FERNANDO NETO BOTELHO

TELECOMUNICAÇÕES - QUESTÕES JURÍDICAS

Fevereiro 2004               Índice (Home)


27/02/04

Redes ALICE/CLARA: UE + AL

Notícia comentada:
Rede de dados que conecta AL à Europa entra em operação em maio
http://idgnow.terra.com.br/idgnow/telecom/2004/02/0031 
Quinta-feira, 26 de Fevereiro de 2004 - 18h00
Telefônica, Emergia, Telecom Itália, Global Crossing, Tsparkle (Deutsche Telecom), entre outros provedores de telecomunicações estão participando do processo final de licitação para interligar as redes de dados destinadas à pesquisa e desenvolvimento da região da América Latina com a Europa, que compõem o projeto batizado de ALICE (América Latina conectada com a Europa). 
O coordenador do projeto das 19 redes de pesquisa e desenvolvimento latino-americanas, Nelson Simões, que também é diretor geral da RNP (Rede Nacional de Pesquisa — que conecta 329 instituições de ensino no Brasil), explica que a licitação pode resultar em vários fornecedores e a previsão é começar a operação da rede de dados, batizada de CLARA, entre sete países até maio. O restante (cerca de 12 países) deve iniciar somente a partir de julho. 
O projeto envolve investimentos de 12,5 milhões de euros para os próximos três anos. A União Européia será responsável pelo montante de 10 milhões de euros, enquanto os 19 países da região da América Latina terão que captar os 2,5 milhões de euros restantes. 
Ele informa que a capacidade de banda contratada pelo Brasil será de 155 Mbps, porém nem todos os países devem contratar essa velocidade de transmissão. Outro diferencial da rede CLARA é o uso do protocolo IP versão 6, que tem as mesmas funcionalidades encontradas no conceito de redes NGN (Next Generation Network) como mobilidade e convergência de mídias. Ceila Santos

best replica watches
----- Original Message ----- 
From: Fernando Botelho 
To: Grupo Professor Baracho Junior ; abdimg@yahoogrupos.com.br ; Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br 
Sent: Friday, February 27, 2004 11:01 PM
Subject: [wireless.br] Redes ALICE/CLARA: UE + AL

Prezados,
Abaixo, interessante notícia sobre a rede de dados ALICE, que, adotando topologia (salvo engano) de uma VPN de largo espectro, irá conectar rede de entidades de ensino da AL e da UE, sendo que a conexão parece estruturar-se sobre uma nova e própria rêde, privada.
O interessante do assunto - que já vem sendo divulgado desde o ano passado e não sei se os colegas já tiveram oportunidade de debater aqui - é que, inobstante a disponibilidade atual da rede mundial, ou, do nível mais alto, de WAN, dado pela própria WEB, que já permitiria, tranqüilamente, elaboração, digamos, de webforuns, ou, de ambientes educacionais-comunitários on-line, como esse, voltados para a comunhão dos interesses acadêmicos das centenas de entidades transcontinentais, está-se criando uma rêde própria (ao que parece com uso de protocolo específico, mas que irá usar inclusive endereçamentos IP versão 6, o que mostra, também, iniciativa de grande porte, ou, pelo menos, de perspectiva robusta na distribuição dos endereços).
Não há dúvida de que a questão apresenta aspectos intrigantes, tais como a razão pela qual, a despeito da infra-estrutura atual já disponível para a formação da específica comunidade transcontinental, está-se criando nova rede, privada e específica para a aplicação (P&D-entidades de ensino da AL/UE).
Além disso, se repararmos no detalhe da iniciativa, veremos que ele retoma os primeiros passos do próprio ARPANET/USA, já que são entidades de ensino que agora novamente se dispõem a uma congregação interconectada.
Abs.,
Fernando Botelho

 


ComUnidade WirelessBrasil