FERNANDO NETO BOTELHO

TELECOMUNICAÇÕES - QUESTÕES JURÍDICAS

Janeiro 2004               Índice (Home)


26/01/04

O novo SCD (e o PGO e PGMU do SCD) sob Consulta Pública/ANATEL

Comentário sobre a notícia:
http://www.anatel.gov.br/Tools/frame.asp?link=/biblioteca/releases/2004/
release_16_01_2004(2).pdf

----- Original Message ----- 
From: Fernando Botelho 
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br ; Celld-group@yahoogrupos.com.br 
Sent: Monday, January 26, 2004 10:22 AM
Subject: [Celld-group] O novo SCD (e o PGO e PGMU do SCD) sob Consulta Pública/ANATEL

Prezados,
Embora certo de que a esta altura a maioria já esteja a par da questão, trago - pela importância do tema - a notícia/ANATEL, da implantação do debate público, que começou em dezembro último e terminará em fevereiro próximo, sobre a nova e ampla (diria, mega) outorga planejada pela Agência.
Trata-se das tres Consultas Públicas postas conjuntamente em andamento - CPs 480, 493 e 494 - que tratam, respectivamente, da futura Regulamentação, PGO (Plano Geral de Outorgas) e PGMU (Plano Geral de Metas de Universalização), do que está sendo denominado SCD-Serviço de Comunicação Digital.
O prazo para contribuição pública assegurado nestas tres CPs se esgotará no próximo dia 11.02.2004, e estão sendo ainda realizadas, em cinco capitais (Recife, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, e Belo Horizonte), sessões de Audiência Pública, sob coordenação da ANATEL, para debate do tema (do SCD).
Já podem ser apontados aspectos de significância para o setor com esta nova outorga programada, tais como:
1 - A questão da definição material do SCD (a forma objetiva de telecomunicações que irá essencializá-lo e diferenciá-lo dos demais serviços já outorgados pela Agência - pois ele está definido como serviço de acesso digital, em banda larga, à Internet).
2 - A questão da desagregação dos elementos das redes atuais, em favor dos novos delegatários do SCD (a norma propõe - como constou expressamente do Regulamento da CP 480 - implemento do unbunbling full no SCD).
3 - A questão da possibilidade de utilização de recursos públicos do FUST para custeio de novas e específicas metas de universalização agora propostas para o SCD (acessos SCD deverão estar disponíveis, para ampla aplicabilidade - educação, saúde, segurança de fronteira, deficientes físicos, etc. - à partir de janeiro/2006, indo até 2.014).
4 - A questão da criação de novo Plano de Outorgas apenas para o SCD, que re-divide o espaço geográfico brasileiro em novas áreas (exclusivas do SCD, que se somarão a regiões-áreas do PGO/STFC, e às áreas do SMC).
Estes e outros aspectos do SCD estão sendo tratados em contribuições, que poderão ser consultadas no próprio site da ANATEL, após esgotamento do prazo para a coleta respectiva (11.02.2004).
Abs.,
Fernando Botelho

 


ComUnidade WirelessBrasil