WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2014 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.


29/01/14

• "Wi-Fi para desafogar o tráfego de dados" (2) - "Para Vivo, Wi-Fi é alternativa, não solução para conexão" + Coleção de matérias do Tele.Síntese

Olá, "WirelessBR" e "telecomHall Brasil"!

01.
O "post" anterior sobre o tema está aqui:
25/01/14
"Caladão" nos estádios da Copa + "Rolezinho" sobre o tema "Wi-Fi para desafogar o tráfego de dados" (1)

02.
Transcrevo abaixo esta notícia:
Leia na Fonte: Convergência Digital
[27/01/14]  Copa 2014: Para Vivo, Wi-Fi é alternativa, não solução para conexão - por Ana Paula Lobo
Recorte:
(...)
""Sabemos que o Wi-Fi é uma alternativa, mas não resolverá questões de qualidade. Nossa grande aposta é o 4G. Ele vai dar qualidade aos serviços nos estádios, mas precisamos acelerar os acordos para termos voz e dados com garantia", sustentou Valente.
Ainda para o presidente da Vivo, o 4G será o diferencial, mas a cobertura se concentrará na oferta do 3G - uma vez que há questões de compatibilidade com as frequências do 4G, principalmente com os celulares dos Estados Unidos - que funcionam em 700 MHz. "O 3G será o grande roaming natural nos estádios e nos locais de aglomeração para os jogos"."

03.
No embalo, vale conferir esta matéria recente:
Leia na Fonte: Teletime
[24/01/14]  Projeto Wi-Fi Livre da prefeitura de São Paulo tem primeira praça inaugurada

04.
O "post" anterior gerou uma pequena mas preciosa repercussão em "pvt".
Com forte estímulo do José Roberto S. Pinto, muito interessado no tema, dou início aos trabalhos para criação de mais uma "página temática".   :-)
Mais abaixo estão 48 resultados, ainda não selecionados, referentes à pesquisa do termo "Wi-Fi" no Portal Tele.Síntese.

O primeiro item da relação é esta matéria de hoje: Bernardo garante que arenas terão serviço de telecomunicação adequado na Copa (não transcrita)

Então, já podemos dormir tranquilos: o maridão da D. Gleisi garantiu, tá garantido!  :-)

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Portal WirelessBRASIL


Leia na Fonte: Convergência Digital
[27/01/14]  Copa 2014: Para Vivo, Wi-Fi é alternativa, não solução para conexão - por Ana Paula Lobo

Mais uma vez, a Campus Party - que chega a sua 7ª edição - não terá Wi-Fi aberto, apesar de disponibilizar uma internet ultraveloz com 40 Gbps (gigabits por segundo), que é compartilhada pelos participantes via cabos de rede. O diretor de rede da Vivo, Ari Falarini, aproveitou coletiva de imprensa, realizada nesta segunda-feira, 27/10, para explicar o porquê da restrição ao Wi-Fi.

"O Wi-Fi é uma rede que tem muita interferência. E poderia haver uma grande perda de sinal já que há outras redes ( de operadoras com os celulares dos campuseiros) funcionando. Além do que, o Wi-fi é uma frequência não licenciada. Não dá para garantir qualidade. Temos um piloto de Wi-Fi, mas acreditamos que a fibra é a melhor alternativa para os campuseiros", explicou.

Indagado do porquê de as teles estarem travando uma batalha com as administrações dos estádios da Copa 2014 para implantar redes Wi-Fi - como divulgado pelo diretor-executivo do SindiTelebrasil, Eduardo Levy, na semana passada - o presidente da Vivo, Antonio Carlos Valente, explicou que a rede Wi-Fi é necessária para desafogar o tráfego das redes 3G e 4G, mas admite que ela não é a solução.

"Sabemos que o Wi-Fi é uma alternativa, mas não resolverá questões de qualidade. Nossa grande aposta é o 4G. Ele vai dar qualidade aos serviços nos estádios, mas precisamos acelerar os acordos para termos voz e dados com garantia", sustentou Valente.

Ainda para o presidente da Vivo, o 4G será o diferencial, mas a cobertura se concentrará na oferta do 3G - uma vez que há questões de compatibilidade com as frequências do 4G, principalmente com os celulares dos Estados Unidos - que funcionam em 700 MHz. "O 3G será o grande roaming natural nos estádios e nos locais de aglomeração para os jogos".

