WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  MVNO - Mobile Virtual Network Operator  -->  Índice de artigos e notícias --> 2007

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo



Fonte: Thesis

[09/11/07]  WiMAX e MVNO: uma loucura? - por Jeff Orr    

O novo estudo do Strategy Analytics, "WiMAX MVNOs: Just Crazy Enough to Work?"  descreve cenários onde o ambiente de WiMAX se apresenta mais receptivo às operadoras de redes móveis virtuais (MVNO) do que o modelo de negócios mundial de rede celular. No começo deste ano, a Synterra, um dos mais importantes fornecedores de infra-estrutura de telecomunicações e acesso de internet da Rússia, convidoutelcos regionais para uma parceria em MVNO naseada na oferta de serviços WiMAX, a partir da ibnfra-estrutura de backbone e espetro da Synterra.
 
Este tipo de compartilhamento de risco e investimento faz sentido para operadores de WiMAX", notou Tom Elliot, VP do Strategy e autor do estudo, "Se os ventos mantiverem a Sprint no WiMAX, a operadora pode duplicar seu modelo de negócios de atacado do espaço do CDMA para o WiMAX", acrescentou.
 
De acordo com o estudo, ó histórico do WiMAX de arquitetura aberta e de um vastro ecossistema de fornecedores pode apoiar as MVNO de WiMAX em áreas chaves de dispositivos para consumidores. "As MVNO celulares, especialmente dos EUA, tendem a ter um portfolio de aparelhos muito limitado", disse Ben Piper, diretor de Redes Banda Larga do Strategy. "Já uma MVNo de WiMAX pode, em princípio, permitir que os clientes usem qualquer dispositivo certificado que queiram", acrescentou.
 
As tradicionais MVNO celulares têm enfrentado um ambiente bastante misturado. Além de examinar o jogo tradicional das MVNO e os fatores que influenciam seu sucesso ou fracasso, este estudo indica as razões pelas quais o mundo WiMAX pode ser mais favorável às MVNO.
 
Analista sênior da Maravedis BWA, especialista em gerenciamento e marketing de produtos. Começou sua carreira no segmento wireless na Proxim, onde foi gerente sênior de marketing. Antes dos sete anos trabalhando na Proxim, ficou 10 anos na Diamond Multimedia. No total, gerenciou produtos que geraram mais de US$ 1 bilhão em receita. É formado em Engenharia Aeroespacial e Aeronáutica na Embry-Riddle Aeronautical University (EUA). Vive com a família no Oregon.