WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  MVNO - Mobile Virtual Network Operator  -->  Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[06/12/12]  Datora, primeira operadora virtual, separa operações fixa e móvel - por Luís Osvaldo Grossmann

A Anatel aprovou na reunião realizada na quarta-feira, 5/12, o pedido da Datora Telecomunicações – primeira empresa no país autorizada a atuar como operadora móvel virtual (MVNO, no jargão em inglês) – a cindir suas operações. A empresa está criando a Datora Mobile, que, como o nome sugere, vai concentrar os serviços móveis.

Com a aprovação do pedido, a agência permite, assim, que a nova empresa, Datora Mobile, carregue consigo as licenças de MVNO. As licenças detidas de serviços telefônico fixo (STFC) e de comunicação multimídia (SCM), permanecerão com a Datora Telecomunicações.

Segundo sustentou a Datora no pedido feito à Anatel, “a motivação de tal reestruturação é a maior facilidade na gestão de cada uma das operações e infraestruturas respectivas, bem como na captação de financiamentos, principalmente no que tange a operação do serviço móvel”.

A TIM, que tem contrato para fornecer a infraestrutura de rede à Datora, também se manifestou favoravelmente à separação, indicando que “não há previsão de alteração das condições atualmente pactuadas”.