FERNANDO NETO BOTELHO

TELECOMUNICAÇÕES - QUESTÕES JURÍDICAS

Maio 2004               Índice (Home)


04/05/04

Rastreamento celular

Pergunta:
...se meu celular sumir, tem como eu rastreá-lo?
Se alguém achar e trocar o nam, a pessoa ira usar normalmente o celular? E tem como a operadora achar o celular se a pessoa estiver usando outro numero?
Resposta:
...Sim, tem como rastrear seu celular, mas acredito que a seja necessário um mandado judicial, o que complica um pouco.
Se alguém achá-lo, pra usar na mesma operadora será necessário alterar o ESN, o que é possível através de equipamentos específicos para tal. Caso o cara não troque de operadora, nem de ESN, dificilmente ele conseguirá habilitá-lo na mesma, pois o ESN estará registrado como furtado/perdido.
Para habilitá-lo em uma outra operadora dependerá da política utilizada por esta, ou seja, quais os requisitos necessários para habilitar-se um aparelho que não foi adquirido através da mesma.

----- Original Message ----- 
From: Fernando Botelho 
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br 
Sent: Tuesday, May 04, 2004 10:36 PM
Subject: Re: [Celld-group] Duvidas sobre celular CDMA.

Apenas uma pequena contribuição à discussão do rastreamento do celular....
O rastreamento do rádio, apesar de tecnicamente indiscutível, só pode ser feito, no aspecto legal, mediante prévia ordem judicial.
Do contrário, se estará violando, de uma só vez, o sigilo de comunicações e a privacidade individuais (esta última, que inclui direito ao anonimato de posicionamento geográfico do usuário de telefonia móvel=celular, ambas prescrições contidas, hoje, textualmente, no art. 3o, V e IV, da LGT e no art. 5o, da Constituição).
As ordens judiciais, para rastreamento, escuta, etc., são hoje de certo modo freqüentes, e têm permitido, dentre outras tantas finalidades, que as Operadoras auxiliem o trabalho da Polícia, localizem a célula/ERB usada, interceptem comunicações, com gravação e coleta de prova de crimes os mais variados (como o típico e conhecido seqüestro - ou, a extorsão mediante seqüestro).
Em BH, recentemente, tivemos oportunidade de acompanhar um fantástico trabalho de investigação policial de seqüestro, envolvendo alta tecnologia de rastreamento de sinal móvel/celular (após concedida a ordem judicial prévia e específica), com desvio do sinal para o DEOSP - Delegacia Especializada em Operações Especiais, monitoramento, localização da ERB - acessada, cerco policial ao local da chamada originada, identificação do cativeiro, prisão (e, no caso, morte) do autor do cárcere privado, com liberação da vítima.
É um testemunho pessoal de um outro lado, digamos, da ferramenta...
Abs., 
Fernando Botelho


ComUnidade WirelessBrasil