WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  MVNO - Mobile Virtual Network Operator  -->  Índice de artigos e notícias --> 2007

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: e-Thesis
[18/07/07]  
Condutor de negócios - por Jana de Paula
 
 "O WiMAX é um condutor interessante para o mercado global de redes em banda larga móvel. E não só para mercados rurais e emergentes, mas, inclusive, para as grandes cidades. Em São Francisco (EUA), por exemplo, sugerimos WiMAX à Virgin Mobile, com sucesso, para atualização de redes móveis, com capacidade de oferecer serviços diferenciados".
 
 A análise é de Richard Jacowleff (foto), presidente de soluções de interconexão da Telcordia. O executivo está no Brasil para uma série de reuniões em São Paulo e Brasília sobre portabilidade numérica (PN), já que a Telcordia é forte candidata à Clearinghouse da PN no país e pretende apresentar suas soluções no processo de avaliação de propostas que será lançado pelo governo brasileiro, no final deste mês.
 
 Mas, além de fornecer solução completa de tecnologia para a Entidade Administradora de PN - que no Brasil é o consórcio privado ABR Telecom -, a Telcordia também atua em consultoria, e encara o WiMAX e as MVNO (mobile virtual network operator) como dois condutores importantes da tecnologia nos próximos anos.
 
 Segundo Jacowleff, o mundo vai mudar em quatro anos e se verá tecnologias, que hoje são chaves, assumirem papel secundário, como a telefonia de voz. "A telefonia em sua feição atual tem prazo de 10 anos", afirma o executivo. Para ele, o catalisador das mudanças é o protocolo IP, que não tem prazo para acabar e adquirirá importância crescente.
 
 Neste cenário, o WiMAX ganha importância e deve ser levado em conta sempre que se pensar em atualização de rede, seja no caso das grandes incumbents, quanto das pequenas operadoras móveis ou de provedores entrantes de segmentos IP, como VoIP e IPTV.
 
 Quanto às MVNOs, Jacowleff concorda que, como alertou o Pyramid Research, elas passam por um período de reavaliação. Mas, ele lembra que quem atravessa dificuldades nesta área foi por ter concentrado seus planos de serviços em voz. "Não é este o modelo de negócios adequado para as MVNO", alerta o executivo.
 
 Ele cita exemplos do mercado norte-americano, onde as soluções de MVNO que obtiveram sucesso foram aquelas que adotaram as redes móveis virtuais em serviços diferenciados, como controle de localização de crianças, através de serviços com GPS, bastante adotado pelos pais dos Estados Unidos. "Estas pessoas não encaram este como um serviço de telefonia, mas um serviço para encontrar crianças, ou seja, a aplicação foi tão bem sucedida que passou a definir o serviço", concluiu.