FERNANDO NETO BOTELHO

TELECOMUNICAÇÕES - QUESTÕES JURÍDICAS

Julho  2005               Índice (Home)


10/07/05

Notícia: 1a. videoconferência TJMG/MOC/JF

----- Original Message -----
From: Fernando Botelho
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br ; Celld-group@yahoogrupos.com.br ;
Sent: Sunday, July 10, 2005 10:47 AM
Subject: Notícia: 1a. videoconferência TJMG/MOC/JF

Abaixo, notícia dada pelo site do TJMG e pelo "Minas Gerais" sobre 1a. videoreunião realizada no TJMG....
Fernando Botelho

08/07/2005 
BH, Juiz de Fora e Montes Claros unificadas pela videoconferência

Juízes separados geograficamente, em média por 400 km, se reuniram ao mesmo tempo, no dia 29 de junho, graças à tecnologia e à iniciativa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
Mais de 100 magistrados das comarcas de Belo Horizonte, Juiz de Fora e Montes Claros debateram, por meio de videoconferência, questões polêmicas do Projeto de Lei de Organização e Divisão Judiciárias, que está em tramitação na Assembléia Legislativa de Minas. “É a primeira reunião com integração das três cidades. Vamos utilizar constantemente esse veículo para conversar e trocar idéias entre magistrados e servidores”, revelou o desembargador Sérgio Resende, 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial Des. Edésio Fernandes (Ejef).
Novidade para a maioria, a videoconferência foi bem recebida pelos magistrados das três comarcas e por servidores presentes ao debate.
A imagem de cada região foi projetada em um telão, dividido em quatro partes iguais.
Além da imagem de BH, Juiz de Fora e Montes Claros, havia “um quadrinho escuro” reservado para agregar futuramente a comarca de Uberlândia.
Uma câmera de videoconferência em cada comarca permitia a transmissão das imagens dos debatedores distribuídas via fibra ótica.
A estrutura ainda exigiu projetores multimídia, microfones, TV´s 14” e, principalmente, links regionais disponibilizados pela Telemar.
Na capital, o debate foi iniciado pelo juiz de direito, Fernando Botelho, que testou o equipamento comprovando se havia ou não necessidade de adequações no som e na imagem.
Participaram do debate, além do desembargador Sérgio Resende, a superintendente-adjunta da Ejef, desembargadora Jane Silva, o desembargador Joaquim Herculano, integrante da comissão que formulou o Projeto de Lei de Organização Judiciária, e o juiz Carlos Levenhagen, presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis).
“Sem limitação de tempo e com plena resolução, realizamos um projeto arrojado no TJ. A Ordem dos Advogados do Brasil, o Ministério Público e outros órgãos já querem conhecer a estrutura que montamos para realizar videoconferências. Agora, vamos planejar conteúdos para capacitação e ainda envolver servidores e magistrados nos debates. O potencial do equipamento é maior do que imaginamos e futuramente, quem sabe, poderemos utilizar essa ferramenta na prática processual, como em julgamentos, por exemplo”, reafirmou o magistrado Fernando Botelho. A informação foi confirmada pela diretora executiva da Ejef, Maria Cecília Belo: “Na medida do possível, vamos realizar cursos à distância e até encontros jurídicos. Como temos a disponibilidade de uso 24 horas por dia, aproveitaremos muito essa ferramenta”, concluiu.

A nova tecnologia criou também situações inusitadas.
O juiz da comarca de Montes Claros, Narciso Monteiro de Castro, foi apresentado virtualmente aos futuros colegas de Juiz de Fora, local onde o magistrado vai atuar a partir de agosto deste ano.
Além do avanço tecnológico e da economia de recursos, a videoconexão foi ainda uma oportunidade para rever amigos de concurso público, de faculdade e até de atuação conjunta em outras comarcas. “Gostaríamos de aproveitar e pedir para focar o rostinho da desembargadora Selma Maria Marques”, solicitou um grupo de magistradas da comarca de Juiz de Fora.
A desembargadora, que prestigiava o evento na capital, aproveitou para elogiar a iniciativa da videoconexão, mostrar “o rostinho” e rever as colegas do interior.
A utilização de sistemas de videoconferência surgiu em meados de 1964 em uma apresentação onde se podiam visualizar fotos sem movimento ao mesmo tempo em que se ouvia a voz do interlocutor.
Só na década de 90, começaram a surgir sistemas combinando equipamentos a computadores pessoais. swiss replica watches
Esse aperfeiçoamento técnico vem estimulando a instalação de um número crescente de salas de reunião providas de equipamentos para videoconferência.
swiss audemars piguet royal oak replica


ComUnidade WirelessBrasil