FERNANDO NETO BOTELHO

TELECOMUNICAÇÕES - QUESTÕES JURÍDICAS

Dezembro 2004               Índice (Home)


02/12/04

Rastreamento e Identificação de Chamada

From: Fernando Botelho
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br
Sent: Thursday, December 02, 2004 11:16 AM
Subject: Re: [Celld-group] Vivo

Apenas para ajudar no que diz respeito ao rastreamento da chamada celular....
Concordo inteiramente com a ressalva feita abaixo: não há possibilidade legal (ainda que viável tecnicamente) de rastrear-se a origem da chamada sem prévia ordem judicial.
Do contrário, se estará praticando delito de violação de sigilo telefônico (do originador), que está protegido na Constituição e na LGT e que só pode ser rompido por ordem judicial.
Uma coisa, portanto, será a identificação do código alfa-numérico da chamada (sob opção do originador); outra, a identificação da chamada, por rastreamento do sinal de origem (sob expressa vedação legal, excetuada a hipótese, repito, de expressa autorização da Justiça, em contrário - autorização, esta, diga-se de passagem, permitida apenas para a hipótese de
apuração da prática de crime).
Abs.,
Fernando Botelho

----- Original Message -----  
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br
Sent: Thursday, December 02, 2004 10:55 AM
Subject: Re: [Celld-group] Vivo

Luis Flávio,
A ANATEL, a partir de lei aprova no Congresso, determinou que as operadoras atendam a solicitações de cliente que queiram evitar a identificação se seu número, quando este originar alguma chamada.
As operadoras foram "obrigadas" a executar esse procedimento (anti-identificador), apesar de questionar tal situação, uma vez que isso favorece a prática de tentativas de ilícitos.
As operadoras (ao menos algumas que conheço) não divulga o serviço, quando algum cliente solicita tal procedimento, ela informa que o cliente deve ir até uma loja de atendimento e fazer a solicitação por escrito.
Neste caso, pelo que sei, a única forma de verificar que ligou é através de uma solicitação judicial, caso contrário, a operadora poderá ser acusa de quebra de sigilo.
Espero ter esclarecido, no momento estou sem o número da lei e o ofício da ANATEL, caso alguém da lista possua, seria interessante verificar.
Cordialmente,

ComUnidade WirelessBrasil