FERNANDO NETO BOTELHO

TELECOMUNICAÇÕES - QUESTÕES JURÍDICAS

Janeiro 2005               Índice (Home)


26/01/05

Google e seu VoIP (gratuito)

----- Original Message -----
From: Fernando Botelho
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br ; Celld-group@yahoogrupos.com.br
Sent: Wednesday, January 26, 2005 7:21 PM
Subject: [Celld-group] Google e seu VoIP (gratuito)

Prezados,
Acompanhando a discussão sobre o Skype, vi, agora há pouco, esta outra notícia abaixo, sobre o Google, que estaria, também, projetando seu VoIP for-free para breve.
Segue, para aqueles que não tenham visto a notícia.
Abs.,
Fernando Botelho

Informática
Terça, 25 de janeiro de 2005, 09h30
Google poderá oferecer telefonia IP gratuita
Primeiro, ele tornou-se o principal buscador da Internet. A seguir, ofereceu contas de correio eletrônico gratuitas com 1 Gb de espaço disponível. Agora, o Google tem planos de oferecer chamadas telefônicas gratuitas via Internet. De acordo com a publicação britânica The Times, a telefonia IP passará a ser um dos serviços mais atrativos da gama de utilidades oferecida pela companhia.
Há algum tempo a empresa tem planos de lançar um serviço de telefonia IP (VoIP ou voz via Internet Protocol). Outras companhias se adiantaram. A mais conhecida é a Skype, que oferece chamadas gratuitas de PC a PC, junto com um serviço telefônico de baixo preço a telefones móveis e números da rede fixa.
The Times baseou sua informação em um anúncio publicado pelo Google à procura de um "distribuidor estratégico" que assessore a companhia em sua busca por uma rede IP global. Os planos do Google seriam obter capacidade própria, de forma que o seu serviço VoIP tenha mais estabilidade e qualidade do que, por exemplo, o Skype.
De sua parte, o Google nem confirmou nem desmentiu a informação, tampouco comentou quais são seus planos para a capacidade que deseja adquirir.
O expecialista britânico em telecomunicações Julian Hewit, da companhia Ovum, considera muito provável que o Google utilize sua capacidade para estabelecer uma rede de telefonia IP. Tal serviço estaria estreitamente vinculado ao seu buscador e ao serviço de correio eletrônico Gmail.
Assim, o usuário poderá buscar um determinado produto ou serviço via Google e em seguida telefonar diretamente a uma das empresas da lista de resultados, através do serviço VoIP do Google. As informações são do DiarioTI.com.
Navegador Google?
E pode ser que outra novidade esteja sendo preparada pelo Google: um navegador Web. No blog Online do The Guardian, Bobbie Johnson diz que há muito circulam rumores a respeito de um navegador Web do Google. A última trama desta história é que Ben Goodger, principal desenvolvedor do Firefox, está sendo pago pelo Google desde o dia 10 de janeiro.
Some-se a isso o fato de o domínio gbrowser estar reservado pelo Google, a realização de um Mozilla Developers Day na área do Google e a contratação, pela companhia, de profissionais que antes trabalhavam no Internet Explorer. Bobbie Johnson conclui o comentário assim: "alguma coisa está acontecendo: estaria o Google simplesmente protegendo o Mozilla de seus competidores, ou esta é uma situação mais complexa?"

Redação Terra
http://informatica.terra.com.br/interna/0,,OI460225-EI553,00.html


ComUnidade WirelessBrasil