FERNANDO NETO BOTELHO

TELECOMUNICAÇÕES - QUESTÕES JURÍDICAS

Abril 2004               Índice (Home)


16/04/04

A Proposta de Reforma da LGT, com o controle das Agências Reguladoras

Notícia comentada:
Novo modelo para agências reguladoras visa melhoria dos serviços

O Governo Federal está propondo novas regras para o funcionamento das Agências Reguladoras. O objetivo é assegurar ao consumidor brasileiro serviços públicos de qualidade e tarifas menores, manter a viabilidade econômica desses serviços e estimular o aumento dos investimentos privados em infra-estrutura no país, contribuindo assim para a retomada do crescimento econômico.
O novo modelo dará maior legitimidade às Agências tornando-as socialmente controladas, transparentes, eficientes e efetivamente comprometidas com o interesse dos consumidores e usuários de serviços como energia elétrica, telecomunicações e transportes, entre outros. O projeto, que estabelece mudanças na regulamentação das agências, foi encaminhado ao Congresso Nacional na última segunda-feira (12/04). O governo vai pedir urgência na tramitação e a expectativa é que ele seja aprovado em, no máximo, 90 dias.
"O novo modelo para as agências é um instrumento para estímulo ao investimento privado com redução do custo. O desafio fundamental do momento é garantir que os benefícios da estabilidade macroeconômica sejam incorporados nos investimentos de infra-estrutura", disse o ministro da Fazenda, Antonio Palocci. 
A busca de um novo formato de gestão e de organização para as atividades regulatórias tornou-se necessário já que o atual modelo deu-se de forma incompleta e improvisada. Foram formadas, ao longo do governo passado, dois tipos de agências. Umas tinham a vocação de firmar políticas, caso da Anatel; outras, onde o processo de privatização ficou inacabado, caso da Aneel, teriam a função mais de fiscalizar que de criar normas. Na prática, tudo se tornou redundante. Nem os ministérios ociosos acabaram, nem o papel das agências foi readequado. 
"A diversidade e heterogeneidade do marco legal das agências reguladoras, a precariedade de seus instrumentos, os riscos de captura pelos agentes do mercado e o ainda insuficiente nível de qualidade da regulação no Governo Federal não apenas exigem, como determinam, a revisão da legislação em vigor e a criação de uma 'Lei Geral' das agências reguladoras", afirmou o ministro José Dirceu, Chefe da Casa Civil.
Na nova proposta, o Governo Federal retoma para si a prerrogativa de formular políticas para os setores e define os papéis que cada um, executivo e agência, deve assumir. Hoje existem nove agências reguladoras, criadas entre dezembro de 1996 e setembro de 2001. Nem todas atuam para fiscalizar monopólios privados. Atuam como agências de fato a Anatel (telecomunicações), a ANP (petróleo), a Aneel (energia elétrica), e a ANS (saúde complementar).

----- Original Message ----- 
From: Fernando Botelho 
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br ; Celld-group@yahoogrupos.com.br ; abdimg@yahoogrupos.com.br 
Sent: Friday, April 16, 2004 12:25 PM
Subject: [wireless.br] A Proposta de Reforma da LGT, com o controle das Agências Reguladoras

Colegas,
Na suposição de que o tema abaixo apresenta grande interesse para o setor de telecomunicações, na medida em que a proposta do Executivo, que acaba de ser enviada ao Congresso Nacional, visa alterar disposições relevantes da LGT e da própria estrutura do modelo original das telecomunicações brasileiras - editado com a desestatização do Sistema Telebrás - envio à apreciação os principais pontos da proposta e o próprio texto do PL- Projeto de Lei (abaixo).
Chamam a atenção, e, creio, devem merecer sério exame prévio pelo Setor, aspectos relacionados com a proposta de instituição do denominado "Contrato de Gestão", e da outorga de serviços, que podem, em tese, equivaler à instituição de um modo oblíquo de re-centralização do poder decisório, que foi encerrado com o instituto da regulação.
Mas, reconheço, se bem usada, a fiscalização da própria atividade regulatória pode se constituir em um novo, eficiente e modernizante mecanismo de gestão pública.
Abraços,
Fernando Botelho


ComUnidade WirelessBrasil