FERNANDO NETO BOTELHO

TELECOMUNICAÇÕES - QUESTÕES JURÍDICAS

Junho 2004               Índice (Home)


02/06/04

Exportando a Urna Eletrônica e o processo eleitoral eletrônico

Notícia comentada:
Negócios São Paulo, 2 de Junho de 2004 
Brasil exportará urnas eletrônicas para Costa Rica 
 Será assinado nas próximas semanas convênio entre o Tribunal Superior Eleitoral, o Tribunal Supremo de Elecciones da Costa Rica e a Organização dos Estados Americanos (OEA) para o empréstimo de 4 mil urnas eletrônicas para as eleições gerais a serem realizadas naquele país em fevereiro de 2006. 
Os ministros Sepúlveda Pertence e Fernando Neves estão na capital costarriquenha para apresentar o sistema eletrônico de votação brasileiro às autoridades e representantes da sociedade civil. 
Além dos equipamentos, a Justiça Eleitoral brasileira enviará pessoal especializado para capacitação da equipe técnica da Costa Rica. Pelo convênio, cerca de 1,3 milhão de eleitores utilizarão o sistema informatizado, o que representa 50% do eleitorado do país, em mais de 3 mil juntas eleitorais. O presidente do TSE costarriquenho, Oscar Fonseca Montoya, afirmou que tão logo seja assinado o convênio será feita campanha de esclarecimento do eleitorado e que, em todos os locais onde os eleitores forem treinados a utilizar a urna eletrônica, a votação no equipamento será obrigatória. 
Oscar Montoya afirmou ainda que a introdução do sistema brasileiro no país trará mais um benefício, que é a possibilidade de aumento do número de eleitores em cada junta. Atualmente as juntas costarriquenhas possuem, em média, 400 eleitores cadastrados, número que poderá ser aumentado para 600 com a implantação das urnas eletrônicas. A Costa Rica é o quarto país a utilizar oficialmente a urna brasileira, sistema que já foi usado no Paraguai, México e Argentina. Em outubro deste ano será a vez do Equador utilizar o sistema eletrônico nas eleições municipais. Também manifestaram interesse na urna brasileira: Colômbia, Honduras e Nicarágua.
Com informações do Supremo Tribunal Eleitoral
Computerworld 
01/06/2004 

----- Original Message ----- 
From: Fernando Botelho 
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br ; Celld-group@yahoogrupos.com.br ; Grupo AMAGIS ; abdimg@yahoogrupos.com.br 
Sent: Wednesday, June 02, 2004 1:03 PM
Subject: [wireless.br] Exportando a Urna Eletrônica e o processo eleitoral eletrônico

Prezados,
Abaixo, uma excelente notícia - para os dois mundos (que cada vez mais se interconectam): o mundo jurídico e mundo tecnológico.
Estamos exportando, para a Costa Rica, a UE-Urna Eletrônica e com ela nosso expertise (genuinamente brasileiro) de realização do processo legal-eleitoral integralmente eletrônico.
Tenho conhecimento de outros interesses externos nesse momento, no mesmo "produto" (EUA e Europa).
Fomos os primeiros no mundo a processar uma eleição nacional inteiramente eletrônica-digitalizada (com milhões de votos manifestados digitalmente e processados eletronicamente).
E, agora, estamos exportando o expertise, os equipamentos, e os softwares respectivos para outros cantos do mundo.
Tive oportunidade - a convite do então Presidente do Tribunal Regional Eleitoral-MG - de coordenar os trabalhos da demonstração da UE-Urna Eletrônica no ano passado, em MG.
É um microcomputador fantástico, a serviço da cidadania.
Para quem teve oportunidade - como eu tive, na ocasião - de presenciar o que se pode considerar o maior "show de bits da cidadania" - os votos eletrônicos chegando, pelas redes cabeadas e não-cabeadas, ao CPD-Centro de Processamento de Dados do TRE e serem computados eletronicamente assim que recebidos (com checagem cruzada, dos envios e dos BU-Boletim de Urna eletrônicos emitidos no local da votação, e redundância dos sistemas de processamento e de transmissão) - pode dizer, sem constrangimento, que temos, no país, algo de imenso, para oferecer ao mundo.
É um valor que devemos cultivar - aliás, estamos exportando, como se vê na notícia abaixo.
Abs.,
Fernando Botelho


ComUnidade WirelessBrasil