WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  MVNO - Mobile Virtual Network Operator  -->  Índice de artigos e notícias --> 2009

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: Teletime
[20/03/09]  Accenture de olho no mercado brasileiro de MVNOs - por Fernando Paiva

Conforme cresce a expectativa em torno da aprovação por parte da Anatel de um regulamento para a criação de operadoras móveis virtuais (MVNO, na sigla em inglês), aumenta também a quantidade de empresas interessadas em prestar serviços nesse segmento. Depois de noticiado por TELETIME News, em dezembro passado, o interesse da francesa Sisteer e da brasileira Triad Systems de atuarem como fornecedoras de plataformas para futuras operadoras virtuais, agora é a vez da Accenture anunciar que também quer uma fatia desse bolo.

A Accenture já tem experiência como MVNE (mobile virtual network enabler): foi ela quem integrou a solução da operadora virtual dos correios italianos. Lançada em novembro de 2007, essa MVNO já tem 500 mil assinantes e roda sobre a rede da Vodafone. Entre as vantagens que a diferenciam das operadoras tradicionais da Itália estão a oferta via celular de alguns serviços postais, como o envio de telegramas, e alguns serviços de mobile banking para correntistas do Banco Posta, um banco que pertence aos correios.

Para Petrônio Nogueira, diretor da Accenture no Brasil, apesar do mercado nacional de telefonia celular ser muito competitivo, há espaço para operadoras virtuais por aqui. "Pode ser alguma empresa com uma marca forte na qual os consumidores percebam valor", comenta. O executivo entende que não necessariamente as tarifas de uma MVNO serão mais caras que aquelas das operadoras tradicionais. "O serviço talvez custe até mais barato se a MVNO tiver um custo de aquisição de cliente mais baixo", explica.

Em visita ao Brasil esta semana, o executivo da Accenture responsável pelo projeto da operadora virtual dos correios italianos, Paolo Sidoti, não enxerga nenhum problema no fato de sua empresa ter como clientes tanto as operadoras "reais" quanto as virtuais. "As operadoras tradicionais acham até positivo terem uma MVNO ligada à sua rede", comenta Sidoti.

A Accenture, contudo, reconhece que o mercadode operadoras virtuais não é, hoje, a maior prioridade das empresas. No planejamento estratégico das empresas de celular, a principal prioridade tem sido no tratamento dado ao mercado de dados.
Fernando Paiva