WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  MVNO - Mobile Virtual Network Operator  -->  Índice de artigos e notícias --> 2015

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Aberto Ate De Madrugada
[16/02/15]  Novos operadores MVNO apostam no WiFi e deixam o 3G/4G como backup

Como podem os pequenos operadores virtuais, competir com os grandes operadores que lhes "emprestam" a sua rede? Para o FreedomPop - e potencialmente o novo serviço de telemóvel do Google - a resposta é simples: apostar no WiFi e usar o 3G/4G apenas como backup.

A maioria das nossas cidades já está coberta por milhares de rede WiFi, e estes operadores optam por usar estas redes WiFi como forma principal de estarem ligados e fazerem chamadas - incluindo a capacidade de transitarem de umas para outras de forma transparente e sem interrupções, tal como acontece com as ligações celulares. (Embora não cheguem a ser uma rede mesh como a que temos por cá.)

Deixem estes serviços crescerem mais um bocado, e já vamos ver os operadores a reformularem a sua oferta e tarifários no que diz respeito ao consumo de dados (se bem que por cá, alguns já "oferecem" internet ilimitada nos seus hotspots - embora o processo de ligação aos mesmos continue a ser tudo menos "automático", e é aí que está o pequeno grande detalhe que pode fazer toda a diferença.)

... E isto sem metermos os eventuais serviços de internet via satélite, ou balão, ou via drones voadores, ao barulho... que depois é que as coisas se começarão a complicar. :)

(O que não invalida que os "gigantes" também tentem negociar directamente com os operadores para disponibilizar dados gratuitos para os seus utilizadores.)