WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  MVNO - Mobile Virtual Network Operator  -->  Índice de artigos e notícias --> 2011

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: e-Thesis
[12/09/11]  Transtelco lança MVNO as Service no país

A Transtelco, fornecedora de infraestrutura e serviços de tecnologia para o mercado de telecom, lançou do projeto MNVO as a Service, que envolve a oferta de tecnologias, infraestrutura e consultoria para a gestão e entrega de serviços das MVNOs às empresas interessadas em ter a sua operadora virtual sem a necessidade de investimentos em estrutura própria. A possibilidade de se ter uma MVNO como serviço visa atender a um mercado que se abre após a regulamentação da operação desta atividade pela Anatel e que vem despertando grande interesse de empresas de vários segmentos, mas que podem atrasar ou abandonar os investimentos nesta área porque não possuem a expertise necessária para tocar um projeto com esta complexidade e abrangência.

Segundo Rodrigo Vian, diretor da Transtelco, a aposta da empresa está na identificação de uma ampla gama de oportunidades que este mercado possibilita, mas que pode não sair do papel justamente porque as empresas interessadas necessitam de apoio técnico, operacional e de serviços para a nova empreitada.

"Não basta uma empresa obter a licença de operação junto à Anatel e depois não saber o que fazer para colocar a MVNO em operação", avisa o executivo. "A empresa que deseja ter uma MNVO tem que levar em conta muitos fatores, desde a contratação de tecnologias avançadas, para a comutação dos dados, controle de usuários, controle das contas, roaming, portabilidade, entre outros. Como a empresa que deseja uma MVNO não quer - e não pode - deixar o seu core business descoberto, é melhor para ela ter um apoio de especialistas. Esta é a nossa proposta', afirma.

"É muito complicado para as empresas que atuam em áreas bem distintas a da telecomunicação entrar de cabeça em um projeto de implantação de uma operadora virtual a partir de sua infraestrutura. Podemos afirmar que é muito complicado para elas incluir em sua base mais uma operação que nada tem a ver com o seu core business. Isto só traz problemas e desgastes. Um grande magazine terá que criar vários departamentos de gestão que não podem se confundir com as suas áreas já existentes. Eles terão que ter uma loja de atendimento ao cliente, um setor para controle de contas, entre outras. Na Europa, onde já existem as MVNOs, elas são empresas totalmente à parte das operações da empresa mãe. Não tem sentido algum se meter na operação de um negócio que não lhe diz respeito. Você pode ter as pessoas certas para os postos de decisão e pode deixar conosco a operação dos serviços. Por isso o nosso projeto se chama MNVO as a Service, explica o executivo.

A MVNOs as a Service da Transtelco conta com o apoio da Interop Technologies e Bichara Tecnologia no provimento das tecnologias e sistema de entrega de serviços aos assinantes e englobará as seguintes fases, segundo Rodrigo Vian:

Projeto e implantação;
Infraestrutura;
Comutação;
Sistemas de gestão de negócios;
Sistemas de gestão de usuários e contas;
Gestão de roaming;
Controle e encontro de contas (clearing house);
Suítes de mensageria, plataformas OTA (Over-the-air) e de gerenciamento de usuários (MDM);
Consultoria.

A Transtelco também atenderá a este mercado com projetos MVNE (Mobile Virtual Network Enabler). "Iremos tratar cada projeto de forma customizada e cada ativação será tratada de forma especial para atender às necessidades de cada projeto", adianta Vian.

Nota: Informações fornecidas pela Transtelco