WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  MVNO - Mobile Virtual Network Operator  -->  Índice de artigos e notícias --> 2008

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: e-Thesis
[04/11/08]  
MVNO: a abordagem de segmentação é a única possível? - por Paull Merry  

Active ImageEmbora a tendência geral seja em direção à entrega de serviços específicos para o cliente final, a variedade de abordagens das operadoras móveis e fornecedores de serviços aumentou exponencialmente durante o período de atividade das MVNO (operadoras virtuais de redes móveis). As MVNOs surgiram como os primeiros expoentes da sub-segmentação ou micro-segmentação do mercado de serviços de telefonia móvel. E foi com estes players que muitas das MNO (as proprietárias das redes móveis) desenvolveram suas próprias abordagens de serviços customizados.

Historicamente, a demarcação entre as operadoras móveis virtuais e outros tipos de prestadores de serviços foi relativamente clara. As MNOs concentravam-se nos grandes segmentos de mercado enquanto os mercados menores eram atendidos pelos entrantes e os players menores, concentrados em segmentos específicos através de sua capacidade de diferenciação, que inclui conhecimentos prévios, uma clientela já existente e/ou serviços de distribuição avançada de redes.

Em muitos mercados avançados, o ingresso de prestadoras de serviços virtuais que optaram por utilizar sua segmentação com característica de diferenciação das MNOs, tem levado estas a uma reavaliação de suas próprias abordagens de forma a tingir segmentos menores de clientes.

Convém notar que nem todas as MVNO adotam a abordagem de micro-segmentação. Alguns destes prestadores tentam emular as MNOs, enquanto sua estratégia de descontos tem se revelado um grande sucesso em curto prazo. No entanto, este tipo de estratégia se torna menos popular à medida que a indústria de desenvolve.

Analista sênior do The Informa Telecoms & Media - Autor do estudo Future MVNO Strategies 3rd Edition