WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  MVNO - Mobile Virtual Network Operator  -->  Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: e-Thesis
[15/03/12]  MVNO: além dos modelos tradicionais étnicos e descontos - por Pyramid Research

Diante da perspectiva de crescimento da base de assinantes globais de MVNO (operadoras de redes virtuais móveis) para 214 milhões, em 2016, a tendência é de que estas operadoras virtuais moldem novos nichos de mercado, de modo a enfrentar e exceder os modelos tradicionais atuais - étnicos e de desconto. Segundo estudo do Pyramid Research, intitulado "MVNO Strategies Beyond the Traditional Ethnic and Discount Models", as bem sucedidas experiências nos mercados desenvolvidos servirão de lições para os mercados emergentes.

Entre mercados com MVNOs bem sucedidas, nos países desenvolvidos, o Pyr analisa em seu estudo o Reino Unido, terra natal de gigantes - como a Virgin Mobile, Lebara Mobile, Tesco Mobile e LycaMobile -, onde as MVNOs respondem por 17% do total de cartões SIM em uso.

"Sob a perspectiva de valor, as MVNOs do tipo "telecom based" visam o mercado de massa sob o aspecto de retorno financeiro limitado", diz Sylwia Boguszewska, analista sênior do Pyramid Research. A chance de sucesso deste tipo de operadora virtual móvel aumenta quando se encontram novos nichos de clientes, tais como os nichos de negócios ou de M2M. Para a analista, "graças à proliferação de redes 3G + e da explosão do uso de dados baseados em aplicações e serviços, as MVNOs podem se aventurar para além da oferta tradicional de descontos em voz e SMS. Assim, elas encontram grande sucesso, além de serem levadas a uma maior especialização", acrescenta ela.

Fora da América do Norte e Europa Ocidental, as MVNO tiveram apelo limitado, devido a marcos regulatórios mal feitos e as estratégias de operadores estabelecidas para atender elas mesmas os nichos de mercado. Até a data, as MVNO, em geral, surgiram em ambientes competitivos, mercados maduros, onde as MNOs adotaram o modelo de operação virtual como um fluxo adicional de receita.

Mais recentemente, as MVNO têm crescido junto a prestadores de serviços que buscam mercados não atendidos pelas MNO. O Pyramid estima que a base de assinantes globais MVNO cresça a uma taxa anual de 10% nos próximos cinco anos e capture quase 214 milhões de assinantes em 2016, o equivalente a 2,7% dos assinantes móveis em todo o mundo (ver Quadros).

Pyramid Research - Percentual de Assinaturas 2008-2016
Pyramid Research - Percentual de Assinaturas 2008-2016


Tanto na Europa Ocidental quanto na América do Norte, as MVNOs representaram 12% dos assinantes móveis no final de 2010. Em 2016, o Pyr prevê que a participação das MVNOs nestes dois mercados cresça para 16% do total de assinantes móveis.

Pyramid Research - Market Share das MVNOs nos mercados maduros














Pyramid Research - Market Share das MVNOs nos mercados maduros


As MVNOs irão moldar nichos adicionais, indo além dos modelos tradicionais étnicos e de desconto. Como as operadoras móveis se concentram no controle sobre a migração de seus clientes pós-pagos e tentam compensar a receita de voz em declínio com atraentes ofertas baseadas em dados, elas simplesmente não podem atender todos os nichos possíveis. A MVNO, graças ao seu forte foco em alguns grupos-alvo específicos e sua capacidade para desenvolver serviços inovadores e frescos, será capaz de encontrar um ponto ótimo no mercado.

Também se delineiam as estratégias das operadoras fixas de se tornarem operadores multiplay de pleno direito, por meio de estratégias MVNO e, finalmente, a tendência emergente e emocionante de oferta de serviços de dados apenas através das MVNOs.