WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  MVNO - Mobile Virtual Network Operator  -->  Índice de artigos e notícias --> 2007

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: e-Thesis
[23/03/07]  Blyk: MVNO pan-européia - por Jana de Paula      
 
O ex-presidente da Nokia, Pekka Ala-Pietilä, e o chairman e CEO da Contra Group, Antti Öhrling, reuniram-se para lançar a Blyk, "operadora móvel pan-européia". A Blyk vai oferecer assinaturas gratuitas, suporte a voz e serviços de textos. De acordo com a publicação Mobile Today, a nova MVNO (mobile virtual network operator) será lançada em duas semanas, no Reino Unido, para atrair público entre 16 e 24 anos. Há rumores de que a Orange seja a parceira de rede da Blyk.

"Vimos a público para convidar todos os criativos profissionais de marketing e publicidade a juntarem-se a nós na formação de novo e apaixonante canal", disse Pietilä, recusando-se a discutir detalhes da operação.

Segundo o Mobile Today, a reação inicial à Blyk é confusa. "É uma idéia verdadeiramente interessante", teria dito uma fonte de uma grande operadora. "Trata-se de uma organização com credibilidade, Pekka também é um rapaz com credibilidade e tem dinheiro, o que torna isto muito interessante", afirmou John Strand, CEO da Strand Consult, que, apesar de tudo não parece impressionado: "Eu investiria primeiro na loteria federal do que numa MVNO", acrescentou.

Strand foi enfático quando pediu aos ouvintes que encarassem o tamanho do mercado móvel e o valor do mercado de publicidade. "Se vocês querem pagar todas as faturas móveis com publicidade, deveriam tomar toda a publicidade do país e o movimento inteiro que financiou as faturas da telefonia móvel. Isto não é possível", concluiu.

Como se vê a reação contra as MVNO não se restringe a países em desenvolvimento e nem ao mercado local.