventar para continuar no mercado.

A NII Holding e a Motorola têm um contrato de comprometimento com o IDEN até o final de 2011. No Brasil, a Nextel tenta seguir os passos do que já vem fazendo em outros mercados da América Latina, onde vem lançando redes de terceira geração para operação em conjunto com o IDEN. A entrada da operadora na 3G, e em consequência no Serviço Móvel Celular (SMP), pode acontecer com a compra das frequências da banda H, cuja entrega das propostas de preço está marcada para esta quinta-feira, 9, se as operadoras celulares não suspenderem o processo na Justiça. Elas querem o direito de participar do leilão, cujas regras admitem somente novos entrantes. As empresas já estabelecidas poderão adquirir o espectro apenas se não houver novos interessados.

----------------------------------------

Leia na Fonte: eHow Brasil
O que é uma rede iDEN? - por Rex Molder

Traduzido por Fernanda Lemi

O que é uma rede iDEN?

A sigla "iDEN" significa Integrated Digital Enhanced Network (Rede Digital Integrada Avançada) e é um dos sistemas de rede celular mais populares em uso atualmente. O recurso mais conhecido da iDEN é o rádio em mão dupla, que emite um bipe característico quando ativado. Vários países possuem redes celulares de iDEN ativas, incluindo o Brasil. A rede de iDEN utilizada no Brasil é a Nextel.

Visão geral sobre a iDEN

A corporação Motorola desenvolveu o sistema iDEN e, consequentemente, foi o primeiro fabricante de equipamentos compatíveis. A rede iDEN suporta voz digital, rádio em mão dupla, serviços de "pager" alfanumérico, mensagens de texto e dados, apesar de a transmissão de dados ser lenta quando comparada com outros tipos de redes sem fios. A rede é baseada na arquitetura de Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo (TDMA) e opera nos alcances de frequências 800MHz, 900MHZ e 1.5 GHz. A TDMA, também utilizada em redes do Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM), permite que os usuários operem na mesma frequência, alternando os intervalos de tempo. Assim como ocorre com as redes GSM, os dispositivos iDEN funcionam através do uso de um cartão SIM, apesar de a maioria dos telefones iDEN não serem compatíveis com as redes GSM.

Redes iDEN

A Nextel construiu a maior rede iDEN nos Estados Unidos. A Sprint comprou a Nextel em 2005, junto com a subsidiária pré-paga da Nextel, a Boost Mobile. A Sprint anunciou que iria eliminar gradativamente a rede iDEN e substituí-la pela arquitetura CDMA da empresa. A iDEN também é popular em vários outros países, incluindo o Canadá e o México, onde a Sprint / Nextel mantém um acordo com provedores de rede, permitindo que os seus clientes as utilizem. Além do Brasil, outros países com grandes redes iDEN incluem o Japão, a Arábia Saudita, a China, Israel e as Filipinas.

O rádio iDEN

O recurso de rádio "push-to-talk" (aperte para falar) é chamado de Direct-Connect (Conexão direta) pela Nextel e é o recurso que diferencia a iDEN das outras tecnologias de rede celular. Utilizando esse recurso de rádio, também conhecido como "walkie-talkie", os usuários pode se conectar rapidamente com outros clientes da rede iDEN. A maior desvantagem desse recurso é que ele é "half-duplex", que significa que somente uma pessoa por vez pode falar. O recurso tornou-se especialmente popular para negócios que precisam conectar vários funcionários ao mesmo tempo com rapidez, que é possível na iDEN utilizando o recurso de conferência em grupo.

Equipamento iDEN

A Motorola desenvolveu o sistema iDEN e é a maior fabricante de dispositivos desse tipo. Os telefones dessa empresa que podem funcionar na rede iDEN possuem modelos que começam com a letra "i", seguidos por um número. A Motorola também oferece smartphones iDEN que utilizam o sistema operacional Android, do Google. Apesar do anúncio da Sprint de eliminar sua rede iDEN, a Motorola afirmou que iria continuar a desenvolver dispositivos iDEN para uso em outras redes. A RIM (Research in Motion -- Pesquisa em movimento) agora oferece vários modelos novos do seu smartphone Blackberry para uso na rede iDEN da Sprint / Nextel.