------------------------------------

Leia na Fonte: Teletime
[24/01/14]  Projeto Wi-Fi Livre da prefeitura de São Paulo tem primeira praça inaugurada

Apesar de já contar com um ponto de acesso na Biblioteca Mario de Andrade, no Centro da capital paulista, o programa de Wi-Fi Livre da Prefeitura de São Paulo começou de fato nesta sexta-feira, 24, com o lançamento do serviço no Pátio do Colégio e na Praça Dilva Gomes, ambiente da Cohab 1, em Artur Alvim, Zona Leste da cidade. Os dois pontos foram instalados pela Wireless Comm Services (WCS), empresa brasileira ganhadora de dois dos quatro lotes do pregão eletrônico realizado em outubro (no valor de R$ 30 milhões, com três anos de vigência e possibilidade de ser prorrogado por mais dois anos).

Segundo o diretor nacional de voice services da WCS, José Antônio Soares, a empresa está acostumada a fornecer esse tipo de serviço, já que ela é uma provedora de acesso wireless. Mas isso não significa que não haja desafios no projeto, como o cuidado com a poluição visual e conjuntos arquitetônicos tombados, como foi o caso do Pátio do Colégio, lugar onde foi levantada a primeira construção da cidade de São Paulo. "Fazer processo de radiofrequência em uma condição dessas, fornecendo o rádio sem agredir o patrimônio, é um desafio. O Pátio foi um bom piloto em relação a isso, ninguém descobriu onde as antenas foram colocadas", explica Soares. Na verdade, os pontos de acesso foram instalados de maneira discreta no alto de um prédio próximo.

No local, para garantir o acesso gratuito na velocidade de 512 kbps por usuário, a WCS instalou um link de 25 Mbps, o que permite oferecer o Wi-Fi até a 50 usuários simultâneos, conforme as regras do edital. Cada local é dimensionado e terá variações de capacidade. A companhia conta com 500 focos POP interligados em seu backbone, com um centro de operações que funciona 24 horas todos os dias para monitoramento e manutenção. A medição de qualidade está a cargo da empresa de tecnologia da informação e da comunicação do município, Prodan.

Já no caso da Cohab 1, o desafio foi outro: convencer a população de que o serviço era real. Segundo o diretor da empresa, a Praça Dilva Gomes tem uma boa área de acessibilidade e não mostrou tantas dificuldades físicas para implantação, então o problema foi esclarecer o cidadão. A prefeitura e a WCS estão tentando solucionar isso fazendo panfletagem para oferecer o serviço, que mostra grande potencial de uso na região. "A gente acredita que o maior público será na Zona Leste, e esse desafio (da informação) será facilmente coberto. O morador de lá usa muito a Internet, ele se movimenta muito na cidade, pois mora lá, mas trabalha nas áreas centrais. Isso faz com que ele tenha a cultura necessária para um projeto desses", detalha.

Futuro próximo

O próximo passo será chegar, até junho deste ano, à meta de 60 pontos iluminados em São Paulo. "A WCS é nacional e tem capital próprio, temos muito orgulho de participar do maior projeto de inclusão social da América Latina", alega José Soares. Ele se mostra particularmente animado com a oferta do serviço na Av. Paulista, no Masp (a empresa também iluminará pontos turísticos como o Mercadão e a Praça da Sé). "O projeto está sendo feito pela prefeitura, WCS e pela Prodan para conseguir chegar com sinal de radiofrequência sem arranhar a disposição do Masp, onde não pode instalar antena. Estamos estudando a viabilidade, se irão instalar postes para isso ou se vão utilizar estrutura própria", diz ele.

Outro desafio é lidar com a interferência na região, especialmente na faixa de 2,4 GHz, a mais utilizada por roteadores domésticos. "Vamos fazer o cruzamento de potência, ganho e benefício. Colocaremos rádios específicos para outdoor e antena para ganho efetivo, então não adianta colocar muito ganho, se não aumentamos o problema. E usamos um rádio para estrutura outdoor."

