FERNANDO NETO BOTELHO

TELECOMUNICAÇÕES - QUESTÕES JURÍDICAS

Fevereiro 2004               Índice (Home)


07/02/04

Rede elétrica canadense com uso de Power Line

Notícia comentada:
Canadá testa banda larga via rede elétrica

Sault Ste. Marie, conhecida como a "Cidade do Aço" na província de Ontário, vai ser a primeira cidade canadense a testar o acesso à Internet via rede elétrica, graças a um programa piloto desenvolvido pela companhia elétrica local, a PUC Inc. 
A empresa vai implementar a tecnologia de banda larga via rede elétrica (BPL - Broadband over Power Line) de uma forma um pouco diferente da usual. Em vez de levar o link de dados até cada tomada na casa do assinante, ele só vai até os transformadores. Lá são instalados "hot-spots" wireless, que fornecem acesso em alta velocidade e sem fios, aos usuários de qualquer desktop ou notebook das redondezas, equipado com uma interface de rede no padrão 802.11b (também conhecido como Wi-Fi)
[Leia mais]


----- Original Message ----- 
From: Fernando Botelho 
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br ; Celld-group@yahoogrupos.com.br ; abdimg@yahoogrupos.com.br 
Sent: Saturday, February 07, 2004 4:18 PM
Subject: [Celld-group] Rede elétrica canadense com uso de Power Line

Prezados,
Tenho lido as últimas notícias que vão chegando sobre WLAN.
Acabo de ler uma que me pareceu especialmente interessante, pois dá conta da união da tecnologia Power-line (uso de cabos elétricos para tráfego de dados), mas que foge ao que vem sendo testado até agora em termos de PL (dados pela rede elétrica "da ponta"), pois conjuga eletricidade e radiofreqüência, já que a transmissão por cabeamento elétrico vai apenas até aos transformadores elétricos convencionais, a partir dos quais o enlace final termina com uso de RF (wireless), no padrão 802.11b.
Noutras palavras, ao invés do uso da estrutura elétrica "da ponta", se estará usando a rede elétrica pública, que será acessada por enlaces wireless.
Pareceu-me algo inovador...
A topologia, nisso, parece aproximar-se, guardadas as proporções, da que desenha o próprio WLL, com a diferença da utilização do cabeamento elétrico até o ponto da antena wireless.
Diz a notícia abaixo que a combinação permitiria tráfego broadband, ou, taxas superiores às permitidas com DSL.
Alguém teria maiores detalhes desta inovação ???....(ver abaixo).

Fernando Botelho
Telecomunicações - Questões Jurídicas


ComUnidade WirelessBrasil