FERNANDO NETO BOTELHO

TELECOMUNICAÇÕES - QUESTÕES JURÍDICAS

Julho 2004               Índice (Home)


01/07/04

A União Européia e seu "Mobile Broadband Services"

----- Original Message ----- 
From: Fernando Botelho 
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br ; Celld-group@yahoogrupos.com.br ; abdimg@yahoogrupos.com.br 
Sent: Wednesday, June 30, 2004 8:17 PM
Subject: [wireless.br] A União Européia e seu "Mobile Broadband Services"
Prezados,
Vejam a interessante notícia abaixo...
Ela demonstra que o mesmo espírito regional-integracionista que marcou o surgimento da antiga Comunidade Européia do Carvão e do Aço (CECA) e que determinou sua transformação, primeiramente, em Comunidade Econômica Européia (Tratado de Roma/1957) e, à seguir, com o Tratado de Maastricht (1992), em União Européia-UE, esta, que, agora, começa o processo constitucional de sua transformação em uma Federação, ou, a extinção da Confederação e o surgimento de um novo e único Estado Europeu, também determina um cuidado especial com a unificação tecnológica, em favor da interoperabilidade de sistemas de telecomunicações.
Reparem, como exemplo desse traço, que a Comissão da UE acaba de definir critérios para obtenção de um padrão unificado para telecomunicação-móvel (ver abaixo), que irá abranger da otimização do espectro (em toda a Europa, ou, pelo menos, em todo o âmbito do território dos Estados hoje aderentes do Tratado/UE) à definição de parâmetros comuns para a interoperabilidade.
O interessante é que, mesmo na ampla heterogeneidade étnica, cultural, política, da Europa (da UE), preserva-se esse espírito, digamos, unificador-comunitário, que cruzou a segunda metade do Séc. XX, e que se desenvolve até em política de regulação de telecomunicações, coisa que, noutros cantos do mundo, onde a homogeneidade (étnico-cultural-política) se faz mais intensa, não se tem conseguido, como ocorre, hoje, no Continente Americano.
Por essas e outras, por esta base sólida integracionista do Europeu - às vezes, paradoxal-integracionista (pois trata-se da maior e mais diversa unificação de que se tem notícia na idade moderna) - é que poderá obter explicação lógica para o sucesso de certos padrões tecnológicos europeus.
É uma visão...não sei se concordam.
Abraços,
Fernando Botelho

Informática 
Quarta, 30 de junho de 2004, 15h29 
Comissão Européia lança plano de comunicações 
http://informatica.terra.com.br/interna/0,,OI334921-EI553,00.html 
A Comissão Européia divulgou hoje um estudo de políticas para assegurar o acesso a dados a qualquer hora e em qualquer lugar em toda a Europa, a fim de manter a liderança do continente no setor de telecomunicações móveis. 
O estudo, chamado "Mobile Broadband Services", estabelece seis questões que a União Européia tem que resolver para que os usuários de telefones móveis possam usufruir de serviços de banda larga como compras online, ou ter conexões de alta velocidade com as sedes de suas empresas. "A disponibilidade de serviços a qualquer hora e em qualquer lugar será essencial para a economia européia, na qual a mobilidade das pessoas, bens e serviços está crescendo", afirmou o comissário União Européia para a sociedade da informação, Erkki Liikanen. 

"Todos os envolvidos, incluindo os Estados participantes, precisam resolver esses assuntos juntos, para assegurar que a Europa mão perca os benefícios que a banda larga móvel pode trazer", acrescentou Liikanen. 

Os maiores benefícios da mobilidade em banda larga devem ser ganhos de produtividade, disse o comissário. As seis questões mais importantes a serem consideradas são: 

P&D - Os investimentos da Europa em pesquisa e desenvolvimento, como uma porcentagem do produto interno bruto, é menor do que a de seus principais parceiros comerciais. 

Interoperabilidade - A indústria tem que tomar medidas urgentes para ampliar a interoperabilidade dos serviços de comunicação móvel em banda larga. 

Conteúdo de valor adicionado - É preciso criar um ambiente regulatório referente aos direitos de propriedade que favoreça a criação de conteúdos de alto valor adicionado. 

Pagamentos eletrônicos - regras para o uso de dinheiro eletrônico devem ser aplicadas. 

Estações rádio base e antenas - são necessárias iniciativas para mudar barreiras regulatórias à implantação de sites. 

Política de administração do espectro - É necessária uma abordagem coordenada para gerar flexibilidade e disponibilidade de freqüências. 
Reuters


ComUnidade WirelessBrasil