FERNANDO NETO BOTELHO

TELECOMUNICAÇÕES - QUESTÕES JURÍDICAS

Janeiro 2004               Índice (Home)


28/01/04

Europa terá acesso à Internet, via dirigíveis - Comentário de Bruno Maia

----- Original Message ----- 
From: Fernando Botelho 
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br 
Sent: Wednesday, January 28, 2004 1:36 PM
Subject: Re: [wireless.br] Europa terá acesso à Internet, via dirigíveis

Transcrição de mensagem de Bruno Maia:
Caros,
A tecnologia mencionada denomina-se HAPS (se nao me engano significa high altitute plataform system). A idéia é permitir que uma única base tenha uma área de cobertura extensa sofrendo menos atenuação que uma radiobase situada no solo. Esta menor atenuação é devida a desobstrução do sinal e menor efeito de atenuação por chuda dado que este enlace encontra-se inclinado. 
Com certeza a estabilidade das plataformas é um problema a ser tratato, embora a estratosfrera (pelo que me lembre) tenta a ser bem menos dinâmica que a Troposfer. Os satélites (mesmo GEO) também sofrem com a necessidade constante de correção da sua órbita. 
Em anexo segue um paper sobre HAPs
Mais referências:
http://www.skylarc.com/papers.html
Bruno Maia


Prezado Bruno, agradeço muito o envio do valioso artigo, que traz detalhamento exatamente da questão que tratávamos: o problema do deslocamento do protótipo ainda no nível da atmosfera, aspecto que parece ser solucionado, pelo menos na teoria descrita, com mobilidade também de antenas terrenas na área correspondente de cobertura.
Noutras palavras, estarão em movimento, para sincronia do sinal (uplink/downlink), ambos: a antena terrena e os rádios do protótipo.
É uma idéia revolucionária....
Abs.,
Fernando Botelho 

 


ComUnidade WirelessBrasil