WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  MVNO - Mobile Virtual Network Operator  -->  Índice de artigos e notícias --> 2010

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: Teltime
[22/01/10]  Clubes de futebol lançarão SIMcards customizados

Pelo menos sete grandes clubes de futebol de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul negociam neste momento o lançamento de SIMcards customizados com suas marcas para serem vendidos aos torcedores. Quem está por trás das negociações com os times, atuando como uma espécie de integradora, é uma empresa chamada Titans Group. Um clube paulista será o primeiro a lançar o produto, ainda neste semestre. Outros três ou quatro times devem fazer o mesmo até o final do ano. A expectativa é de que cerca de 800 mil chips customizados para clubes de futebol brasileiros serão vendidos em 2010, informa o diretor de operações do Titans Group, Robinson Ronchi. Os SIMcards rodarão sobre a rede da Claro.

A ideia é explorar serviços de valor adicionado (SVA) com a marca de cada time dentro de seu SIMcard customizado. O menu do chip oferecerá acesso para a compra de ringtones e imagens, assim como para assinatura de canais de texto com notícias via SMS sobre o clube do usuário. Serão vendidos apenas chips pré-pagos em um primeiro momento. O atendimento ao consumidor ficará a cargo da Claro. Na prática, é um cliente da operadora, mas com um chip cujo menu traz opções diferenciadas de SVAs. Não é uma operadora móvel virtual (MVNO, na sigla em inglês) propriamente dita, mas chega perto disso. Assemelha-se bastante ao modelo de credenciada de operadora móvel virtual previsto no regulamento posto em consulta pública pela Anatel no fim de 2009.

O futebol não será o primeiro nicho a explorar o mercado de SIMcards customizados no Brasil. Vale lembrar que no quarto trimestre do ano passado a TV Canção Nova lançou, também pela Claro, um chip desenvolvido para o público católico.