FERNANDO NETO BOTELHO

TELECOMUNICAÇÕES - QUESTÕES JURÍDICAS

Julho 2004               Índice (Home)


16/07/04

Convergência Tecnológica em Telefonia (fixo-móvel)

----- Original Message -----
From: Fernando Botelho
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br ; Celld-group@yahoogrupos.com.br
Sent: Friday, July 16, 2004 9:40 AM
Subject: [wireless.br] Convergência Tecnológica em Telefonia (fixo-móvel)
Prezados,
Mais uma notícia - abaixo - sobre a convergência em telefonia (fixo-móvel).
Já foi criada até uma nova entidade (FMCA) para uniformização do projeto.
Dizem que, quando algo vira sigla em TI, vira realidade...
Abs.,
Fernando Botelho

Convergência

Operadoras unem-se em projetos de convergência

Seis grandes operadoras telefônicas do mundo, entre elas a Brasil Telecom, uniram-se em um grupo para desenvolver projetos de convergência entre linhas fixas e móveis. Liderada pela British Telecom, a Aliança de Convergência Fixa-Móvel (FMCA, em inglês), inclui também a Korea Telecom, a Nippon Telegraph and Telephone Corp (NTT), a Rogers Wireless e a Swisscom AG.

Segundo um comunicado divulgado pelas companhias na quarta-feira (14/07), a aliança responde por 122 milhões de clientes de linha fixa e 23 milhões de usuários de linhas móveis. Outras 15 operadoras já manifestaram interesse em integrar o grupo.

De acordo com a Brasil Telecom, a British Telecom será a primeira a ocupar a presidência da Aliança, que será rotativa, mudando a cada 12 meses. A Rogers Wireless assumirá a vice-presidência.

A Brasil Telecom afirmou também que um dos principais objetivos da FMCA será apresentar uma mensagem comum à indústria de equipamentos de telecomunicações no que diz respeito ao desenvolvimento de terminais e infra-estrutura padronizados.

Inicialmente, os trabalhos da FMCA focarão no desenvolvimento de aparelhos de terceira geração (3G) com capacidade Bluetooth, segundo Steve Andrews, líder da unidade de mobilidade e convergência da BT.

Esses telefones permitirão que usuários acessem de casa ou do escritório links de estações Bluetooth com suas conexões de banda larga. A velocidade de dados de 700 kbps (kilobits por segundo) será possível no celular com Bluetooth, e as ligações custarão o mesmo daquelas de linhas fixas, ou menos, segundo Andrews.
Autor: IDG Now!
Data: 15/07/2004

 


ComUnidade WirelessBrasil