WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  MVNO - Mobile Virtual Network Operator  -->  Índice de artigos e notícias --> 2011

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: e-Thesis
[07/12/11]  Convergência de serviços móveis pré e pós pagos e MVNO: dobradinha de sucesso - por Jana de Paula

O binômio convergência dos serviços de telefonia móvel pré e pós pagos e MVNO (redes móveis virtuais) cria pelo menos dois fenômenos importantes no mercado global de telecom. O primeiro é desvelar para as operadoras que atuam em mercados em fase de saturação um segmento de usuário que, mesmo de baixo ARPU (percentual de receita por usuário), pode significar novos ganhos. O segundo é a possibilidade de gerenciamento único dos dois serviços, cuja conseqüente redução de custos pode ser repassada em novos serviços de valor agregado, a preços mais acessíveis, ao público de massa. É interessante, também, notar que estes fenômenos ocorrem simultaneamente nos mercados desenvolvidos (EUA, Canadá e Europa, por exemplo) e nas economias emergentes, inclusive no Brasil.

 Na conversa por telefone que manteve com o e-Thesis, Renato Osato (foto), CEO da Amdocs no Brasil, destacou que estes fenômenos ocorrem tanto nos mercados maduros, onde as assinaturas pós-pagas respondem por 80% do total de subscrições, contra 20% das pré-pagas, quanto nos mercados emergentes, onde ocorre exatamente o inverso, ou seja, 80% das assinaturas são pré-pagas. Além disso, Osato salientou que parte do que se registra, neste segmento, nos mercados maduros começa a ser transferido para o Brasil.

"Lá fora há vários clientes pedindo às operadoras para migrar de planos pós pagos para outros, pré pagos; ou há todo um contingente de novos clientes que ingressam nas bases de assinantes das operadoras através do pré-pago. Há também forte demanda de clientes que desejam ter parte de sua conta pós-paga, para os serviços de voz, e parte pré-paga, para serviços de dados e outros, como SMS", acrescenta Osato.

É claro que neste novo comportamento dos usuários de telefonia móvel dos mercados maduros há o fator crise econômica, que afeta sua capacidade de gastos mensais com serviços em geral. Mas, além desta decisão primária de controle das despesas, há outro fator preponderante. O usuário começa a ver no serviço pré pago outras características convenientes. Por exemplo, um só usuário quer ter sua conta própria pós-paga mas quer que a de seus filhos seja pré-paga e, o principal, que isto seja feito de maneira simples e transparente.

Nos EUA, especificamente, surge um mercado importante que, até há pouco tempo, era subexplorado pelas operadoras, ou seja, o dos imigrantes. Este usuário pode não ter renda suficiente para ter aprovado um cadastro de serviço de telefonia móvel pré-pago. Mas tem dinheiro vivo para carregar seu celular de créditos e, ao sentir que se ampliam as possibilidades deste serviço, tende a reservar uma quantia mensal para adquirir créditos regularmente.

"A grande sacada das operadoras dos EUA é atrair este novo grupo de usuários. Pois se este cliente é de baixo ARPU e significa uma entrada menor de receita, seu atendimento elimina nas operadoras a gestão de contas a pagar, por exemplo", avalia Osato.

No Brasil

Esta convergência dos serviços móveis pré e pós pagos começa a ser avaliada com interesse no Brasil. Embora seu mix de serviços apresente situação oposta ao que se vê lá fora (a preponderância é dos serviços pré-pagos) a experiência pode ser aproveitada no mercado local, sobretudo neste momento em que a base de assinantes já atingiu 100% de penetração. Esta convergência, por exemplo, permite criar novos pacotes de serviços ‘wallet'. Uma das principais destas tendências para adoção no mercado brasileiro é a criação de vários ‘bolsos' ou ‘carteiras' de serviços para um único usuário. Ele pode ter dois ‘bolsos'(um de voz e outro de dados), três bolsos (voz, dados e SMS) etc., de modo a escolher o que vai consumir e como pretende pagar. "É importante salientar que há soluções para múltiplos bolsos num ambiente unicamente pré pago ou convergente. O importante é que neste mundo convergente a chamada do usuário não é previamente enviada para um sistema que vai detectar se a fatura é pré ou pós paga. No instante seguinte à chamada feita, ela já está no sistema convergente, que já detectou esta informação. Assim, a chamada e é controlada e tarifada e, tempo real", explica Osato.

Segundo o CEO da Amdocs, a convergência traz vantagem para a operadora - que reduz a quantidade de plataformas a ser gerenciadas - e para o cliente final, que pode ter serviços de valor adicionado com economia de despesas. No caso da banda larga móvel que permite uma série de downloads, a fatura pode ser gerenciada online, pelo usuário. Ele é informado se seu limite de crédito para dados se esgotou, se vai querer adquirir novos créditos ou se vai optar por pagar os novos créditos na fatura do pós-pago, no caso de ele ter uma.

Mas, onde as MVNO entram nisso?

Segundo Osato, a convergência dos serviços de telefonia móvel pré e pós pagos podem Sr o diferencial número um para o nascimento de uma próspera MVNO. Ao surgir com uma plataforma convergente a MVNO já dispõe de um serviço diferenciado. "Não se pode esquecer que o fator determinante do sucesso de uma MOVNO é sua proposta de valor muito específica. Ora a vantagem de uma rede convergente mais um forte canal de distribuição faz toda a diferença", avalia Osato.

É o fato de a MVNO já surgir de um forte canal de distribuição, seja este um banco, uma cadeia de lojas, um grupo de usuários etc., que permite a redução e/ou diluição de custos que permitem fazer dinheiro. "Em suma, para uma MVNO a questão principal é como justificar o caso de negócios", completa Osato.

Assim, o CEO da Amdocs vê com otimismo este segmento de mercado, em curto prazo. "Acreditamos que já no primeiro semestre de 2011 veremos o surgimento de boas oportunidades de negócios", prevê ele. É claro que muito depende da possibilidade de um novo entrante após a licitação da Banda H. A possibilidade de formar parcerias imediatas com MVNOs pode atrair grandes investidores mundiais, como ocorreu em outros mercados, como o da Alemanha, por exemplo.

Neste ínterim, a Amdocs comemora os contratos no mercado global, fechados em 2010, para a prestação de novos serviços pré-pagos com capacidade avançada de faturamento em tempo real. Clientes da América do Norte, Ásia e Europa já adquiriram as novas plataformas da companhia, para suportar perto de 100 milhões de assinantes pré-pagos. Um exemplo é recém anunciado projeto de rollout de LTE pré-pago da MetroPCSs, nos EUA, e o lançamento da nova operadora pré-paga Mobilicity, no Canadá, que montou sua operação de faturamento LTE em cinco meses. Estes dois contratos da Amdovs seguiram modelos de serviços gerenciados.

A Vesta anunciou, em outubro, uma nova solução de cobrança pré-paga da Amdocs e hoje, para cobrança em tempo real e capacidades de reabastecimento, para maior controle da parte do cliente e um banco de dados sobre os níveis de satisfação de seus consumidores pré-pagos.