WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  MVNO - Mobile Virtual Network Operator  -->  Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[31/08/12]  M2M é saída para MVNOs na AL

As operações móveis virtuais, ou MVNOs, ainda são incipientes na América Latina, mas alguns modelos de negócios podem ser promissores para a região, destaca relatório da Pyramid Research. A consultoria aponta operações baseadas em serviços de dados e exploração de plataformas máquina a máquina (M2M) como exemplos de oportunidades que devem vir a ser exploradas pelas empresas latino-americanas.

O estudo da Pyramid aponta que a América Latina responde por 11% das assinaturas de telefonia móvel de todo o mundo, mas concentra menos de 0,5% da base mundial de assinantes das MVNOs. A aprovação da regulamentação no Brasil e a chegada da Virgin Mobile, que já começou a operar no Chile e tem planos para mais outros seis mercados da região – incluindo o Brasil, são apontados pela Pyramid Research como pontos positivos para impulsionar os negócios das MVNOs.

“Como a penetração da telefonia móvel continua a crescer e os reguladores continuam procurando formas de estimular a concorrência, a região está pronta para testemunhar a introdução gradual e a adoção de mais MVNOs”, pondera o relatório da consultoria. Ainda assim, a Pyramid Research, sugere que as MVNOs devem se restringir a nichos de mercado, de forma a conquistar espaço e assinantes.