WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  MVNO - Mobile Virtual Network Operator  -->  Índice de artigos e notícias --> 2011

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Teletime
[27/04/11]  Ericsson será o fornecedor da primeira MVNO do Brasil

A regulamentação que permite a criação das operadoras virtuais, ou Mobile Virtual Network Operators (MVNO), foi aprovada no início deste ano e a Porto Seguro, por meio de uma associação com a Datora Telecomunicações, prontamente se lançou neste mercado, criando a Porto Seguro Telecomunicações, a primeira MVNO do Brasil. A Datora é a responsável pela área técnica (interconexão com outras operadoras, faturamento e billing) e a operadora real escolhida foi a TIM. Faltava apenas escolher e anunciar o nome do fornecedor da plataforma de telefonia.

Esta empresa será a Ericsson, que nesta quarta-feira, 27, divulgou o acordo. Além da análise de mercado, desenvolvimento do modelo de negócios, desenho da rede e dos sistemas, a gigante sueca atuará na instalação, estratégias de lançamento, billing, além dos softwares e hardwares para o sistema tecnológico e customização das soluções complementares.

A Porto Seguro conta com 8,5 milhões de itens segurados, entre os quais 3,8 milhões de veículos, e pretende agregar os serviços a seus clientes e corretores a fim de aproveitar a possibilidade de convergência com outros produtos da seguradora, além de potencializar a gestão interna de custos com telefonia celular. Já a Ericsson pretende ampliar sua parceria com a Datora Telecom, fortalecer a operação de agregadora virtual móvel (MVNA), que é realizada com operadoras reais, como foi feito com a TIM, e levar esses serviços para outros setores da economia.

O valor do contrato não foi divulgado, mas, segundo especialistas, a previsão é de que as MVNOs atraiam 16 milhões de assinantes e US$ 1 bilhão de faturamento no País em cinco anos. A Porto Seguro Telecomunicações deve entrar em operação até o final deste ano.
Da Redação