FERNANDO NETO BOTELHO

TELECOMUNICAÇÕES - QUESTÕES JURÍDICAS

Outubro 2004               Índice (Home)


15/10/04

Radiação e Saúde

----- Original Message ----- 
From: Fernando Botelho 
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br 
Sent: Friday, October 15, 2004 10:48 AM
Subject: Re: [wireless.br] Radiação e Saúde
Pela aproximação com o assunto abaixo, envio notícia colhida agora há pouco no site http://informatica.terra.com.br/interna/0,,OI402856-EI553,00.html, que anuncia outro estudo médico (recente), descrevendo comprometimento de função auditiva - neuroma do acústico - em razão o uso de aparelho móvel-celular.
Todos sabemos que é polêmica a questão, mas, por se tratar de assunto recente e pela importância da discussão, resolvi aproveitar o ganho da sua mensagem e trazer ao conhecimento geral esta nova nota.
Abs.,
Fernando Botelho 

Informática 
Quinta, 14 de outubro de 2004, 08h47 
Uso do celular aumenta risco de tumor, diz estudo 
Usar telefones celulares durante pelo menos dez anos aumenta o risco de neuroma acústico, um tumor benigno no nervo auditivo. A informação é de um estudo divulgado ontem pelo Instituto Karolinska, da Suécia. 
O risco se restringe ao ouvido normalmente usado, e não há indicações de que ele exista para quem use os telefones durante menos de dez anos. O Instituto Karolinska é uma das principais faculdades de Medicina da Europa e um importante centro de pesquisas biomédicas. É também a entidade que concede os prêmios Nobel de Fisiologia e Medicina. 
"Na época em que o estudo foi conduzido, só celulares analógicos eram usados há mais de dez anos, e, portanto, não podemos determinar se os resultados se restringem aos telefones analógicos ou se os resultados seriam similares também após o uso prolongado de telefones digitais (GSM)", disse nota do instituto. 
Atualmente, o mercado da telefonia celular é dominado pela tecnologia GSM, que substituiu os "tijolões" analógicos em grande parte do mundo na década passada. As empresas do setor afirmam que não há evidências científicas de riscos à saúde provocados pelos celulares. 
O Instituto Karolinska disse que 150 pessoas com neuroma acústico e 600 saudáveis participaram do estudo. "O risco quase dobrou para as pessoas que começaram a usar seus celulares pelo menos dez anos antes do diagnóstico", disse a nota. 
"Quando se leva em conta do lado da cabeça normalmente usado (para falar ao celular), descobrimos que o risco de neuroma acústico era quase quatro vezes maior nesse lado e virtualmente normal no outro." 
A cada dia, milhares de pessoas em todo o mundo compram o seu primeiro celular ou substituem seus velhos modelos por aparelhos mais avançados, que tocam músicas e tiram fotos. 
Reuters


ComUnidade WirelessBrasil