FERNANDO NETO BOTELHO

TELECOMUNICAÇÕES - QUESTÕES JURÍDICAS

Fevereiro 2004               Índice (Home)


27/02/04

Dados brasileiros de acesso Web a sites públicos

Notícia comentada:
http://idgnow.terra.com.br/idgnow/internet/2004/02/0067
Brasil lidera acesso mundial a sites governamentais 
Quinta-feira, 26 de Fevereiro de 2004 - 17h31 
IDG Now!
Os internautas residenciais brasileiros navegaram em média 12 horas e 47 minutos no mês de janeiro, revelou nesta quinta-feira (26/02) o Ibope/NetRatings. Esse período representa um aumento de 23 minutos frente ao tempo navegado em dezembro de 2003, que foi de 12 horas e 24 minutos. 
Ainda segundo o levantamento, o País ficou atrás de países como Estados Unidos (com 14 horas e 43 minutos) e França (13 horas e quatro minutos). Porém, permaneceu a frente da Itália, país que teve navegação média de internautas residenciais de sete horas e 19 minutos.
[Leia mais]

----- Original Message ----- 
From: Fernando Botelho 
To: abdimg@yahoogrupos.com.br ; Grupo Professor Baracho Junior ; Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br 
Sent: Friday, February 27, 2004 11:37 PM
Subject: [wireless.br] Dados brasileiros de acesso Web a sites públicos

Reparem na notícia acima.
Vejam como o dado brasileiro vai-se tornando fantástico, na comparação mundial dos números de acessos a websites estatais.
Mas, quando analisado este específico dado nacional frente aos níveis atuais que informam a restrita inclusão digital-brasileira - menos de dez por cento da população dispõe de acesso Web - ele demonstra, a meu ver, um valor relativo bifronte (negativo/positivo).
De um lado, ele mostra que os serviços públicos brasileiros cada vez mais interferem com o interesse da população, que a eles recorrem em níveis crescentes e em progressão geométrica, e as ferramentas de TI nada mais revelam do que o crescimento da busca.
De outro lado, os dados volumosos revelam o aspecto negativo, da elitização do acesso rápido, econômico, eficaz, aos serviços públicos, via WEB, com exclusão, entretanto, da maior parcela da sociedade, simplesmente apartada desta mesma possibilidade, que requer isonômico franqueamento (leia-se, nisso, implemento indispensável do FUST-Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações, que tem a incumbência legal, já há 3 anos, de realizar o "milagre" brasileiro da democratização dos benefícios das telecomunicações).
Por último, o dado revela, reconfortantemente, a qualidade da infra-estrutura do E-Gov brasileiro, que, crescentemente, disponibiliza conteúdos úteis em portais, e, neles, serviços públicos, para acesso via Web, em níveis superiores aos de países desenvolvidos.
A partir disso, coisas como telesaúde pública, telejurisdição, processo judicial-eletrônico, videointerrogatórios, peticionamento eletrônico, dentre outras inovações permitidas pela rêde brasileira, passam a integrar o cotidiano da vida nacional, e começam a se realizar em pontos do território nacional, sem nada dever aos dados correspondentes, de primeiro mundo.
Não sei se concordam com esta visão.
Abs.,
Fernando Botelho


ComUnidade WirelessBrasil