WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  MVNO - Mobile Virtual Network Operator  -->  Índice de artigos e notícias --> 2011

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: e-Thesis
[14/02/11]  Brasil já tem sua primeira MVNO - por e-Thesis

O mercado brasileiro de telecomunicações já tem sua primeira operadora móvel virtual (MVNO): a Porto Seguro Telecomunicações, que vai oferecer serviços de telefonia móvel a clientes e corretores da seguradora. A operadora móvel TIM é a parceira no negócio que implica utilização de sua rede em todos os estados do país. Com o modelo de autorizada, a operadora virtual ficará responsável pela operação, gestão de tráfego, emissão de contas, atendimento a clientes e acordos de interconexões.

Para a TIM, o mercado da MVNO é promissor e a empresa já mantém conversas avançadas com outras potenciais operadoras virtuais. "A TIM, desde o início dos estudos sobre a viabilidade de MVNOs no Brasil, acompanha e avalia as oportunidades de negócios que surgem com esse novo modelo. Esta parceria é o início de uma nova fase para o setor de telecomunicações e a empresa está preparada para capturar todas as oportunidades", diz Antonino Ruggiero, presidente da Intelig e responsável por Wholesale na TIM.

O objetivo da Porto Seguro Telecomunicações é otimizar a gestão interna de custos com telefonia celular, além de aproveitar a possibilidade de convergência com os produtos da seguradora para agregar mobilidade a seus clientes e corretores. A companhia possui 8,5 milhões de itens segurados, dos quais 3,8 milhões são veículos. O lançamento dos serviços está previsto para os próximos meses.

Segundo o vice-presidente executivo da Porto Seguro, Fabio Luchetti, ainda não é possível detalhar estratégia de ações, assim como os produtos que serão oferecidos com a nova empresa. "A Porto Seguro Telecomunicações nasce contando com a experiência e estrutura, principalmente de atendimento da Porto Seguro", avalia Luchetti.

Com a entrada em operação da empresa Porto Seguro Telecomunicações S.A., a Porto Seguro, em sociedade com a Datora Telecom, prepara-se para se tornar em breve a primeira operadora móvel virtual do País. A nova operadora pretende agregar serviços a clientes e corretores da seguradora, oferecendo os benefícios da telefonia móvel.

Segundo a própria empresa, a Porto Seguro Telecomunicações S.A. foi criada para melhorar a gestão interna de custos com telefonia celular, além de aproveitar a possibilidade de convergência com os produtos da seguradora, para agregar mobilidade a seus clientes e corretores. A companhia possui 8,5 milhões de itens segurados, dos quais 3,8 milhões são veículos.

"A previsão é que as MVNO's atraiam no país 16 milhões de assinantes e US$ 1 bilhão de faturamento em cinco anos", afirma Wilson Otero, CEO da Datora Telecom. "A Datora pretende apoiar o crescimento desse mercado, viabilizando projetos de MVNO para empresas de todos os setores da economia", conclui o executivo. A Datora, multinacional brasileira com sede em São Paulo e operações nos EUA, Portugal, Espanha e Guatemala. já presta serviços de VoIP (Voice over IP) na America Latina e foi a primeira empresa a dar entrada no pedido de licença de MVNO da Anatel, Empresas de varejo, mercado financeiro, mídia e seguradoras são candidatas naturais para esse novo negócio que nasce no Brasil.

Nota: Informações fornecidas pela TIM, Porto Seguro e Datora