WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  MVNO - Mobile Virtual Network Operator  -->  Índice de artigos e notícias --> 2014

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: NUPIN - Origem: Valor Econômico
[17/11/14]  Parceira italiana rompe acordo com os Correios - por Daniel Rittner

A entrada da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) na área de telecomunicações ficou mais distante. Sem alarde, foi desfeito o acordo firmado entre a estatal brasileira e a italiana Poste Mobile para a estruturação de uma operadora virtual de telefonia móvel. Com isso, o projeto dos Correios perdeu velocidade e sairá do papel somente no fim de 2015, na melhor das hipóteses.

A parceria foi anunciada pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, em fevereiro. Ele também preside o conselho de administração da ECT. Uma nova empresa seria criada para explorar o serviço no Brasil, com 51% de participação acionária da Poste Mobile, subsidiária da Poste Italiane, empresa postal do país.

Na última reunião do conselho dos Correios, no início de novembro, seus integrantes foram informados sobre a rescisão do acordo, segundo apurou o Valor.

Procurada pela reportagem, a assessoria da estatal confirmou o rompimento. "A nova direção do grupo Poste Italiane informou recentemente aos Correios que, em função do novo planejamento estratégico do grupo, estava suspensa a participação direta em empresas do exterior", afirmou.

Diante da frustração, a ECT precisa reformular seus planos, de forma independente ou por meio de outra parceria. "Por ter havido uma mudança no modelo, os estudos indicam que haverá possibilidade de implantar uma nova solução até o último trimestre do próximo ano", informou a ECT.

As operadoras virtuais de telefonia celular, que já constituem um modelo bem-sucedido em diversos países da Europa, não têm frequência nem infraestrutura de rede própria. Por isso, elas precisam fazer acordos de compartilhamento. Em linhas gerais, compram minutos no atacado das grandes empresas, com descontos proporcionais à dimensão do negócio. Depois, vendem esses mesmos minutos - além de um conjunto de outros serviços - no varejo, aproveitando seus pontos de comercialização. Essa operação é conhecida no jargão do setor, em referência à sigla em inglês, como MVNO.

No Brasil, os Correios enxergaram uma oportunidade de diversificar suas fontes de receita, já que o negócio mais tradicional da empresa - distribuir cartas - está em franca decadência. A criação de uma operadora virtual, que aproveitaria os pontos de venda da estatal, tem sido anunciada pela ECT desde 2011.

Os Correios imaginavam desengavetar o projeto em duas etapas. Na primeira fase, buscaram um parceiro internacional com experiência bem-sucedida no MVNO, como é o caso da Poste Italiane. Por meio da Poste Mobile, sua subsidiária, ela conquistou 4% do mercado de celulares da Itália.

Juntas, a ECT e a Poste Mobile vinham trabalhando na constituição de uma nova empresa, com 49% de participação da estatal brasileira. Uma vez constituída a empresa e obtida uma licença de funcionamento junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o que estava previsto para o primeiro semestre deste ano, seria disparada a segunda fase do projeto: negociar, com uma das quatro grandes operadoras do país, um acordo específico para a compra de minutos no atacado. Até agora, essas negociações não saíram do lugar.

De acordo com os Correios, as discussões com operadoras sequer começaram. "Essas ações sobre a aquisição de serviços das operadoras seriam de responsabilidade da empresa operacional MVNO. Com a suspensão [da parceria], não foi concretizada. Algumas soluções estão em fase de estudo e sendo detalhadas pelo grupo dos Correios responsável pelo assunto", informou.

Em setembro, havia 278,5 milhões de linhas celulares habilitadas no país, segundo a Anatel. O negócio de operadores virtuais, no entanto, ainda patina. Poucas empresas com esse propósito se viabilizaram até hoje. A maior delas é a Porto Seguro, que usa a rede da TIM, com 236 mil chips ativados.

A expectativa dos Correios era ter 6 milhões de clientes no terceiro ano de operação e 8 milhões no quinto ano. Sem parceiros, o plano ficou só na promessa.