WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  MVNO - Mobile Virtual Network Operator  -->  Índice de artigos e notícias --> 2011

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Teletime
[05/04/11]  MVNO: 10 milhões a 15 milhões de clientes até 2015, diz consultoria

De acordo com o estudo “MVNO - Oportunidades no Brasil” realizado pela Europraxis, o mercado brasileiro deve registrar entre 10 milhões e 15 milhões de usuários de MVNOs até 2015. A previsão da consultoria é que que a receita deste novo modelo de negócio chegue a R$ 3,5 bilhões ao ano no Brasil. Hoje, na América Latina, menos de 1% dos usuários de telefonia móvel são MVNOs. Já na Europa e nos Estados Unidos a base de usuários de MVNOs pode chegar a 20% dependendo do país.

A consultoria cita alguns exemplos de MVNO de sucesso pelo mundo. Na Holanda, a Rabo Mobiel foi pioneira na prestação de serviços financeiros via celular. O Rabobank buscou ser reconhecido como uma incubadora de serviços financeiros móveis. Como resultado, a empresa obteve redução de custos e novas oportunidades de receita, além de melhoria no relacionamento com seus clientes. A MVNO do banco hoje possui 125 mil clientes.

Já na Inglaterra, a Tesco, rede internacional de hipermercados, alcançou cerca de dois milhões de usuários em três anos após o lançamento da Tesco Mobile. Por meio da Tesco Mobile, a rede disponibilizou mobile advertising no seu portal WAP. A rede obteve aumento de venda de produtos não alimentícios, fidelização de clientes além de ofertar serviços de primeira classe.
Da Redação