WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  MVNO - Mobile Virtual Network Operator  -->  Índice de artigos e notícias --> 2014

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[23/01/14]  Virgin Mobile fecha acordo com a Vivo e pede licença de MVNO no Brasil - por Ana Paula Lobo

Em comunicado à imprensa, distribuído nesta quinta-feira, 23/01, a VMLA – Virgin Mobile Latin America - anuncia, enfim, o lançamento das suas operações no Brasil e também no México. A empresa já atua no Chile e na Colômbia.

No Brasil, a operação, no modelo de MVNO (rede virtual), a prestação do serviço será possível após acordo de compartilhamento de rede com a Vivo/Telefônica. A Virgin Mobile informa que entrará ainda hoje com pedido na Anatel para atuar como MVNO no país. Não há previsão oficial para o início das operações.

Vale lembrar os negócios de MVNO no Brasil esbarram, exatamente, na dificuldade das empresas interessadas em fechar acordos de uso de rede das grandes operações. Primeiro no mercado de MVNO da Vivo, esse é o terceiro contrato de compartilhamento da operadora no país - os outros dois foram firmados com a Claro e com a Nextel, para serviços 2G e 3G.

Como MVNO, a Virgin Mobile México e a Virgin Mobile Brasil irão utilizar as redes locais da Vivo/Telefonica em cada um dos países, além de controlar todo o relacionamento com o cliente. A Virgin Mobile é criadora do modelo MVNO, sendo que a marca atualmente conta com mais de 18 milhões de clientes em 10 países. Aqui,a empresa enfrentará a Porto Seguro e a Datora Telecom, que já têm operações de MVNO consolidadas.