WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  MVNO - Mobile Virtual Network Operator  -->  Índice de artigos e notícias --> 2007

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo



Fonte: Convergência Digital 
[11/10/07]  Correios de Portugal disputam telefonia com MVNO - por Ana Paula Lobo 
 
Até o final deste ano, os Correios de Portugal vão atuar como o primeiro operador móvel virtual (MVNO), através da contratação da rede da TMN, rival da Portugal Telecom. Aqui no Brasil, o tema estava na lista de discussão da Anatel, mas com o atraso do cronograma e com as prioridades dadas à 3G e à portabilidade numérica, não há previsão de quando o modelo será discutido pelo Conselho Diretor da Agência Reguladora.
 
Os analistas de mercado de Portugal revelam que, num primeiro momento, a ação dos Correios de Portugal não deve impactar a rentabilidade dos grandes do mercado: PT, Vodafone e Sonaecom, mas num longo prazo, alertam, pode, sim, vir a causar "estragos" no balanço financeiro dessas titãs.
 
Os Correios obtiveram licença para a oferta de serviços, via MVNO, da Anacom. Expectativa é que, em parceria com a TMN, a entidade entre no mercado de telefonia celular até dezembro. Segundo os analistas, a única chance de o negócio dar certo, e a empresa dos Correios atuar de forma agressiva, ou seja, estruturando um negócio que possa vir a "roubar" assinantes das tradicionais operadoras, uma vez que o mercado português já possui uma taxa de penetração de 130%.
 
O mercado de MVNO já esteve na lista de atenções da Anatel, mas acabou relegada para um segundo plano, diante de questões como 3G, WiMAX e Portabilidade Numérica. Agora, não se sabe quando o tema entrará na pauta de discussão do órgão regulador. Até porque, o assunto provoca divergência, uma vez que ela trata de um ponto pra lá de polêmico: a desagregação de redes.
 
Mundialmente, o modelo MVNO cresce, mesmo que abaixo do ritmo esperado. E normalmente atrai empresas de fora do mercado de telecom para o negócio. No Chile, o primeiro país sul-americano a aprovar as MVNO, já são três empresas autorizadas a atuar no mercado. A mais recente, um fundo de investidmentos, batizado de Tora Bayo, que irá atuar na região norte do País.
*Com informações do Jornal de Negócios de Portugal e Agências Internacionais