WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  MVNO - Mobile Virtual Network Operator  -->  Índice de artigos e notícias --> 2003

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: FonteMídia/Cache do Google
[02/06/03]  Emissora de TV inicia em julho próximo a sua entrada no mercado de MVNO (Mobile Virtual Network Operator). Serviços inicialmente serão oferecidos na Europa
 
 A SmartTrust foi selecionada para fornecer a sua tecnologia para o fornecimento e gerenciamento de mobile data services para os telespectadores da MTV quando a emissora se tornar em julho próximo uma MVNO (Mobile Virtual Network Operator). Os primeiros serviços móveis pré-pagos (batizados de HELLO_MTV) serão inicialmente fornecidos na Suécia e estarão disponíveis em um SIM Card baseado em 'data services' direcionados aos fãs da MTV.
 
 Os serviços serão criados a partir da utilização da SmartTrust Delivery Platform (DP), uma plataforma OTA (over-the-air) que permite desenvolver e personalizar serviços móveis, além de fornecer todo o suporte remoto aos usuários. Os aplicativos poderão ser acessados pelo SmartTrust Wireless Internet Browser, o navegador Web para aparelhos móveis que vem se tornando padrão de mercado em vários países. Esta integração com o navegador, segundo, Lars Irenius, Diretor de Vendas para as regiões dos países Nórdicos e do Leste Europeu da SmartTrust, permitirá aos assinantes acessar os serviços MTV diretamente do menu de seu aparelho celular.
 
 Entre os serviços já anunciados pela MTV estão as notícias sobre música e seus artistas, o Hot Phone (linha direta com os VJs da emissora e artistas), a lista dos maiores downloads (Up North, Hit list UK, European Top 20, Dance Floor Chart, Top 20 e Dance Floor Chart) e links integrativos com os programadores da MTV.
 
 "Dirigido aos jovens e aficionados pela música popular, os MTV Data Services estão sendo aguardados como os serviços diferenciadores do mercado de telefonia móvel", avalia Irenius. "O HELLO_MTV é a mais nova unidade de negócios da MTV e devido ao crescimento das grandes marcas empresariais, como a MTV, será muito importante que as companhias estejam atentas e capacitadas a lançarem dinamicamente no mercado novos serviços que possam ser personalizados e gerenciados remotamente, via comunicação móvel".
 
 "A SmartTrust DP é a plataforma ideal para as operadoras móveis desenvolverem estes serviços para estas grandes companhias, assegurando grandes oportunidades de aumento de suas receitas", afirma o executivo.
 
 Lars Irenius diz também que esta nova realidade da MTV vai assegurar o fornecimento de um serviço móvel que sempre poderá ser ajustado às necessidades e preferências dos fãs da MTV, assim como garantir que os aplicativos sejam entregues e recebido pelos assinantes no exato momento em que estiverem disponíveis.
 
 A possibilidade de permitir ao público jovem maior interação com a emissora e sua programação é vista pelo vice-presidente e diretor geral da MTV da região Nórdica, Staffan Rosell, como uma das principais vantagens dos serviços móveis que serão oferecidos. "Acreditamos que esta modalidade de cartão pré-pago para os jovens será um grande sucesso", aposta o executivo. "Muitos jovens querem se atualizar com as mais últimas novidades do mundo da música e sobre o seu artista preferido, as posições de sua música preferida na lista da mais tocadas ou pedidas, assim como ter a oportunidade de interagir com a sua emissora de TV predileta, ver os shows que mais gosta e bater papo com os VJs da emissora" . Na sua avaliação, "os MTV Data Services abrem uma nova possibilidade para aumentar o relacionamento da emissora com o seu público e ampliar as suas fontes de receitas, a partir do fornecimento de serviços de voz".
 
 
 "Nós sentimos que a MTV possui uma oportunidade única para obter sucesso a partir do oferecimento destes novos serviços", avalia Anders Ingeström, CEO da Spinbox AB, que será o hospedeiro da plataforma SIM Card e gerenciador do atendimento aos assinantes usuários dos MTV Data Services, além da administração da rede de dados e de billing na nova fase da MTV como uma MVNO. "Não somente porque a MTV possui um excelente veículo de comunicação de massas, mas porque ela possui um público bem definido e lhe oferece produtos bem centrados em suas preferências e que são apropriados para serem
 acessados via comunicação móvel".
 
 A MTV é a primeira empresa não operadora de telecom a lançar serviços móveis pré-pagos. Esta entrada no mercado de MVNO é altamente inovadora, segundo avaliação de Anders Ingeström. "Estamos maravilhados com as grandes possibilidades que serão apresentadas a partir da nova realidade da emissora. Principalmente por trabalhar com a SmartTrust neste projeto grandioso, que possui experiência internacional no fornecimento de soluções para a comunicação móvel, e que atua ao lado das operadoras mais inovadoras do mundo".
 
 A tecnologia SmartTrust foi selecionada pela MTV a partir de uma parceria com a Spinbox, que foi a primeira a fornecer na Europa serviços específicos para as chamadas 'mobile virtual network operators (MVNOs)', tornando estes serviços possíveis de serem oferecidos no mercado de telefonia móvel, informa Lars Irenius. "A Spinbox oferece uma completa infraestrutura de serviços de 'outsourcing', arregimentando e incentivando grandes empresas a olharem para o potencial dos serviços móveis".
 
 Na avaliação do Diretor de Vendas para a América Latina e Caribe da SmartTrust, Alexander Dannias, esta parceria com a MTV abrirá uma real oportunidade para as a região da América Latina e Caribe, "onde em muitos países a penetração dos 'services movies' entre os jovens é altamente elevada e em fase de crescimento".
 
 Mais informações:
 
 http://www.mtv.com 
 http://www.Spinbox.com 
 http://www.smarttrust.com