FERNANDO NETO BOTELHO

TELECOMUNICAÇÕES - QUESTÕES JURÍDICAS

Maio  2005               Índice (Home)


14/05/05

VIDEOCONEXÃO EJEF apresentada ontem em Brasília, no STJ

----- Original Message -----
From: Fernando Botelho
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br ; Celld-group@yahoogrupos.com.br ; abdimg@yahoogrupos.com.br
Sent: Saturday, May 14, 2005 12:12 PM
Subject: [wireless.br] VIDEOCONEXÃO EJEF apresentada ontem em Brasília, no STJ

Prezados,
Peço licença para trazer, abaixo, notícia dos detalhes da apresentação que fizemos, ontem, no STJ-Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, do "VIDEOCONEXÃO EJEF-TJMG", no "I Encontro de Tecnologia da Informação, do STJ, Justiças Federal e Estadual".

A notícia refere-se ao primeiro evento nacional, de apresentação e discussão de projetos de TI no Judiciário brasileiro.

O VIDEONEXÃO EJEF-MG constitui projeto de Salas de Videoconferência que acabamos de concluir em MG, conectando, por videoconferência, os três maiores fóruns da Justiça do Estado de MG (de Uberlândia, Montes Claros, Juiz de Fora), ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em Belo Horizonte (à sala de videoconferência da EJEF-Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes), através de infra-estrutura que passa agora a ser própria do Poder Judiciário mineiro, (via rede IP-dedicada), com uso de equipamentos (view-stations) de última geração, nas pontas, otimizada por uso de óptica fim-a-fim como meio de conexão, assegurada por redundância (rede metálica) em todos os pontos da conexão (topologia e serviços-meio Telemar).

O encontro do STJ/Brasília teve a presença de magistrados federais e estaduais e de Diretores e profissionais de TI de Tribunais Federais e Estaduais, além de advogados, constituindo-se em histórico meeting de fusão de tecnologias da informação de última geração aos serviços da Justiça brasileira.
Projetos arrojados foram apresentados no evento (em um total de 16), projetados e em fase de implantação, do sul ao norte do pais, mostrando-se, por eles, inovações significativas nos serviços judiciários brasileiros para futuro breve.
Inclui-se, entre estes, o nosso VIDEOCONEXÃO EJEF-MG, que permite, agora, integração, em tempo real - por imagem e som - das 4 maiores comunidades forenses de MG (350 magistrados dos 4 maiores foros, dentre os nossos 840 magistrados estaduais - com a conexão de 40% do staff dos quase 11.000 servidores estaduais do Judiciário-MG, e respectivos advogados dessas localidades, todos, agora, integrados, por inédita rede de salas de videoconferência dos próprios prédios dos fóruns, utilizáveis  ).
A conexão está disponibilizada para uso a partir junho próximo.
O projeto está apresentado no site do TJMG (www.tjmg.gov.br), para onde estaremos levando, nesta semana, seus detalhes técnicos, apresentados ontem em Brasília.
Abs.,
Fernando Botelho
---------------------------------------------------------------------------------
Notícias do Superior Tribunal de Justiça
Sexta-feira, 13 de maio de 2005
13:58 - Videoconferência é tema de debates em seminário no STJ

A realização de palestras interativas em tempo real sobre temas do Judiciário, presenciadas em qualquer lugar, pode ser considerada como um dos grandes benefícios da utilização da videoconferência. O assunto foi apresentado hoje, pela manhã (13/05), no auditório do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no I Encontro de Tecnologia da Informação, pelo juiz Fernando Botelho, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ/MG).

O evento, que termina na tarde desta sexta-feira, está sendo promovido pelo STJ, com o apoio do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF).

A palestra do magistrado, que faz parte dos debates sobre painel "internet e intranet", destacou as salas de videoconferência como uma inovação que possibilita a interatividade plena (total/tempo real) entre som, imagem e texto.

Segundo o conferencista, a realização do "Projeto de Videoconferência" (salas de videoconferência – SVC), depende elementos técnicos indispensáveis como método e planejamento na instalação e utilização além do conhecimento técnico necessário para implantação.

O palestrante asseverou que o investimento inicial-fixo, como móveis específicos de cada ponto, equipamentos de informática e o treinamento e auxilio da prestadora nas operações devem ser bem avaliados.

A experiência do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO) no aperfeiçoamento do Judiciário foi apresentada por meio do "Sistema Gabinete de Juiz", tema da palestra do juiz auxiliar da presidência do tribunal, Marcos Grangeia.

De acordo com o conferencista, o programa se caracteriza como um sistema de informações gerenciais que auxilia o magistrado na rotina diária de gerenciamento de processos, expedição de documentos, cálculos de pena, agendamento de audiências e prolação de despachos e sentenças.

O sistema também disponibiliza a consulta à internet, banco de dados contendo jurisprudências e códigos, além de várias ferramentas e utilitários que facilitam as atividades de controle e gerenciamento dos processos pelos magistrados.

Outro participante do seminário, o analista de sistemas do Tribunal de Justiça de Roraima (TJ/RR), Marco Aurélio Feitosa, proferiu palestra sobre "Sistema Integrado de Gestão Administrativa (Siga)", que funciona partir da intranet e permite o controle de documentos e procedimentos administrativos na unidades do tribunal.

O técnico afirmou que a partir do grande fluxo de documentos e procedimentos administrativos tramitando nos setores do TJ/RR, a instituição encontrou dificuldades na localização dos documentos, tornando difícil o acompanhamento e prestação e agilidade às informações solicitadas pelos setores.

"Considerando o fluxo de dados solicitados diariamente no órgão e a falta de informações precisas, constatamos a necessidade de implantarmos um sistema informatizado SIGA no tribunal", afirmou o palestrante. Segundo Marco Aurélio, o programa disponibiliza informações administrativas, garantindo a transparência e segurança de informações e operações no sistema.
Mirela Costa
imprensa@cjf.gov.br
2191-42-32


ComUnidade WirelessBrasil