FERNANDO NETO BOTELHO

TELECOMUNICAÇÕES - QUESTÕES JURÍDICAS

Maio 2004               Índice (Home)


10/05/04

Delegacia de Polícia Virtual

----- Original Message ----- 
From: Fernando Botelho 
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br ; Celld-group@yahoogrupos.com.br ; abdimg@yahoogrupos.com.br 
Sent: Monday, May 10, 2004 9:44 PM
Subject: [Celld-group] Delegacia de Polícia do Pará

Mais uma boa notícia, agora do Pará (Delegacia de Polícia virtual da Região Norte - website para prestação de serviços policiais).
Abs.,
Fernando Botelho

http://www.labitv.futuro.usp.br/noticia_cont.jsp?ln_n_id=3044 
27.04.2004 
Pará ganha delegacia virtual
Depois do Ceará, agora é a vez do Pará inaugurar sua delegacia eletrônica. Já está em funcionamento a primeira Delegacia Virtual da região Norte, inaugurada pela Polícia Civil do Pará. 
Assim como a ferramenta instalada no Ceará, a delegacia do Pará permite o registro online de pequenas ocorrências, como furto de celular ou extravio de documentos, com direito inclusive a comprovante. A ocorrência pode ser encaminhada de qualquer parte do Pará, do Brasil e até do exterior. 

A novidade permite a liberação dos investigadores de polícia para outras atividades, mesmo porque 60% das ocorrências em delegacias acontecem por conta de pequenos fatos que não exigem “procedimentos e investigações posteriores”. A informação foi dada pelo delegado Marcílio Diniz Lopes, em entrevista nesta sexta-feira (23/04) ao programa Revista Amazônia, da Rádio Nacional da Amazônia. 

Logo após entrar na página da Internet www.delegaciavirtual.pa.gov.br, o cidadão é informado que “falsa comunicação é crime” e que o computador está identificado. É preciso também fazer um cadastro de identificação pessoal. Depois, há um espaço para registrar a ocorrência. Em seguida, a pessoa pode receber a confirmação para impressão imediata ou então através do e-mail para usar como comprovante. 

No caso de denúncias anônimas, segundo o delegado, elas não serão possíveis na “Delegacia Virtual” e continuam sendo bem aceitas pelo telefone específico. Também fica para a próxima fase a questão relativa ao acompanhamento, pela Internet, do andamento de processo policial. Lopes ressalta, entretanto, que a Internet vai desafogar o serviço nas delegacias em todo o Pará. 

Para melhor funcionamento da Delegacia Virtual, o chefe da Polícia Civil do Pará, Luiz Fernandes, informa que todas as delegacias do Estado estão interligadas pela Internet. 
Fonte: IDG Now! 


ComUnidade WirelessBrasil