-----------------------------------------------

Pesquisa no Portal Tele.Síntese

1. Bernardo garante que arenas terão serviço de telecomunicação adequado na Copa
(Plantão em Destaque)
... as redes. Em outros estados, cujas redes já estão prontas, a dificuldade das teles é para implantação de uma rede wi-fi, de uso gratuito, para escoar o grande tráfego de dados que ocorre em eventos como ...
Criado em 29 Janeiro 2014

2. Sky inicia oferta de banda larga em Alagoas
(Plantão)
... – 2MB e 4MB. Computadores e outros dispositivos poderão ser conectados sem fio, via wi-fi ou com cabo ethernet.    O SKY Banda Larga já está disponível no Distrito Federal e em mais de 10 cidades ...
Criado em 22 Janeiro 2014

3. Teles avisam que rede de celular nos estádios de São Paulo e Curitiba corre risco de não sair
(Plantão)
As operadoras também não conseguem fechar o acordo para a antena Wi-Fi As operadoras de telefonia móvel e administradores de seis estádios de futebol onde ocorrerão os jogos da Copa do Mundo ainda ...
Criado em 21 Janeiro 2014

4. NET é patrocinadora do Carnaval de Salvador
(Das Empresas)
... de internet Wi-Fi ao longo do percurso. Ainda, a prefeitura de Salvador terá espaços no canal NET Cidade, com alcance em toda a base de clientes da operadora, para divulgar o turismo de Salvador em ...
Criado em 13 Janeiro 2014

5. Ministério e Anatel iniciam debate para atualização do PGMU
(Plantão)
... de acesso wi-fi, que considera mais vantajoso para os usuários. As sugestões apresentadas também servirão para nortear os debates sobre a revisão dos contratos de concessão, prevista para ocorrer em ...
Criado em 08 Janeiro 2014

6. Oi alcança mais de 500 mil hotspots com antena WiFi
(Plantão)
... Clientes de outras operadoras do Brasil e do exterior, que tiverem um aparelho com tecnologia wi-fi, também poderão experimentar gratuitamente o serviço durante 15 minutos. Após esse período, os usuários ...
Criado em 20 Dezembro 2013

7. Oi registra 1,7 milhão de downloads de apps de serviços  
(Das Empresas)
... de líder em wi-fi no Brasil. O Oi Spot, serviço colaborativo da companhia, visa captar e usar as percepções dos usuários sobre os serviços de voz, internet e mensagens via celular. Com o Oi Spot, os usuários ...
Criado em 19 Dezembro 2013

8. Vivo e Rede lançam solução para transformar celular em POS
(Plantão)
...  A operadora entende que a solução é adequada a profissionais liberais, autônomos, microempresários e pequenos lojistas. O dispositivo é conectado a smartphones e tablets e utiliza redes Wi-Fi ou ...
Criado em 13 Dezembro 2013

9. Amdocs lança sistemas para small cells e WiFi
(Das Empresas)
... Solution, um Wi-Fi offload inteligente. Como o crescente aumento do volume e tráfego de dados móveis, os prestadores de serviços enfrentam um desafio enorme com relação à capacidade de suas redes. Para ...
Criado em 11 Dezembro 2013

10. Royalties do pré-sal são oportunidades para Cisco, avalia presidente
(Plantão)
... com a Flextronics, em Sorocaba, de roteadores, três modelos de switches, que devem ser seis em breve. Ainda este mês, entrará em produção uma linha de access points Wi-fi.   ...
Criado em 11 Dezembro 2013

11. Tecnologia do CPqD é usada em balão da banda largaa
(Das Empresas)
... no balão, compondo, assim, o backhaul (com conexão à nuvem da internet). No acesso, a conexão utilizada segue o padrão Wi-Fi, com equipamentos fornecidos por uma empresa nacional localizada em São José ...
Criado em 29 Novembro 2013

12. Huawei anuncia segundo smartphone produzido no Brasil
(Plantão)
... nas frequências GSM de 850/900/1800/1900 MHz, possui bluetooth, Wi-Fi e GPS.   O Huawei Ascend G506 está disponível nas cores preto e branco ao preço sugerido de R$ 649 e será inicialmente comercializado ...
Criado em 25 Novembro 2013

