WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  MVNO - Mobile Virtual Network Operator  -->  Índice de artigos e notícias --> 2011

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Teletime
[06/06/11]  Virgin será MVNO na América Latina

O Virgin Group pretende lançar uma operadora móvel virtual (MVNO) na América Latina dentro de 12 a 15 meses, com investimento de aproximadamente US$ 300 milhões ao longo de cinco anos. O negócio será montado em parceria com a Tribe Mobile, empresa cujos fundadores participaram da criação da FriENDi, uma MVNO que atua no Oriente Médio e no Norte da África. O projeto contará com o apoio de dois investidores institucionais: o ePlanet Ventures, sediado na Califórnia, nos EUA, e o Dolphin International LLC, de Omã.

O executivo que comandará a operação na América Latina será Phil Wallace, que trabalhou na BellSouth, empresa que já teve presença no Brasil, tendo sido a controladora da BCP, operadora da capital paulista que mais tarde foi comprada pelo grupo América Móvil (Claro).

O Virgin Group tem experiência de longa data no mercado de MVNOs. No momento mantém operações em sete países (Austrália, Canadá, França, Índia, África do Sul, Reino Unido e Estados Unidos), somando cerca de 15 milhões de usuários.

Análise

Poucos países da América Latina têm em vigor uma regulamentação específica sobre operadoras virtuais, dentre os quais estão Brasil e Chile. Um levantamento da Virgin calcula que haja menos de dez MVNOs em atividade na região. No Brasil, as primeiras operadoras virtuais oficiais estão em fase de estruturação. A competição com as operadoras tradicionais promete ser dura. O Brasil é considerado atualmente um dos mercados de telefonia celular mais competitivos do mundo, ao lado de Índia e Reino Unido, tendo cinco grandes operadoras com atuação em âmbito nacional. Para especialistas, a estratégia da Virgin não pode se focar em preço, mas no relacionamento com o cliente e em serviços de valor adicionado.
Da Redação