WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  MVNO - Mobile Virtual Network Operator  -->  Índice de artigos e notícias --> 2008

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: e-Thesis
[11/11/08]  GVT pode ser a 1ª MVNO do país. Virgin também se interessa - por Signals Telecom Consulting

Axtel e Televisa do México, GVT do Brasil e VTR Globalcom do Chile são os candidatos principais a lançamentos de MVNO na América Latina. O Brasil também é alvo de interesse da Virgin Mobile. A informação é da Signals Telecom Consulting e consta de seu recente estudo "MVNOs Strategies in Latin America". A necessidade de tornar disponíveis pacotes de serviços como oferta competitiva de mercado forçará as operadoras a explorarem a possibilidade de criação de redes virtuais móveis, como forma de prover uma alternativa móvel proprietária. Operadores de TV paga pressionarão os governos para permitir a presença de MVNOs em seus respectivos mercados.

O relatório da Signals analisa as estratégias já implantadas por operadores móveis para bloquear o advento de MVNOs na região. "Algumas das barreiras de entrada no mercado enfrentadas pelas MVNOs que detectamos incluem a criação de canais de venda de minutos pré-pagos pelas operadoras móveis, através de distribuidores, a criação de uma segunda marca para competir diretamente com as MVNOs, pacotes de serviços (especialmente ofertas de carriers de serviços fixos), tornar-se um parceiro da MVNO e adquirir uma MVNO bem sucedida. Estas ações beneficiam os clientes da base atual e, em menor quantidade, usuários atraídos da concorrência", disse Elias Vicente, analista da Signals e um dos autores do estudo.

Aprove Imagem

Fonte: Signals Telecom Consulting - Novembro/2008

O número de assinantes que contratam serviços de MVNO apresentará forte crescimento a partir de 2009, como resultado do advento de novos players. "Os maiores problemas enfrentados pelos reguladores regionais não se referem apenas a oposição das operadoras (como da América Móvil), à venda de capacidade de rede para as MVNO, mas também as condições impostas para tanto.

Por exemplo, uma das maiores barreiras quea operadora Cotas Móvil teve que enfrentar na Bolívia foi a restrição imposta pela Nuevatel, que impediu operadoras virtuais de redes móveis no mercado de serviços fora da cidade de Santa Cruz. "Este tipo de condições desencoraja investidores interessados em ingressar no mercado através de MVNOs", conclui Vicente.