13. MediaTek lança chip de oito núcleos
(Plantão)
... também incorpora o modem celular multi-modo da MediaTek e possui capacidade total de conectividade para Wi-Fi dual-band 801.11n, suportando os mais recentes recursos como Miracast, bem como Bluetooth, ...
Criado em 21 Novembro 2013

14. TIM WiFi chega a oito bairros de São Paulo
(Plantão)
... Santa Cecília, Tatuapé e Perdizes passaram a contar com a Rede TIM Wi-Fi, somando se aos oito bairros já cobertos pelo serviço: Liberdade, Moema, Vila Madalena, Jardim Paulista, Santa Cruz, Cerqueira César, ...
Criado em 08 Novembro 2013

15. Vivo, TIM e Oi descumprem metas de velocidade na banda larga móvel
(Plantão)
... sustenta a operadora. A Oi ressaltou ainda que complementou sua cobertura de banda larga móvel com o lançamento da rede Oi wi-fi, que hoje é a maior rede pública sem fio no Brasil com mais de 319 mil ...
Criado em 25 Outubro 2013

16. Relatório destaca rapidez da implantação da 4G
(Plantão)
... não forem disponibilizadas. Outra constatação do documento é de que a tecnologia Wi-Fi é cada vez mais importante como meio para aumentar a capacidade de dados. As inovações nessa área incluem maior ...
Criado em 26 Agosto 2013

17. Ruckus contrata gerentes de vendas para América Latina
(Das Empresas)
... serão responsáveis por vendas, ampliação das redes de canais e estabelecimento de sistemas de suporte para soluções Smart Wi-Fi da Ruckus. Rodrigo Alba tem experiência em vendas corporativas e comercialização ...
Criado em 20 Agosto 2013

18. TIM ativa WiFi em mais três aeroportos brasileiros
(Plantão)
A rede de hotspots da TIM está presente em 22 aeroportos, incluindo os novos A TIM ativou redes WiFi nos aeroportos de Aracaju (SE), Campo de Marte (SP) e Uberlândia (MG). No total, o TIM Wi-Fi ...
Criado em 09 Agosto 2013

19. Seae e operadoras veem dificuldades técnicas para localização de celulares
(Plantão)
... usuário em diferentes sistemas operacionais, aos cartões SIM em tecnologia GSM e ao wi-fi para dispor de tecnologia handset. Operadoras As operadoras celulares também têm críticas à proposta, cuja ...
Criado em 31 Julho 2013

20. Qualcomm e Alcatel-Lucent unem-se por small cells
(Plantão)
As duas empresas vão desenvolver em conjunto estações rádio-bases para 3G, 4G e redes Wi-Fi A fabricante franco-americana, Alcatel-Lucent, e a norte-americana Qualcomm anunciaram a concretização de ...

21. Teles reforçam redes para a Jornada Mundial da Juventude
(Plantão)
Foram instaladas 50 novas antenas, feita a ampliação do sistema wi-fi e aumento da capacidade das fibras ópticas para escoamento do tráfego da dados intenso previsto. As operadoras celulares reforçaram ...
Criado em 22 Julho 2013

22. As tecnologias estão prontas para apoiar o avanço da banda larga móvel no Brasil
(artigos do leitor)
... Wi-Fi. Além de melhorar a qualidade do sinal especialmente em ambientes indoor, as small cells executarão a tarefa complementar de desafogar o alto tráfego das ERBs convencionais (macrocélulas), principalmente ...
Criado em 22 Julho 2013

23. Rede Wifi da Claro foi usada por 500 mil usuários, em dois meses de operação
(Plantão)
Operadora do grupo América Móvil conta com 6 mil pontos espalhados por nove cidades. Fortaleza é a próxima Dois meses após o lançamento do Claro Wi-Fi Max, a operadora informou que se conectaram um ...
Criado em 18 Julho 2013

24. Linktel pede mais atenção do governo para ampliar rede wi-fi
(Plantão)
Empresa reclama dos custos dos equipamentos que chegam muito caro ao país Maior detentora independente de hotspots, a Linktel que avançar rapidamente na ampliação de sua rede wi-fi no Brasil. O objetivo ...
Criado em 12 Julho 2013

