WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  MVNO - Mobile Virtual Network Operator  -->  Índice de artigos e notícias --> 2016

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Segs
[28/06/16]  Nova onda de MVNOs na América Latina pode aumentar a carga nas redes celulares

O modelo de negócios das Operadoras Móveis Virtuais (MVNO) está, novamente, passando por um momento de grande interesse da região, graças aos diversos fatores em destaque, em países como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, entre outros. Considera-se Operadora Móvel Virtual aquela empresa que oferece serviços móveis aos seus clientes, no entanto não conta necessariamente com infraestrutura de rede própria e nem com licença para exploração de espectro radioelétrico, e por isso, alugam capacidades das operadoras móveis com rede própria (denominadas, em inglês, MNO – Mobile Network Operator).

“Recentemente pode-se observar uma nova onda de interesse neste modelo, em parte como uma tentativa dos governos em aumentar a concorrência do setor. Sobretudo, frente ao crescente número de leilões de espectro, onde os blocos reservados para novas operadoras ficam desertos ou são fornecidos para empresas que não possuem capital financeiro suficiente para lançar serviços comerciais MNO no curto prazo”, disse José Otero, Diretor da 5G Americas para a América Latina e Caribe.

Estudos de diversas consultorias estimam que o mercado global de MVNO faturará entre U$ 70 – 90 bilhões em 2023. A consultoria de inteligência Ovum, por exemplo, estima que alcançará U$ 45 bilhões em 2019. No entanto, não podemos deixar de lembrar que a importância das MVNOs na indústria de telecomunicações no mundo é relativa. De acordo com a Ovum, a média de participação de mercado das operadoras móveis virtuais em todo o mundo é, somente, de 3%.

Contudo, não devemos perder de vista que as MVNOs podem oferecer serviços somente em áreas onde já existe infraestrutura de rede de outras operadoras (MNO) que podem, por sua vez, alugar capacidade. Em outras palavras, a existência de operadoras móveis virtuais não implica em um avanço em termos de cobertura de serviço. E, por outro lado, ao agregar tráfego na infraestrutura das operadoras móveis existentes, tornam mais complexas as administrações das redes para as operadoras, podendo, inclusive, gerar situações de saturação das redes.

“Para preservar o correto desempenho e inovação dos serviços móveis oferecidos no mercado, é preciso que o incentivo às MVNOs seja acompanhado por políticas claras e um cronograma definido para a alocação de frequências de espectro radioelétrico às operadoras de rede, como também processos simplificados para facilitar a implantação de antenas e torres”, acrescentou Otero.