-------------------------------------------

Leia na Fonte: Como tudo funciona
Como funciona o recurso walkie-talkie em um telefone Nextel?

Os telefones Nextel oferecem um serviço chamado Direct Connect (Conexão Direta) que permite apertar um único botão e conectar-se com outro usuário Nextel. Esse serviço é gratuito, contanto que o outro usuário esteja na área de cobertura local. É possível até especificar um grupo de usuários Nextel (até 100) com os quais se pode conectar de uma vez, similar a um rádio móvel como os que a polícia ou as empresas de táxi utilizam. Isso torna a Nextel um provedor bastante popular para empresas com mão-de-obra móveis, como em obras de construção.

A Nextel é única dentre os provedores desse serviço, porque possui uma rede celular especial totalmente separada que possui suas próprias freqüências e equipamentos, além da rede celular normal compartilhada com outros provedores. Essa rede é baseada na Rede Digital Integrada Avançada (iDEN) da Motorola e torna o Direct Connect possível. Ela utiliza a parte de 800 MHz do espectro de rádio atribuído ao serviço de rádio móvel especializado (SMR). A Nextel adquiriu um amplo segmento dessas freqüências em um número singificativo dos mercados de serviço celular nacional e internacional.

O iDEN utiliza a tecnologia TDMA para dividir uma freqüência de 25 KHz em seis espaços de tempo separados. Usando uma combinação de sinais semi-duplex e duplex, a iDEN consegue oferecer:

• comunicações normais por voz via telefone celular;
• mensagens - pager, e-mail;
• rádio digital de duas vias (um-para-um e grupo) - esse é o recurso chamada via rádio;
• serviços de dados - Web sem fio e redes particulares.

O serviço de rádio digital de duas vias utiliza um sinal semi-duplex. Um telefone celular normal utiliza duas freqüências separadas, uma para enviar e uma para receber, para cada chamada enquanto uma chamada Direct Connect utiliza somente uma freqüência. O Direct Connect conta com a tecnologia comprovada Push To Talk (PTT), comumente utilizada em sistemas de rádio móvel. A PPT requer que a pressoa que fala pressione um botão enquanto fala, e solte quando pára de falar. O ouvinte, então, pressiona seu botão para responder. Dessa forma, o sistema sabe para qual direção o sinal deve ir. Para ativar o Direct Connect, a Nextel configura seu telefone para utilizar um serviço de chamadas móvel para chegar à pessoa ou às pessoas especificadas. Essa pessoa (ou grupo) deve utilizar o serviço Nextel também. Quando você faz uma chamada Direct Connect para alguém, eis o que acontece:

• você aperta o botão Direct Connect, que está configurado com o(s) número(s) da pessoa (ou grupo) que está chamando;
• seu telefone estabelece uma sessão com a rede Nextel baseada em iDEN;
• a rede determina que isso é uma chamada móvel (Direct Connect) em vez de uma chamada de interconexão (uma chamada normal por telefone celular);
• em seguida, a rede determina se a chamada é de um-para-um ou para um grupo. Se for uma chamada de grupo, a rede duplica os pacotes de voz digital para cada telefone do grupo;
• a rede roteia os pacotes para o telefone (ou telefones) da pessoa (ou do grupo) que está chamando;
• seus telefones os alerta quando receberem uma chamada Direct Connect;
• eles atendem à chamada pressionando o botão Talk (falar). Quem pressionar o botão, independentemente de ser uma chamada de um-para-um ou de grupo, é quem fala;
• a chamada é completada e todos se desconectam.

Como você pode ver, o recurso Direct Connect ainda conta com tecnologia celular para conectar-se ao(s) receptor(es). Um rádio de estilo "walkie talkie" normal de duas vias somente irá funcionar se os rádios estiverem dentro de uma determinada distância um do outro. Sistemas que utilizam o recurso Direct Connect podem se comunicar em qualquer lugar dentro da área de serviço especificada pela Nextel, tipicamente uma área urbana ampla ou até em um estado inteiro.