25. Ruckus Wireless contrata novo gerente de vendas regional
(Das Empresas)
A Ruckus Wireless Inc. anunciou a contratação do executivo Ulisses Pimentel para ocupar o cargo de gerente regional de vendas na linha de negócios de soluções Wi-Fi para o mercado corporativo. O ...
Criado em 04 Julho 2013

26. Copa das Confederações gerou 4,6 milhões de comunicações de dados
(Plantão)
... áreas da imprensa internacional, ticket centers e instalações oficiais das delegações, com serviços suportados por fibras ópticas redundantes, para transmissão de imagem, banda larga fixa, wi-fi, instalações ...
Criado em 03 Julho 2013

27. Apenas 14,3% dos municípios brasileiros têm redes wi-fi
(Plantão)
Em 13,5% dos municípios o acesso é gratuito   Em 2012, 795 cidades ou 14,3% dos municípios brasileiros ofereciam o acesso à internet via conexão wi-fi. Em 744 (13,4%) deles o acesso é gratuito, ...
Criado em 03 Julho 2013

28. Linktel instalará rede wi-fi no aeroporto de Guarulhos (SP)
(Plantão)
... do Brasil, para que a empresa utilize sua infraestrutura de telecomunicações na oferta de acesso à internet aos passageiros, por meio da tecnologia wi-fi, nas faixas de frequências de 2.400 MHz a 2.483,5 ...
Criado em 26 Junho 2013

29. CCE, agora parte da Lenovo, avança em dispositivos móveis e busca vice-liderança
(Plantão)
... 4.1 Jelly Bean e 4GB de Flash e 1GB de RAM. A tela HD tem 5", a tela traseira 8MP e a frontal 2MP. O equipamento é dual chip, Wi-Fi e bluetooth.  A CCE, no entanto, pretende lançar equipamentos com ...
Criado em 25 Junho 2013

30. iPad Mini chega na Claro por R$ 1,8 mil com pacote de serviço 3G  
(Plantão)
... 16 GB de armazenamento e conexões Wi-Fi e 3G, já com o plano de 1 GB da Claro. Nos EUA, o mesmo modelo sai por US$ 459, cerca de R$ 1.030.   No plano pré-pago, o tablet custa R$ 1.350. A operadora ...
Criado em 24 Junho 2013

31.  Ruckus vai fornecer WiFi "inteligente" para Sprint  
(Das Empresas)
... demanda por soluções Wi-Fi com maior capacidade e suportar a explosão de dispositivos inteligentes conectados às redes corporativas. De acordo com a parceria, a Sprint CNS é responsável pelo fornecimento ...
Criado em 06 Junho 2013

32. Teles agora correm para atender demandas adicionais da Fifa
(Plantão)
... ficou com Brasília e Fortaleza; a Claro, com Recife e Salvador; e a Oi, com Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Wi-Fi O presidente da Telefônica Vivo descartou o compartilhamento das redes WiFi agora, ...
Criado em 22 Maio 2013

33. Compartilhamento Oi/TIM não reduz conflito por EILD entre prestadoras
(Plantão)
... em compartilhar os pontos de wi-fi, assim como a rede 4G na faixa de 700 MHz, que ainda será leiloada. “Linha dedicada nós vamos buscar no mercado”, afirmou. O acordo atual entre as operadoras já está ...
Criado em 21 Maio 2013

34. Ericsson anuncia soluções de WiFi compatíveis com 3GPP
(Das Empresas)
A Ericsson anunciou nesta terça-feira (21) suas soluções de acesso, controle e gerenciamento de redes Wi-Fi compatíveis com 3GPP, de forma que as operadoras possam as incorporar como parte da estratégia ...
Criado em 21 Maio 2013

35. Consulta a hotspots de acesso a web já pode ser feita na página da Anatel
(Plantão)
A localização georreferenciada de cada ponto wi-fi foi incluída no sistema “Fique Ligado” da agência, que já traz dados sobre orelhões. Os pontos de acesso a internet que usam a tecnologia wi-fi agora ...
Criado em 16 Maio 2013

36. Oi e empresas América Móvil no Brasil apresentam avanços no número de hotspots
(Plantão)
... (Claro, NET e Embratel) anunciaram nesta quinta-feira (16) que a rede Wi-Fi compartilhada entre as empresas locais do grupo, batizada de Claro WiFi Max e NET Vírtua WiFi, já conta com 6 mil hotspots em ...
Criado em 16 Maio 2013

