FERNANDO NETO BOTELHO

TELECOMUNICAÇÕES - QUESTÕES JURÍDICAS

Novembro 2004               Índice (Home)


23/11/04

Contingenciamento do Fust gera incertezas sobre o SCD

----- Original Message -----
From: Fernando Botelho
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br ; Celld-group@yahoogrupos.com.br ; abdimg@yahoogrupos.com.br
Sent: Tuesday, November 23, 2004 8:55 PM
Subject: [Celld-group] Notícia sobre o FUST + SCD

Prezados,
Trago abaixo mais uma nota sobre o FUST.
Não é, como podem ver, nada animador, e a tônica, como de costume, continua como antes, sem solução efetiva, realista, no âmbito puramente administrativo.
Abs.,
Fernando Botelho

Sociedade da Comunicação
Contingenciamento do Fust gera incertezas sobre o SCD
22/11/2004
Os recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) ainda deverão fazer número para incrementar o superávit primário do governo nesse ano. As discussões sobre a implementação do Serviço de Comunicação Digital (SCD), envolvendo a Anatel e o Ministério das Comunicações, não evoluíram e não será neste momento que a verba do fundo será usada para algum serviço de telecom. A agência chegou a encaminhar uma exposição de motivos para o decreto de implantação do serviço, mas recebeu alguns questionamentos do ministério, o que acabou atrasando o processo.
O presidente da Anatel, Pedro Jaime Ziller, está otimista e prevê que até o final do ano todos os regulamentos estarão aprovados e que a partir do início de 2005 o processo de licitação estará na rua.
No entanto, a agência terá que convencer a equipe econômica do governo a ceder mais do que os R$ 30 milhões que estão previstos para o Fust no orçamento do próximo ano. Para Ziller, essa situação não é incômoda. Segundo ele, basta mostrar na prática que o serviço é viável para os ministros e técnicos da área econômica (Fazenda e Planejamento, Orçamento e Gestão) se convencerem de que necessita de mais recursos.
No entanto, os diretores da Anatel também deverão convencer técnicos do Ministério das Comunicações, onde não há tanto entusiasmo com o projeto. Segundo fontes ouvidas por RNT, o fato de o ministério ter questionado os dados enviados pela agência nada mais é do que a tentativa de protelar ainda mais o início do programa. Fontes também dão conta de que o ministro da pasta, Eunício Oliveira, não gostaria de dar início ao novo serviço em um curto espaço de tempo. Pelo menos, não antes de o projeto de lei das agências reguladoras, que tramita no Congresso Nacional, ser aprovado. Pelo projeto como está hoje, todo o poder de conceder outorgas do novo serviço passaria para o ministério e a Anatel só teria o poder de fiscalizar o desempenho das empresas.
Se Ziller está otimista, já há na Anatel quem comece a se aborrecer com as dificuldades para a liberação dos recursos do Fust, cobrado desde 2001, mas que nunca foi usado. O superintendente de universalização da Anatel, Edmundo Matarazzo, afirmou durante o Futerecom que a implantação do SCD seria mais fácil sem a utilização dos recursos do fundo. Matarazzo disse que para a liberação deste dinheiro o programa teria que transpor questões políticas que envolvem a utilização das verbas do fundo.
Mesmo com o impasse, a Anatel continua planejando. De acordo com Pedro Jaime Ziller, o regulamento do novo serviço será elaborado com base no futuro decreto. "A Anatel já tem um esboço dos regulamentos. Certamente, o serviço será explorado em regime público, com a finalidade de incrementar a inclusão digital no País, especialmente em escolas públicas e áreas rurais", comenta. Segundo Ziller, o serviço será prestado em regime público porque há necessidade de garantia de continuidade, o que pode não ocorrer se o serviço for prestado em regime privado.
O presidente da Anatel explica que o programa de inclusão digital não se resume em apenas colocar acessos nos locais determinados. "é necessário criar conteúdo para se gerar desenvolvimento e inclusão de fato", argumenta. Ele também ressalta que serão instalados cerca de 2 milhões de equipamentos terminais, sendo que desse total, 300 mil serão servidores, os demais serão equipamentos de baixo custo. (A.S. e G.C.) - Revista de Negócios em Telecomunicações


ComUnidade WirelessBrasil