WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  MVNO - Mobile Virtual Network Operator  -->  Índice de artigos e notícias --> 2014

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[18/02/14]  Porto Seguro Conecta: MVNO já decolou no Brasil - por Ana Paula Lobo

Operadora virtual da seguradora Porto Seguro, a Porto Segura Conecta, usufrui da melhoria da rede da TIM - com mais cidades cobertas com 3G e 4G - para expandir sua atuação para o Rio de Janeiro. Hoje, a empresa está presente em Santos e Campinas. No começo de 2015, será a vez da grande São Paulo e do Vale do Paraíba. A TIM foi a parceira de infraestrutura selecionada para o negócio no País.

"Não fomos criados para sermos uma operadora alternativa ou a segunda opção. Queremos ser a preferida do consumidor AB, que é nosso cliente e estamos criando serviços diferenciados", disse José Luis Souza, diretor de negócios da Porto Seguro.

Em entrevista ao portal Convergência Digital, Souza e Tiago Galli, gerente-geral da Porto Seguro Telecom, deixaram claro que a venda do chip M2M domina, hoje, os negócios, mas a aposta segue na oferta da voz e dos dados. Com sete meses de atuação - foi ativada em agosto de 2013 em Santos e Campinas, a Conecta, acumula,hoje, 160 mil linhas em serviço, a maior parte com chips M2M instalados em equipamentos de carros monitorados pela seguradora.

"O M2M é uma realidade para nós. Já temos experiência e lidamos com eles no volume. Hoje com a nossa operação MVNO temos todos os chips M2M da nossa operadora virtual. Isso nos dá um diferencial importante no relacionamento com o nosso segurado, que é, evidentemente, o nosso grande alvo", diz Souza.

Não à toa, infoma Galli, a maior parte dos usuários ativos da MVNO é de segurados da corretora. "Nossa venda está muito centrada nos nossos corretores. Temos promoções com cartão de crédito, onde já chegamos a mais de 1 milhão de usuários. Na verdade, vamos apostar em serviços associados ao serviço móvel para ganhar a preferência do usuário", conta Souza. Atualmente a MVNO possui três mil linhas de voz, com planos ativos.

Segundo ele, há produtos que são a grande aposta para 'fidelizar' o usuário e garantir a permanência dele na base. Entre els estão, o o Conecta Encontra (um serviço que localiza onde um determinado telefone está) por meio da localização, e o Conecta Assist, que promete um serviços de empréstimo de celular em caso de danos ou roubos, bem como suporte na hora de utilizar um novo smartphone e até mesmo um motoboy disponível.

"A ideia é que se o cliente da MVNO esquecer um celular, vamos ter um motoboy para apanhar e levar onde ele está. São produtos que as teles tradicionais não conseguem ofertar e nós, com o conhecimento do modelo de corretagem de seguros, podemos fazer e adaptar. Não vamos entrar em guerra de preços. Mas, sim, em um produto com qualidade máxima", sustentou o diretor de Negócios da Porto Seguro Conecta.

A estratégia, assume Galli, depende muito da melhoria da rede da TIM, operadora escolhida como parceira. E isso está acontecendo nas áreas onde a Porto Seguro tem interesse, garante o executivo. "Já sentimos uma rede bem mais segura. E a operação do Rio de Janeiro tem uma infraestrutura própria. Isso nos dará garantia de um serviço de ponta". Indagados sobre investimentos na operação MVNO, os executivos não revelaram cifras. Segundo ele, a Porto Seguro é uma empresa aberta e não há a divulgação dos dados desse braço de telecom.