37. Tim ativa rede WiFi no aeroporto de Jacarepaguá  
(Das Empresas)
... Wi-Fi permite ao usuário uma melhor experiência de internet sem fio, em complemento à rede 3G da operadora. (Da redação)  ...
Criado em 03 Maio 2013

38. Nokia lança celular Asha com botão WhatsApp
(Plantão)
Aparelho permite acesso a redes Wi-Fi, para usuários que não dispõe de pacotes de dados A Nokia lançou nesta quarta-feira (24) um novo modelo da linha Asha, que conta com aparelhos com teclado físico ...
Criado em 24 Abril 2013

39. Google é multado na Alemanha por captação de dados de redes wireless
(Plantão)
... sinais de redes Wi-Fi, enquanto tirava fotografias para o serviço Street View. Segundo o regulador, o Google capturou grandes quantidade de dados pessoais como e-mails, senhas, fotos e protolos de bate-papos ...
Criado em 22 Abril 2013

40. KakaoTalk, app de plataforma aberta para mensagens e ligações IP no smartphone, chega ao Brasil
(Das Empresas)
... 4G ou Wi-Fi. O KakaoTalk é uma plataforma aberta que permite a integração de aplicativos e conteúdos de outras empresas, como emoticons, stickers, temas, jogos e utilitários. Também por ser uma plataforma ...

41. Com MultiVivo, Telefônica foca na conexão de tablets
(Plantão)
... dependem de redes Wi-Fi para conectá-los, apesar de 80% dos usuários de tablets declararem o desejo de terem uma conexão móvel, conforme pesquisa realizada pela própria Vivo. Este cenário demonstra o potencial ...
Criado em 15 Abril 2013

42. MiniCom publica regras de desoneração do smartphone e iPhone com LTE da Apple está fora do benefício
(Plantão)
... de transmissão de dados superior; II - suporte à conexão no padrão IEEE 802.11 (Wi-fi); III - aplicativo de navegação (recebimento, apresentação e envio de informações) na World Wide Web que permita o ...
Criado em 11 Abril 2013

43. Nextel e Motorola Mobility lançam aparelho com nova solução push-to-talk no México
(Plantão)
... quarta-feira (10), no México. A solução pode ser usada em redes Wi-Fi em todo o mundo, além de ser utilizada na rede da Nextel. "Isto [o lançamneto] não só representa um marco importante em nossa parceria ...
Criado em 10 Abril 2013

44. Renúncia com desoneração de smartphone será de R$ 500 milhões/ano
(Plantão)
... as características técnicas necessárias do celular, que deverão constar do ato do MiniCom, estão o wi-fi, aplicativo de navegação e de correio eletrônico, sistema operacional que disponibilize kit de desenvolvimento ...
Criado em 09 Abril 2013

45. Cisco anuncia intenção de adquirir Ubiquisys, fornecedora de small cells 3G e LTE
(Plantão)
... pagará aproximadamente US$ 310 milhões pelo negócio da companhia, que complementará seu portfólio de produtos Wi-Fi. De acordo com a empresa de análise Ovum, a aquisição da Ubiquisys não apenas faz ...
Criado em 03 Abril 2013

46. Vono, da GVT, agora tem aplicativo para ligações via IP em smartphones  
(Plantão)
... para smartphones que permite ao usuário do serviço usar a franquia do número fixo virtual para fazer e receber ligações de telefones móveis conectados à internet por Wi-Fi ou 3G. A proposta da VONO é ...
Criado em 27 Março 2013

47. CPqD inaugura laboratório de teste e medição de LTE, único da América Latina.
(Plantão)
... Project (3GPP) e é composta por vários produtos como antenas, dispositivos de radiofrequência, estação-base compacta, terminais LTE com interfaces para rede Wi-Fi e sistemas de gerenciamento de rede. Para ...
Criado em 19 Março 2013

48. Em 30 dias, teles entregam proposta de minuta para nova Lei de Antena em SP
(Plantão)
Prefeito Fernando Haddad se reuniu com empresas, pediu WiFi público em contrapartida e prometeu construção de galerias para cabos O Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo,e os presidentes das ...