FERNANDO NETO BOTELHO

TELECOMUNICAÇÕES - QUESTÕES JURÍDICAS

Agosto 2004               Índice (Home)


06/08/04

Navegação anônima: evolução/involução!

----- Original Message ----- 
From: Fernando Botelho 
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br ; Celld-group@yahoogrupos.com.br ; abdimg@yahoogrupos.com.br 
Sent: Friday, August 06, 2004 12:25 PM
Subject: [wireless.br] Navegação anônima: evolução/involução !

Vejam abaixo: nova tecnologia que pode inviabilizar o rastreamento/IP, com inviabilização, consequente, da própria (e indispensável) possibilidade de investigação dos ilícitos de rêde, com o craqueamento, haqueamento, etc.
Trata-se de inovação que irá atuar de modo ambíguo: pró e contra os próprios interesses da web (ou, uma "faca de dois gumes" !! ).
Não sei se concordam...
Abs.,
Fernando Botelho

Notícia comentada:
Tecnologia permite navegação anônima 
best replica watches 05, 2004 PT
Programadores independentes estão modificando um sistema de comunicações desenvolvido pela Marinha americana para ajudar os internautas a surfarem pela Web sem se identificar. O sistema se baseia num conceito chamado onion routing (ou "roteamento cebola").

Ele funciona da seguinte forma: as mensagens, ou pacotes de informação, são enviadas através de uma rede distribuída de servidores selecionados ao acaso, cada um deles conhecendo apenas seu predecessor e seu sucessor. As mensagens que fluem pela rede são desempacotadas em cada servidor por uma chave de encriptação que remove uma "camada" de dados, revelando instruções para a próxima máquina.
As mensagens transmitidas pela Internet geralmente não são encriptadas, e o caminho que seguem pode ser facilmente identificado ligando-se os usuários aos sites que visitam.
A Marinha americana financia o desenvolvimento de um sistema de onion routing de segunda geração chamado Tor, que resolve muitos dos problemas do projeto original e é mais fácil de usar. O cliente Tor funciona de forma semelhante a um proxy SOCKS, um protocolo bastante comum para o desenvolvimento de sistemas de comunicação segura, de forma que softwares como o Mozilla e clientes SSH e FTP troquem informações diretamente com a rede de servidores sem grandes demoras.

O onion routing não garante o anonimato completo na Internet, mas ajuda a proteger os usuários de bisbilhoteiros. Segundo os desenvolvedores, o Tor pode ser usado para impedir websites (inclusive governamentais) de rastrear seus usuários, proteger o anonimato de denúncias e contornar sistemas locais de censura permitindo o acesso a sites bloqueados por empresas, escolas ou provedores.

Leia notícia completa em:
http://br.wired.com/wired/tecnologia/0,1155,15220,00.html 


ComUnidade WirelessBrasil