WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  MVNO - Mobile Virtual Network Operator  -->  Índice de artigos e notícias --> 2011

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Teletime
[03/05/11]   MVNO é tema de palestras na BITS

A revenda de serviços de telefonia móvel por meio de operadoras móveis virtuais (MVNOs) foi regulamentada em novembro do ano passado e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) espera que em até três anos o mercado de MVNOs passe a representar de 20% a 30% da telefonia móvel nacional.

De acordo com o estudo "MVNO - Oportunidades no Brasil" realizado pela Europraxis, uma das mais importantes consultorias em operação na Europa e América Latina, atualmente já são mais de 202 milhões de usuários de telefonia móvel no país, sendo que mais de 80% deles têm preferência pelo sistema pré-pago. A previsão da consultoria é que, até 2015, o mercado brasileiro registre entre 10 e 15 milhões de usuários de MVNOs e que a receita deste novo modelo de negócio chegue a R$ 3,5 bilhões ao ano. Hoje, na América Latina, menos de 1% dos usuários de telefonia móvel são MVNOs. Já na Europa e nos Estados Unidos a base de usuários de MVNOs pode chegar a 20% dependendo do país.

Segundo o consultor estratégico da Table Partners, Michel Hannas, em um momento em que o Brasil conta com mais de 200 milhões de celulares em atividade, as empresas operando por meio de MVNOs podem oferecer um serviço diferenciado e mais vantajoso para os usuários. "Se a taxação do serviço for reduzida, levando a tarifas menores, a mobilidade chegará a mais brasileiros", afirma.

Estes e outros desafios serão abordados por Hannas na palestra "Como Usar as MVNOs para Capturar Valor para Operadoras e Empresas", que será realizada no dia 10 de maio, às 11 horas, no Seminário Soluções e Tecnologia de Mobilidade, que acontece na BITS.

Mais MVNOs

No seminário de Redes e Telecom, que acontece durante a BITS, Nelson Campelo, da Nokia Siemens, abordará os fatores críticos que devem ser considerados no planejamento estratégico e lançamento de uma Operadora Móvel Virtual, as diversas fases que deverão ser percorridas, assim como as decisões estratégicas que marcarão o sucesso da empreitada no meio e longo prazo. Essa palestra acontece dia 11 de maio, quarta-feira (16h30 - 17h30).

Ambos os eventos são organizados pela Converge Comunicações com apoio das revistas TI INSIDE e TELETIME.

Veja a grade completa em www.congressobits.com.br
Da Redação