WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  MVNO - Mobile Virtual Network Operator  -->  Índice de artigos e notícias --> 2011

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Teletime
[11/05/11]  MVNOs somarão 16 milhões de clientes no Brasil até 2015 - por Letícia Cordeiro

As operadoras móveis virtuais (MVNOs) devem somar pelo menos 16 milhões de clientes no Brasil até 2015, o que representaria entre 6% e 7% da base total de usuário do País naquele ano. A previsão, levando em consideração um cenário conservador, foi feita pelo diretor para America Latina da Divisão de Soluções de Negócios da Nokia Siemens Networks, Nelson Campelo, durante sua apresentação no Fórum de Redes e Telecom nesta quarta, 11, durante o BITS 2011.

Ainda segundo Campelo, até 2015, a venda de minutos de voz e dados no atacado para as MVNOs deve gerar receitas de mais de US$ 1 bilhão às operadoras tradicionais, donas das redes.

“Já estamos vendo uma boa movimentação de empresas procurando por consultoria para MVNO, algumas inclusive já traçando planos de negócios”, conta o executivo. Uma das apostas da Nokia Siemens para este mercado é a entrada de instituições financeiras no negócio, tanto bancos quanto empresas de cartão de crédito. “Existem cerca de 60 milhões de pessoas no Brasil que não têm conta em banco e uma operação de MVNO seria um importante canal de acesso a esses clientes”, avalia. Para Campelo, devemos ver ainda em 2011 uma expansão dos serviços de mobile payment, que pode incentivar a entrada dessas instituições financeiras no mercado de MVNO.